Ir para conteúdo

Café do Mercado - Porto Alegre


pc286

Postagens recomendadas

Acabei de chegar do Mercado Público de Porto Alegre, onde tive a infeliz ideia de comprar 1/2 kg de café "Mogiana" moído na hora (estou esperando a entrega do meu moinho) do Café do Mercado. Antes passei na cafeteria que o amigo "Rodrigoks" havia indicado, mas infelizmente estava fechada, azar meu pq não tem como o café ser pior que esse café que comprei.

 

(censored)! Que porcaria, como pode ser tão ruim pelo que cobram!?! Aroma e gosto de excessivamente torrado. Será que é ruim assim mesmo ou porque tinha muita gente comprando e os moinhos não paravam, acho que moíam quase um kg por minuto, meu café saiu quente, no inicio um aroma forte tomou conta do carro, pensei, vou chegar em casa e preparar um belo espresso, mas quando o aroma foi diminuindo já comecei a sentir o cheiro de torra, ou quase queimado.

 

Sou novo com espresso, comprei um máquina (censored) chef crema, mas os cafés que eu tirava com o "Café do Centro" que havia comprado no supermercado Burbon eram muito melhores, o café não ficava amargo e até satisfatório para meu paladar pouco apurado. Comprei ambos da mesma região "Mogiana", até para comparar, e o café ficou muito amargo, acho que tanto quanto se preparado com Melitta. Ai fico pensando pq tinha fila para comprar esse café? Falta de opção?

 

Estou me sentindo como quem pegou uma fila para tomar um chute na (censured)! :rolleyes: hahahaha

 

 

 

 

 

Rodrigoks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser se redimir, o Baden abre hoje, sábado, a partir das 14h (acho que vai até às 20h). :)

 

Não se sinta culpado, eu mesmo já comprei várias vezes esses cafés pensando que o problema era comigo, afinal o café é famoso na cidade. Depois de diversas tentativas, desisti. Pensei: se café é assim, não gosto de café. Você foi mais inteligente, percebeu o problema já da primeira vez. Meus horizontes se abriram quando encomendei um café da Unique seguindo recomendações do pessoal aqui do fórum, meu primeiro café decente. Daí a obsessão começou...

 

Não sei por que tem tanta fila pra comprar esse café. Acho que é coisa de brasileiro, vê uma fila e já vai entrando, pensa que é bom. O cheiro do café até engana, né? É convidativo, e tem aquele slogan "Moído na hora", o marketing deles é bom...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, gaúcho é tão bairrista que até pra chute na (censored) se faz fila se a bota for campeira!

 

kkkkkk!

 

Bem-vindo, xará conterrâneo.

 

Nesse negócio de café, nós gaúchos somos mais perdidos que surdo em bingo. Tem que ouvir quem entende, e ir devagar que nem enterro de a pé. Mas depois que se aprende, é melhor que beijo de prima. :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, ks, descobri o fórum há algumas semanas e tenho lido diariamente, logo depois do Correio... realmente a instrução é abundante e já me decidi por adquirir uma aeropress (sugerido pelo Alexandre) e um moedor porlex (sugerido pelo Rafa Rocks) pra começar. Como aqui em SM o Café do Mercado reina soberano, quando chegar os brinquedos comprarei os grãos pela net mesmo após ler mais tópicos e sugestões.

Um quebra costela no amigo,

Rodrigo G.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Boas escolhas, Rodrigo G. Minha Aeropress chegou HOJE, comprei direto na Aerobie, sai mais barato ou mesmo preço que Ebay. Exatos 30 dias até o carteiro deixar aqui.

 

Meu Porlex mini veio de um fornecedor do Ebay, indicado no tópico do moinho pareado com a Moka. Também 30 dias.

 

Agora só falta arrumar uma bolsinha para acomodar este kit viagem. E um café de grãos macios para eu estrear o set.

 

Boa sorte com suas compras.

 

Um abraço, bem-vindo ao Clube do Café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimas escolhas para começar, Rodrigo!

 

Se você não encontrar nenhuma cafeteria em Santa Maria que tenha grãos legais (é difícil), o negócio é comprar pela internet mesmo. Aqui no fórum tem várias dicas de em que sites comprar. A torra recente é bem importante.

 

O legal pra diluir o valor do frete (não é absurdamente caro, embora acabe por corresponder a boa parte do valor de uma compra de café) é convidar uns parceiros pra entrar no mundo do café também. Assim que chegar sua Aeropress e o Porlex, e de posse de grãos decentes, convide amigos pra experimentar um café como se deve. A aeropress é um procedimento de muita plasticidade e de excelente resultado. Aposto que em pouco tempo teremos mais adeptos do hobby aí em SM.

 

Aproventando pra referir a outro tópico, costumo recomendar experimentar cafés bons sem açúcar, mas não por causa de eu ser radical ou de ser contra o derivado de cana. A razão é simples: a maior parte das pessoas adoça o café porque é bem complicado tomar a maioria dos cafés de supermercado sem algum aditivo pra suavizar a trava do amargor. Já os cafés especiais, se bem extraídos, tem uma doçura natural que, se não dispensa, reduz muito a necessidade de adoçar. Quando sirvo convidados aqui em casa, sempre ofereço o açúcar, mas educadamente sugiro provar sem ou primeiro experimentar com bem pouco antes de adicionar mais pra não fazer uma garapa.

 

Já o adoçante tenho dificuldade de aceitar que coloquem, pois considero que fica horrível. Se alguém pede, dou, mas não olho pra não ter pesadelos. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Rodrigo (K.), nutricionistas explicam que a maioria dos adoçantes interage com a cafeína e o residual que fica desta reação é bastante ruim. Imagino que com alguns tipos de adoçante seja pior. Nutricionistas recomendam tomar puro, se não conseguir sugerem açúcar, mas não adoçante.

 

Há ainda outras opções como o Agave, questão de acostumar o paladar.

 

Um beijo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu pessoalmente não uso açúcar pra nada. Minha esposa usa para fazer bolo e o nosso consumo anual é de 1kg... O interessante é que embora os adoçantes não sejam maléficos, também não tem benefícios em relação ao açúcar. Não vejo nenhum sentido uma pessoa que não tenha diabetes usar adoçante. Tem um estudo que comparou pessoas com a mesmo ingesta calórica e que quem usava adoçante engordou mais do que quem usava açúcar! Não há ainda uma explicação metabólica pra isso, mas é algo constatado. Portanto, se for estragar o sabor natural de seu café, chá ou suco, prefira faze-lo com açúcar!

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, gaúcho é tão bairrista que até pra chute na (censored) se faz fila se a bota for campeira!

 

.. e ainda paga por isso! :D

 

Essa semana dou um jeito de passar no Baden, vou ligar para lá e ver os horários certinho.

 

E quanto a possibilidade do café ter "queimado" no moinho, é possível? Só para saber como anda minha percepção... :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um tanto improvável, mas já comprei café moído deles nos primórdios e vinha quente no pacote. Porém, pra espresso sempre comprei deles em grãos e moí em casa. E afirmo: não fui eu que queimei! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...