Ir para conteúdo

Belas Extrações do Expresso


r.lima

Postagens recomendadas

Ainda não testei, mas será que o funil que veio no tamper do Gil não daria certo também? mesmo sendo mais curto acho que se tomar um certo cuidado talvez não derrame o pó. Concordo com o pessoal o  canto todo cromado merece um funil mais ajeitadinho né CAE? hehehe

 

Eu também babo nesses PF da ECM, pra mim são os mais bonitos que existem. 


Bom que pelo menos se eu for "encomendar" um funil deste não precisarei mais ir ao mercado com um paquímetro, obrigado CaE :)

Mas fica frio, que o pessoal imaginou que você seria uma espécie de engenheiro de embalagens e estava conferindo a qualidade dos potes

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim que tiver tempo eu cromo o do Gil , é claro que o do Gil funciona , usei ele  nos testes do tamper  e filmei , usei 18 g e ficou perfeito .

 

Ate 18g o filtro do Gil fica perfeito , para 21g como no video eu acho que iria transbordar.

 

Olha aí o funil do Gil em ação ;

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não , só tem WDT violento aqui  :lol: , tô achando que o do cassani é manso .  :lol:

 

O Sergio e o Cassani poderiam postar um video mostrando essa violência toda .   :ph34r:  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Explicando melhor. No meu caso, usando "mini-fouet", fica pó na parte inclinada. Depois quando bato o filtro na mesa, a distribuição não fica plana. Meu WDT não serve só para misturar o pó mas principalmente p/ distribuição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso mini fuê quando faço WDT , e com mini fuê só com copinho de requeijão ou algo tão alto.

 

Para usar o do Gil tem que ser com palitinho ou algo parecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, faço com a boa e velha rolha com agulhas bem finas, com "bastante violência"  e não cai nada. E no meu caso, o funil é ideal dada a altura entre o suporte do porta-filtro do Kryo e a saída do café. Acho ele na medida certa pra mim. Antes usava uma forminha de empada com o fundo cortado...  :lol:

Ficou MUITO melhor, além de bem mais elegante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes até fazia WDT, agora não mais, penso que se tiver um bom moedor para espresso não há necessidade, distribuição pra mim  no máximo passar o dedo no filtro para nivelar, principalmente se  o pó vier em excesso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc esta falando em termos de uma extração simples concordo , mas se vc for fazer uma extração naked e não quiser canalização ou se vc quiser fazer uma extração naked  bonita para um video , tem de fazer WDT .

No video da extração eu não tive saco de fazer wdt e ocorreu uma canalização. Sem fazer WDT para uma extração naked ocorrer por igual vai depender de sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

1o Duplo da noite:

Café Williams e Sons expresso blend

17,5g de pó  41g de expresso, Br 0,42 em 28 segundos.

 

Máquina PROMAC Club PU

Moedor MD 50 com lâminas novas (melhorou muito ele...)

Tamper Bravo. 

 

A, foto de celular, a noite e com pouca luz ;P. A qualidade da foto não ficou das melhores

 

23432229995_e3bca95fa3_b.jpgDSC_1167 by Roberto Buril, no Flickr

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extração Naked do Blend Sul de Minas do Alexandre , nova safra , é um café bem doce , cremoso , com pouca acidez , torra media , o Alexandre gosta desse blend para coados , mas essa safra nova esta dando um espresso muito bom.

 

Filtro triplo ECM (que eu uso raramente) 21g , 30 seg , super tamper bravo com 14kg , 48% , 92 ºC e 9,3 bar .

 

Cae, que crema heim. Mas e quanto ao sabor. Não ficou meio violento ao paladar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48% é meio forte , o ideal é algo na faixa de 40/42% , mesmo com 48% esse sul de minas é bem doce e equilibrado , ficou forte mas bem bebível.  :)

 

Crema é uma característica dos cafés do Alexandre , sempre tem muita crema .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Testando o Preciso , extração café Frevo , torra de 16/12 , 92ºC , 30seg.  , 45% , Preciso em 4F , muita crema , meio amargo , amanhã vou tentar com 89ºC.

 

23269830764_5ab958f82f_z.jpg

 

 

 

 

23271226523_1e570f8d29_z.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Voltando a usar o ROK , cafe do Zardo , torra da cafuné de 16/01 , a primeira alavancada BR de 45% , espresso normal , na segunda BR de 28% , espresso doce , fraco , quase refrescante :)

Em HD.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No tópico dela eu explico porque comprei ela . Se vc tem uma máquina que faz um espresso perfeito como a ECM , o ROK é a antítese dela , o espresso na essência , tudo nela está em aberto , e vc pode brincar com todas as variáveis , desde PI , pressao , a forma de aplicar a pressão e a BR , sem falar em temperatura e calcamento .

É uma máquina para brincar e sentir o efeito das variáveis , em um domingo como hoje com tempo livre dá prazer pegar ela a Bonavita colocar na bancada e fazer uns 4 espressos variando o moedor (plano ou cônico) , força , calcamento , PI e etc.

 

Próximo passo é comprar o PF naked dela , e encomendar com o JC um tamper específico para ela , pois o que a WLL indicou de 49mm fica folgado , vou fazer um de 49,5 ou 50mm , o de 51mm não entra. :)

 

O ROK é o hobby do meu hobby :lol:

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...