Ir para conteúdo

Belas Extrações do Expresso


r.lima

Postagens recomendadas

Verdade Cabral, voltemos às regras então!  :D 

Café Carnielli Eksotiese - 14g no filtro duplo, 30s de extração. No fim, ao menos a proporção está ficando mais certa do que nos primeiros shots: 50g na xícara! ;P

f19648ae60237ab91ffec16f555a1f22.jpg

6d50b0727084fa06d59358159a9713fc.jpg

Apesar de eu ter gostado do sabor ainda não consegui tirar uma boa crema, que continua bem rala. Aumentei um passo do moedor Hario desta vez (de 1 pra 2), pra ver como ficava. E o bolo ficou assim no filtro após a extração, me parece normal...

ea60a334f6942986d88e29d8f7a20050.jpg

Como eu estou em fase de aprendizado, ainda não testei com outro café para ter parâmetro, mas o Seleção do Mário torrado em 18 de agosto está lá no armário só esperando. Talvez amanhã eu já mude pra testar e ver se faz diferença!

Abs.,
Lunatico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe me meter, mas 14g de café pra 50g de bebida final você tem um BR

de apenas 28%, ou seja, um lungo. O amigo já experimentou o sabor desse café numa bebida mais concentrada, por volta de 40% de BR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunatico, não se prenda tanto à aparência da crema... principalmente se a torra dos grãos for de clara a média. Experimenta os extremos de sub e sobre extração pra ter uma referência, e vai ajustando até chegar ao ideal pro seu paladar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jaum20,

 

Ainda não, amanha vou testar com uma razão de extração mais próxima do que vocês defendem, 28g de café na xícara pra ver como fica. Apesar de eu ter gostado do sabor, agora que você destacou/defendeu por uma BR mais adequada eu lembro que achei ele ligeiramente mais fraco ou aguado.

 

@Luis Paulo,

 

Não achei a torra clara ou média, a tonalidade é bem para chocolate (foto abaixo).

 

093d5cf3ad887a203dd293b8db231ec9.jpg

 

De qualquer forma, é como você disse: não se ater tanto assim à crema, e experimentar extremos de extração, bem como de granulometria!

 

Valeu pelo help!

 

Abs.,

Lunatico

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, que mensagem foi essa?

Hum, vc mora longe..., estou a caça de algum comprador do torrador aqui na minha região (aliás acho que vou acabar assustando alguem assim hahaha).

 

@Lunático, sei que no começo ficamos meio sem referências, esta tabelinha me ajudou a pelo menos a classificar cada café:

image_zpsnn5nnwm6.png

A imagem é do site home barista.

 

Bons shots!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodolfo M, a referência é muito boa!

 

Tanto no simples quando no duplo, você utiliza o mesmo tempo de extração (entre 25 a 30 segundos), pra obter essa faixa de BR ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @sergio.m !!

 

Já sim, mas irei revisar especificamente a de espresso pra sanar algumas dúvidas pontuais. Minha balança não é muito fina, vou tentar encontrar outra pra fazer a extração com o copo em cima da balança pra medir a massa final e parar no tempo mais apropriado.

 

Valeu!!

Lunatico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Lunático,

 

Mais dicas só passo se vc revelar mais segredos industriais lá nos tópicos sobre hambúrgueres rsrsrsrsrsrs

 

Sobre a balança, eu uso essa http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-684275524-mini-balanca-digital-de-alta-preciso-01g-ate-500g-menor-10-_JM , claro que existem outras muito melhores (acaia, hario, brewista...), mas essa ai de precisão de miligramas já quebra muito bem o galho.

Sobre o tempo, sim, no geral o tempo é o mesmo tanto para espresso simples ou duplos (ou ristrettos).

 

O Sergio colocou bem sobre n se prender ao tempo pq o café possui uma gama de "coisas saborosas" e outras nem tanto a serem extraidas, e existem muitas variáveis (temperatura da água, granulação, tamper, pressão da máquina, tipo de água, café...).

O ideal é que vc trabalhe sempre com uma variável de cada vez, e uma forma que facilita é vc usar aquela tabelinha como ponto inicial.

O povo mais experiente já tira um espresso "acima da média" logo de cara, ai eles se baseiam mais no que encontram na xícara (acidez, salgado, doce e amargo, isso fora as características dos grãos, os aromas...).

 

Resumindo, vai ter alguns cafés que para vc tirar tudo do melhor dele vai ter que alongar bem o tempo (ou mesmo diminuir)...

 

Este tópico do Marcio Carneiro http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/718-espresso-101-como-ajustar-dose-e-moagem-pelo-sabor/?p=12380 explica de forma muito simples como acertar essas variáveis.

 

Depois poste umas fotos das "tentativa e erros".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu revisitei o tópico de tutoriais e revi alguns conceitos básicos para a extração. Já sei o que irei alterar para tentar aprimorar o café, as dicas de vocês fazem todo o sentido. E vou passar na casa do meu velho pra pegar minha xícara transparente, com ela dá pra ter uma ideia melhor da composição do café pós-extração!

 

Eu tinha um suporte com ventosa bom pra prender o celular e filmar as extrações, porém procurei que nem um condenado esse suporte ontem e não encontrei. :/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal esse tópico é para postar "belas extrações" em foto ou vídeo, não discutir forma de extração , dicas , macetes , BR e etc .

Cada item desse tem tópico, e todo mundo vai ter boa vontade em ajudar.

 

Essa tabela que o Rodolfo publicou tem tópico específico com mais de duzentos posts onde ela foi analisada .

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/443-razão-de-preparo-brewing-ratio/page-1

 

Dúvida da maquina , todas as máquinas tem post específico, lá vc vai falar com quem conhece melhor a máquina .

 

Lunático se vc quer postar extrações ruins , tudo bem, posta no tópico da Poemia e tire suas dúvidas lá , todo mundo vai querer ajudar .

 

Sem querer ser chato , mas , tem tópico para tudo o que está sendo discutido aqui , esse tópico é para postar uma imagem de uma extração que vc gostou e deu certo. :)

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hj o CaE tirou um café amargo na ECM... Rsrsrs

 

Brincadeira, vc esta mais que certo, mas é tão facil cair no off topic...

 

Vou postar minha primeira e única extração feita numa Silvia :

 

 

Eu estava vindo quente postar, mas n ficou tão boa assim (teve alguma canalização) e sujei a maquina da Anita...

 

Mas isso era algo que eu estava desejando fazer desde que entrei no CdC (sujar a maquina da Anita, claro!) B)

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal esse tópico é para postar "belas extrações" em foto ou vídeo, não discutir forma de extração , dicas , macetes , BR e etc .

Cada item desse tem tópico, e todo mundo vai ter boa vontade em ajudar.

 

Essa tabela que o Rodolfo publicou tem tópico específico com mais de duzentos posts onde ela foi analisada .

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/443-razão-de-preparo-brewing-ratio/page-1

 

Dúvida da maquina , todas as máquinas tem post específico, lá vc vai falar com quem conhece melhor a máquina .

 

Lunático se vc quer postar extrações ruins , tudo bem, posta no tópico da Poemia e tire suas dúvidas lá , todo mundo vai querer ajudar .

 

Sem querer ser chato , mas , tem tópico para tudo o que está sendo discutido aqui , esse tópico é para postar uma imagem de uma extração que vc gostou e deu certo. :)

Eita, o carioca marrento tá mal humorado Rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca eu não sou marrento . :lol:

 

Eu gosto das imagens deste tópico , aqui a gente coloca os melhores momentos do nosso hobby.

 

A maioria dos tópicos de CDC fala de problemas , eu acho legal deixar esse para o que dá certo . :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hahahahaha! Foi mal, é coisa de iniciante empolgado mesmo.

 

Já frequento outros fóruns e normalmente respeito todas as regras. Confesso até que estava postando meio com receio (a empolgação estava falando mais forte do que o senso de observância das regras, rs).

 

Tirei uns shots hoje (inclusive usando o Seleção do Mário) mas não se qualificam ainda como "belas". Vou postar na seção da Poemia, hein Caê!! :P Rsrsrs!

 

Abs,,

Lunatico

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunático, sei que no começo ficamos meio sem referências, esta tabelinha me ajudou a pelo menos a classificar cada café:

image_zpsnn5nnwm6.png

 

 

As três últimas vezes em que fui a Sampa e visitei (excelentes) cafeterias estavam servindo meio "lungo triple med", no máximo meio "regular espresso triple med", quando você pedia um espresso. :angry: Se forem duas pessoas, ou tiver pedido simultâneo de outro cliente, aproveita-se a extração; senão vai pro Santo! :P E quem paga, na média do aproveitamento ou do desperdício, somos nós, claro! <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, turma...

Creio ter tirado hj meu melhor espresso em minha Breville. Foram 19 gramas do Espresso22 da Isso é Café e no resultado, 40 gramas.

 

51502a760ef3ec46e0d1745385bd32d2.jpg

955275af8d1923b98682a1b8921235d7.jpg

 

Att.

Luiz Moreira

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Aproximadamente 25 segundos de extração, BR de uns 35% (16g no filtro pra 45g na xícara), café Seleção do Mário com 8 dias de torra.

 

wXwQHMQ.jpg

 

Salvo engano no domingo, café da manhã com a dona onça. Uma das melhores extrações que fiz até hoje na Poemia, sabor equilibrado e uma boa crema, comparando com as extrações anteriores. To ficando bom nessa porr#! :P

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bourbon Mitsuo Nakao 19 no filtro 22 na xcr. Doce e com caramelo...deu até pra ver a estrutura química :

 

q0AXxq3.jpg?1

 

 

Compara aí pessoal:

 

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ5j4xLZH7y1LOKGhNoO834BpT2Reh5GSVgW4GVuLYotCSREtPM

  • Curtir 8
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...