Ir para conteúdo

Café expresso na garrafa térmica.


Bruno Dumont

Postagens recomendadas

Olá pessoal, sou novo aqui no fórum, esse é meu primeiro post.

 

Estou pensando em comprar uma máquina de expresso e um moedor manual Hario, mas antes queria tirar uma dúvida com vocês.

 

Como o café do meu trabalho é muito ruim, levo o meu de casa (Aeropress + moedor cadence) em uma garrafa térmica.

Gostaria de saber se ao colocar o expresso em uma garrafa térmica se o gosto muda muito.

 

Obrigado pela atenção,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, seja bem vindo.

 

Não sei bem informar com relação ao sabor. Mas acredito que haja sim uma significativa alteração de sabor quando armazenado.

 

O que mais me intriga na verdade é como fazer 1 litro de café espresso para conseguir guardar na garrafa.. rsrsrs Após a segunda xícara, a primeira já esfriou.. Imagina fazer 1 litro.. Pensando em duplos de 60 ml seriam necessários ao menos 16 espressos, considerando que no final das contas serão menos de 800ml já que a crema vai ser perder.. rsrsrs

 

Coisa de doido! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, seja bem vindo.

 

Não sei bem informar com relação ao sabor. Mas acredito que haja sim uma significativa alteração de sabor quando armazenado.

 

O que mais me intriga na verdade é como fazer 1 litro de café espresso para conseguir guardar na garrafa.. rsrsrs Após a segunda xícara, a primeira já esfriou.. Imagina fazer 1 litro.. Pensando em duplos de 60 ml seriam necessários ao menos 16 espressos, considerando que no final das contas serão menos de 800ml já que a crema vai ser perder.. rsrsrs

 

Coisa de doido! :D

 

Olá Miyamoto, na verdade não seria um litro.

Minha garrafa tem 250ml, nesse caso eu fária dois expressos duplos, não iria encher a garrafa, mas daria para pelo menos umas duas xícaras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se gosta de expresso no trabalho acho que seria melhor isto:

http://www.seattlecoffeegear.com/mypressi-twist-portable-espresso-maker-2-0

Comprava um ebulidor e o resto levava pronto de casa!

Expresso na garrafa acho não deve ficar muito bom !

Ou este que é com sachê :

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-508953841-maquina-de-cafe-expresso-manual-handpresso-olhadela-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno uma dica? COntinue levando seu aeropress + moedor e faça o café lá na hora, você irá estragar o sabor do espresso caso queira armazená-lo em uma garrafa fora que fazer 250ml de extrações seguidas de espresso dependendo da máquina irá sair mais frio e o sabor já alterado, o AP é ótimo pela praticidade e portabilidade, a não ser que você leva sua máquina no trabalho ai sim seria viável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Miyamoto, na verdade não seria um litro.

Minha garrafa tem 250ml, nesse caso eu fária dois expressos duplos, não iria encher a garrafa, mas daria para pelo menos umas duas xícaras

 

Mesmo que desse certo, esse volume pequeno esfriaria muito rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo plenamente com o Roger.. Aeropress + Hario + ebulidor é a melhor opção. A Mypressi precisa aquecer. Deve fazer um pouco de bagunça..

Os dois não tem que moer na hora e aquecer a água tb? Acho que a bagunça não seria muito diferente !
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como dizia um caro amigo: o pior inimigo do bom é o ótimo.

Capriche na qualidade e extração do café, seja AP ou um bom coado, para seu objetivo vai ficar cada vez mais gostoso, e bem melhor que um espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os dois não tem que moer na hora e aquecer a água tb? Acho que a bagunça não seria muito diferente !

 

Sim claro. Mas uma coisa é você aquecer uma xícara de água para fazer um café na AP e outra coisa é aquecer uma bacia e mergulhar a Mypressi toda e ainda aquecer água para colocar nela.. Eu mesmo pensei em comprar um ebulidor pequeno e aquecer água direto em uma caneca e fazer o método invertido no trabalho.. Sujeira zero..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi o Bruno não está levando a AP pro trabalho, ele extrai o café em casa e leva na garrafa térmica.

 

Eu engrosso o coro do pessoal: se for possível, leve a AP + Hario para o trabalho, arrume um ebulidor elétrico, compre ótimos grãos e seja feliz.

 

Se não for possível levar nada para ser preparado no trabalho, acho que não tem muita salvação, qualquer que seja a forma de extração, colocar em garrafa térmica por muito tempo não vai ficar tão legal. Nesse caso eu tomaria o café em casa mesmo, antes de sair. De qualquer forma, se a AP está enjoando, experimente variar com filtrado, french press e/ou, até, moka. Para comprar esses equipamentos você não vai gastar muito (creio que comprando equipamentos simples mas honestos, vai gastar menos que uma boa máquina de espresso de entrada), vai ter mais opções pra variar no dia-a-dia e, provavelmente, qualquer uma dessas opções ficará melhor depois de algum tempo na garrafa térmica que alguns shots de espresso misturados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade.. Não tinha lido direito. Ele faz AP em casa e leva na garrafa. Neste caso não tem jeito mesmo. Qualquer método conservado na garrafa não vai dar o mesmo resultado. Seria bom fazer direto no trabalho.

 

Mortari lembrou bem da French Press. Acho que pode ser um método rápido e fácil para o trabalho também. Aqueça a água com um pequeno ebulidor e ficará perfeito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria de egoistinha no trampo.

Compre um mergulhão pequeno (é barato e fácil de transportar em uma bolsa pequena), um coador número 1 e papel para coador desse tamanho e extraia diretamente na xícara. Você pode levar o grão moído em casa para o trabalho em um desses tapewares minúsculos que vendem em mercado (ele vai oxidar um pouco, mas nada que se compare à alteração do sabor do café armazenado na garrafa térmica).

 

Se couber lá, uma máquina de espresso de entrada é melhor do que levar de casa armazenado na garrafa térmica. A sujeira não tem o que fazer se for extrair manualmente. O que faz menos é esse método que indiquei. Você põe no coador e depois de passado o café, joga no lixo sem maiores complicações (exceto o cheiro agradável de café que deixará seus colegas salivando kkkkk).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno , como vc pretende comprar uma maquina de espresso , acredito que vc como nós gosta de espresso , infelizmente para vc e todos que gostam de espresso , a resposta é não .

Eu já tive essa mesma duvida que vc e descobri que espresso é "café fresco em todos os sentidos da palavra" é preparado com grãos torrados a menos de um mês , moído instantes antes do preparo e consumido imediatamente após.

 

E o motivo é que - "O expresso é quimicamente complexo e volátil e muitos de seus componentes químicos se perdem por meio da oxidação ou perda de temperatura."

 

Quando vc tiver sua maquina vai descobrir que a afirmação acima é a mais pura verdade , espresso é a bebida mais efêmera que existe , um grande espresso dura alguns segundos e depois se perde para sempre.

Imagina se ele pudesse ser guardado , os grandes baristas engarrafariam seus grandes espressos e existiria um mercado igual ao dos grandes vinhos, espresso teria safra e origem controlada.

Como não dá para engarrafar , quem quer fazer um em sua casa tem que comprar maquina , moedor e uma infinidade de acessorios , fora o café fresco de qualidade , mas , o prazer de fazer um grande espresso ou vaporizar o leite do 'latte" deixando ele com uma textura marmorizada , em sua casa , não tem preço.

 

Bem vindo ao clube.

 

Abs

 

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por estas e outras que eu pedi uma Nespresso U de natal para minha esposa! :D :D

 

Vou trazer a danada pro escritório e deixar em cima da mesa!

 

Enquanto isto ficarei na idéia de comprar o ebulidor e trazer o AP pra cá.. O café dá pra moer em casa e trazer que rapidinho que não dá tempo de estragar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos viajou agora heim.. rsrsrs

 

Imagine uma garrafinha: "Café espresso engarrafado, safra 2013".

 

Ou então: "Temos máquina de espresso!!". Aí você chega lá e é uma máquina tipo de refrigerante com café espresso enlatado.. kkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto , se o espresso tivesse a estabilidade do vinho e perdesse pouco o sabor quando engarrafado , eu não tenho duvida que seria um mercado igual ao do vinho.

 

No fundo o sucesso do Nespresso é esse , o gênio que inventou , conseguiu "engarrafar um bom espresso" , que qualquer um pode preparar por meio de uma maquina relativamente simples.

 

Eles foram tão geniais , que agora nós brasileiros , exportamos café verde e importamos café torrado e moído da Suíça.

 

 

 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Bruno. Seja bem-vindo.

De todas a opções que lhe foram apresentados, a meu ver a melhor é o egoísta. Passe um café coado na hora. Se o café for bom, o café coado é delicioso, ainda mais feito na hora. É melhor que qualquer café na garrafa térmica. Moa pó em casa suficiente para os cafés do dia. Geralmente no local de trabalho vc já vai ter água quente, pois vc disse que servem café lá, só que é ruim. Senão, faça como o Guilherme sugeriu: compre um mergulhão pequeno e deixe guardadinho na gaveta.

Eu, particularmente, não gosto de café em garrafa térmica. Depois de 1 hora, o gosto muda radicalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espresso no trabalho acho que só Nespresso mesmo. Fácil, prática, nao faz sujeira e o cafe eh bom.

 

O resto ou da muito trabalho ou o resultado eh ruim.

 

Eu tenho uma Nespresso no trabalho, ta certo que nem se compara ao espresso da minha casa, mas comparando com a maquina superautomatica do trabalho eh uma maravilha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas pessoal!!

Acho que vou comprar um moedor HARIO Ceramic pra ver se melhora os cafés feitos na Aeropress.

depois irei comprar a maquina de expresso pra usar somente em casa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...