Ir para conteúdo

Cafeteira Gaggia Dose


bsoliveira

Postagens recomendadas

Boa tarde a todos do forum.

 

Sou novo no mundo das maquinas de estresso, mas tenho me esforçado muito para conseguir tirar algo bom da minha nova aquisição.

Comprei uma Gaggia Dose, e estou tendo dificuldade de extrair um 'bom' espresso da mesma.

O café sempre sai com pouca crema ou quase nenhuma crema. Tanto no filtro pra um espresso quanto no pra 2 espressos.

Ja mudei quantidade de pó, compactação, moagem. Mas nunca sai com a crema suficiente.

Me falaram num tal filtro pressurizado. Isso realmente resolve o problema? Posso estar fazendo alguma outra coisa errada? Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O filtro pressurizado produz uma espécie de falsa crema,

esteticamente pode te agradar, mas não acho a melhor solução para o seu problema (mesmo que não tenha moedor - ou não tenha um bom-, onde a melhor opção é adquirir um bom moedor).

Importante para fazer um bom espresso é café de qualidade e recém torrado,

um café velho (torrado há muito tempo, mais de 30 dias) não vai te dar um bom resultado e você vai ter dificuldade em conseguir uma crema com ele.

Qual o seu moedor (presumo que tenha moedor pois falou em mudar moagem)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é o msm problema que muitos tem em relacao ao aprendizado. eu tb no comeco tinha ate que uma boa maquina, porem nao sabia nada e colocava a culpa na maquina. a verdade que so usava aqueles graos comprados no supermercado e claro com torra velha.

Passei anos tomando cafe assim. ate que um dia achei que a culpa era da maq msm e comprei uma rancilio epoca. um baita trambolho, mas uma maquina excelente, profissional etc, e com isto veio um moinho rancilio md 40. ai sim pude perceber a diferenca, porem resolvi comprar bons cafes, torra recente como do nosso amigo alexandre velloso e fiz um teste pegando a maq velha com o moinho novo. Pronto a culpa era minha hehe, a minha maquinaantiga fazia um cafe agora muito bom, crema etc, msm precisando de algumas modificacoes que irei fazer.

ah e ai comprei a mypressy e o resultado foi excelente no moinho novo, crema fantastico etc. basta ver no topico da mypressi as fotos que postei la.

seja bem vindo ao forum e cuidado para nao viciar. hehe

leia o artigo do alexandre velloso que esta no site www.clubedocafe.net ou www.cafe.com.vc

ah, em breve teremos novos artigos, videos, etc.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não tenho moedor, mas tenho uma ótima cafeteria próxima ao meu trabalho e com excelentes baristas, então sempre que quero passo lá compro o café novinho e eles moem pra mim quantidades menores com granularidades diferentes. O café que compro lá é o café cristina, que por sinal adoro. Ai consigo testar quando chego em casa.. Mas enfim de qualquer maneira to mandando minha maquina pra Imeltron pois apresentou defeito no painel eletronico de temperatura e dosagem de dose. Assim que tiver com ela em mãos. Vou aproveitar este periodo sem ela para dar uma lida mais profunda nos artigos do forum e pegar uma certa experiencia com vcs que ja tem mais tempo de café. Se puderem me indicar algum moedor para começar ou algum topico que o indique fico agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bsoliveira,

tem uma seção do fórum dedicada a moedores,

também é legal saber quanto pretende gastar.

E quase todos te dirão a mesma coisa,

o moedor é mais importante que a máquina,

um moedor bom com uma máquina mais ou menos vai dar um resultado bom,

um moedor ruim com uma máquina boa como a sua vai dar um resultado ruim.

A sua máquina é capaz de fazer um bom e até excelente café, mas não sem um bom moedor.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o assunto, comprei uma Gaggia Baby Class e um moedor Krups GVX20858 e tambem estou extraindo café quase sem crema. Comprei um café aqui na minha cidade em grão, mas não dá a data de torra, e agora estou tentando comprar do Alexandre. Sobre o moedor Krups posso dizer com minha pouca experiencia que parece funcionar bem, agora se algum colega mais expert puder opnar sobre ele agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cesar,

 

Muito provavelmente o café velho representa a maior parte do seu problema. Antes de culpar o moinho tente usar café com no máximo 20 dias de torra. Outra dica é tentar os duplos usando o filtro duplo da Gaggia, pois é bem difícil usar o filtro simples.

 

Após esses dois testes se você não conseguir uma boa crema daí tentaremos ajudar de outra forma...

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...