Ir para conteúdo

Mini Gaggia


sergio.m

Postagens recomendadas

Sim é uma opção, Márcio. Vou ver o consumo e pensar se compensa. É que acho chato depender de trocar a bateria.

 

Para a bateria durar mais teria que mudar um pouco a ligação. Atualmente o interruptor liga a energia (220v) como na máquina original. Também uso a luz piloto original.

 

O certo é o interruptor cortar a energia para o arduino, daí a bateria vai longe. Não é difícil de fazer, mas talvez deixe para a versão com o display.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora ficou baleta! Carregador de celular por R$ 12 no camelô =) O interruptor da frente liga/desliga tudo.

 

ibwO2Cf.jpg

 

Bom ano cheio de ótimos cafés para todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José nessa minha mensagem já dei uma prévia.

 

Eu gosto mais da mini. Fazer extrações com repetibilidade é muito mais fácil. Temperatura super estável, especialmente com o PID. Perfil de pressão sempre o mesmo para determinada dose e moagem.

 

Acertando, ambas dão shots bons.

 

Preparar o filtro da pavoni acho mais fácil. Na mini estou usando um LM duplo ridged que acho difícil de preparar. Comprei uns VST ridgedless para ver se melhora pois tem paredes paralelas.

 

A pavoni tem cilindro com mais volume, isso dá um pouco mais de flexibilidade para cafés de diferentes tamanhos.

 

Desde o dia 24/12 só uso a mini. A pavoni só para vaporizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh, notando que nesse caso a comparação não é justa já que é uma mini diferente da original (PID e mola mais forte).

 

Com ela original, fiz poucas extrações, talvez 4, e na pavoni tirava melhores. Só que como foram poucas, também não é justo julgar a original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Fiz uma plaquinha pid com display (nokia 3310) para instalar na frente da Mini.

 

Os botões mexem no alvo de 0.1 em 0.1 C. Número pequeno no canto superior.

 

A temperatura atual é o número grande.

 

A barra de baixo mostra o percentual da potência indo para a resistência.

 

No conector entra, terra, +5v, pt100 e sai o pwm do ssr.

 

kIMtzmT.jpg

 

uZOa2OX.jpg

 

WUYvNMK.jpg

 

Espero que breve mostre instalada.

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gambiarra com cola quente. Não posso deixar a máquina desmontada, preciso fazer meus espressos =)

 

Wblm7lc.jpg

 

Vídeo acelerado. Legal ver a barra da potência no fim. Ainda falta diminuir um pouquinho o ganho proporcional do pid e dar uma filtrada maior no sinal da temperatura, mas está ok no momento.

 

 

Farei uma moldura/caixinha para deixar decente e depois posto aqui.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Alexandre!

 

Estou mexendo tanto nessa mini que a esposa enciumada já está em dúvida de quem gosto mais!

 

Dá para ver na foto que coloquei as máquinas numa bancada no lado oposto da pia. Liberou bem, estava complicado desmontar tudo na hora de fazer o gnocchi =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio,

 

Muito legal ver as coisas que você fez na Gaggia, agora esteticamente falando compra um logo da Gaggia em relevo, aquele que vai na Twin e cola na frente da máquina, é muito vazia a frente dela, embora seja original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, na questão do logo o Márcio precisaria dar uma luz, se bem que acho legal o design original. Acho que ela não é uma Gaggia apesar do nome. Foi fabricada pela Aplimont. O que não sei é se foi a pedido da Gaggia ou se simplesmente usaram o nome...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acho mais legal sem nenhum logotipo. O visor que você colocou é algo funcional. O visual industrial da máquina é bacana. Ainda me impressiona você não só ter recebido a máquina (usada), mas nem ter sido tributado. Enquanto isso, meu singelo filtro VST de 15 g, mesmo dois meses após a compra continua por aí. Nem tenho como rastrear, já que o número do USPS só funcionava até a alfândega (e não é universal, diferente de todas minhas outras encomendas).

 

De qualquer forma, muito bacna a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Gaggia era diferente mesmo, mesmo sem saber quem fabricava, certo que era projeto da Gaggia espanhola. O logo que tem atrás é bacana, poderia ficar bom na frente. Ou não... :lol:

 

Gilberto, sem levantar novamente o pistão, o volume é praticamente o mesmo sempre. Ainda mais que a pré-infusão (alavanca pra baixo) não tem pressão, 5 ou 15 segundos não deve mudar muito o preenchimento do bolo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José, é que os caras ficam mais em cima do que vem dos USA. Também veio com valor declarado baixo e descrito como used machine parts pelo que me lembre.

 

O behmor que veio dos usa foi taxado sem dó.

 

Também tenho filtros vst vindo, saiu de lá 29/12, espero que não demore tanto assim... Nela estava usando LM duplo só que agora estou gostando mais do Rancilio duplo. O simples é melhor o da LM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também tinha achado isso (origem importa). O negócio é tentar comprar do Japão ou Austrália. No meu caso, foram as melhores experiências. O pf de Chipre já chegou (comprei no mesmo dia do vst), mas demorou bem mais que coisas do Japão/Austrália que comprei bem depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Será que é possível achar uma mini pra comprar?

Quanto ao funcionamento, pelo que entendi quando o pistão sobe ele libera a passagem da água para dentro do cilindro e consequentemente para o bolo, certo? Isso parece fazer com que cada extração seja realmente do mesmo volume.

No caso da pavoni, como da pra saber se o volume total do cilindro acabou cheio? Existe algum outro tópico deste tipo sobre a Pavoni ou podemos abrir um para se discutir essas teorias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha comprei num leilão na ebay de um espanhol. Mas acho que ela só fica uma máquina boa se der o upgrade na mola.

 

Sim, a quantidade água que entra no cilindro é fixa. Se deixar ir até o fim, a xícara acaba com uma certa massa que vai depender da moagem, café e dose no filtro. Aqui, com minha regulagem atual, corto o shot um pouco antes de acabar o curso. Dá 22-24 g na xícara para dose de 15 g.

 

O tópico da pavoni é esse. Aproveite e veja a rotina que usava para extração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Mini Gaggia com (ou sem) o PID tem problemas de aquecimento no grupo para extrair repetidas vezes? Já vi essa preocupação com outras máquinas, como funciona isso? Se a água está nos 92C programados, a temperatura ideal do grupo seria a mesma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, na Europiccola a água da caldeira tem que ficar acima de 100 C para ter vapor e a pressão empurra-la para dentro do grupo. Mas ela pode vaporizar, a mini não...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...