Ir para conteúdo

Mini Gaggia


sergio.m

Postagens recomendadas

A máquina vem com uma tomada no padrão europeu. Por isso, vou trocar por um plugue no padrão brasileiro. Eu preciso colocar o plugue de 20A, com os pinos mais grossos, ou o plugue de 10A aguenta o tranco? Outra coisa... Posso ligar usar em 110V? O único problema seria a maior demora para esquentar a água?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Plug de 10 A é ok. Ela é 800 W e consome nos 220 V no máximo 4 A.

 

Sim, pode ligar no 110 V. Vai uma meia hora para esquentar! Fiz assim no 1o dia de extrações com mola nova pois estava no meu irmão e lá não tinha 220 V.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tenho tomada 220V na lavanderia, e ela é usada pelo aquecedor de gás de passagem. Aí a Mini Gaggia teria que ficar sobre a máquina de lavar roupa. Fora de lá, ou eu transformo a tomada da bancada da sala em 220V ou eu aqueço a água na Bonavita e transfiro para a Mini Gaggia, mas é adicionar uma complicação.

 

Uma observação: as duas extrações que fiz, eu empurrei a alavanca por cima. Depois eu percebi que por baixo, puxando-a, fica bem mais fácil. Só que a máquina precisa ficar mais no alto. Você usa como, Sergio?

 

Agora vamos aos upgrades... O esquema de colocar o filtro Able você substitui o chuveiro, certo? Como prendeu o suporte no grupo? E o controle de temperatura via arduino, é muito complicado de fazer? Você venderia algum deles? ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um transformador.

 

A minha fica mais baixa que o normal, então empurro a alavanca.

 

Para segurar o able, a peça usinada foi socada no cilindro. Deve sair mas com dificuldade. Para limpar teria que ser pelo outro lado, abrindo a caldeira e tirando o pistão.

 

O PID eu não venderia mas estou pensando num tutorial. Começa usando com o termóstato, talvez ele esteja bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu devia ter comprado o filtro Able logo que você aprovou o uso! Agora vou ter que me virar com filtro de papel até chegar o metálico. Em qual loja você comprou?

 

Poxa, um tutorial sobre controle de temperatura com arduino seria fantástico. Com certeza seria útil pra muita gente! :) Um detalhe, quanto mais ou menos deve-se gastar para montar um?

 

O termostato da minha tá bem judiado. Um dos pinos de conexão está quebrado, segurado no lugar por um nada de metal. :(

 

cvXf494l.jpg

fFez80ql.jpg

 

Talvez seja o caso de arrumar outro termostato. Também não sei até que ponto um controle de temperatura tão preciso seria útil nessa máquina. Talvez compense deixar o termômetro mergulhado e quando chegar na temperatura esperada extrair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deixe eu me intrometer. Comprei o meu filtro able fine da Austrália. Tenho evitado EUA depois dos 4 meses + do filtro VST (e só com reclamaçã + imposto).

24 dólares australianos com tudo incluído e chegou rápido, mas sem rastreamento:

 

http://www.ebay.com/itm/Aeropress-Filter-Able-Disk-Fine-Stainless-Steel-Reusable-Espresso-Coffee-Filter-/151293434918?pt=LH_DefaultDomain_15&hash=item2339ca9c26

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu devia ter comprado o filtro Able logo que você aprovou o uso! Agora vou ter que me virar com filtro de papel até chegar o metálico. Em qual loja você comprou?

aeropress.ca Mandaram por carta, chegou em ~10 dias.

 

Poxa, um tutorial sobre controle de temperatura com arduino seria fantástico. Com certeza seria útil pra muita gente! :) Um detalhe, quanto mais ou menos deve-se gastar para montar um?

Acho que menos de R$ 200

 

Talvez seja o caso de arrumar outro termostato. Também não sei até que ponto um controle de temperatura tão preciso seria útil nessa máquina. Talvez compense deixar o termômetro mergulhado e quando chegar na temperatura esperada extrair.

Útil é. Já extraí café de torra escura a 87 C. Geralmente extraio a 92 C. E tb já usei 94 C.

 

Isso de usar termômetro também quebra o galho. Deixa passar uns 2 graus da temperatura alvo e depois ela esfria +- 1 C / minuto. Aí vc extrai. Para um único café é tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

santiago, o able tem normal e fine dai tem o 

S Filter for AeroPress - Ultra Fine 

 

só nao sei se o ultra fine da pra cortar o aro externo na medida que voce precisa, ve qual deles e me avisa que vou colocar o meu pedido amanha e se vc quiser o 22g tb me avisa.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Do ipod nem vou abusar... kkkkkk

 

Até porque não é qualquer modelo que conversa com meu tênis. Tem que ser vídeo pra frente, o nano por exemplo não me serve. :)

 

Quanto sairia o vst single? 7 g?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Certo. Vou olhar direitinho qual o modelo dele e te falo. Eu tinha visto faz muito tempo, depois desencanei. Mas falaram tanto que o single é superior ao da Rancilio que resolvi voltar a pensar no caso. E me disseram que consigo um desconto na lojinha no 2° tamper (ou 5°, sei lá, perdi a conta).

 

Te respondo esta semana.

 

Obrigada, um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa está mais barata: http://m.ebay.com/itm/251517712468?nav=SEARCH

 

Há dois meses atrás eu perguntei ao vendedor quanto era o frete. Ele disse que normalmente não faz envios internacionais e que ficaria por volta de 75 euros. E estava 165 euros leilão dela antes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa Mini Moka tem uma grande chance de ter a caldeira em alumínio, pois parece que nos últimos tempos foi produzida assim (e Mini Moka foi a última marca dela). Talvez tentar descobrir isso com o vendedor - se ele não souber pode perguntar o peso, a de latão pesa bastante.

 

A desvantagem seria corrosão etc. Não sei se há problemas nessa máquina, mas outras de alumínio vi dar problema, como La Peppina e Zerowatt.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada como quem entende das coisas, né. Boa observação, Márcio.

 

Enquanto isso, eu aqui me sentindo como o Ernani com sua Silvia... Limpei e montei a Mini Gaggia. Ela fez barulho, coisa que não deveria fazer...

 

 

Com a constatação da morte do termostato, eu "pulei" e liguei de novo na tomada. Nenhum sinal de vida. Luzinha indicadora não acendeu. Resistência não esquentou. E tem mais: descobri que está gotejando pelo termostato, por isso ele está tão enferrujado!

 

Agora preciso descobrir onde está o problema que não está aquecendo e também vedar o termostato! :?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testa a resistência com um multímetro. Também pode ligar diretamente os fios de alimentação nos terminais da resistência e ver se aquece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, o LM single faz exatamente o mesmo efeito que o VST e é muito mais barato.

Ainda, como tem o "copinho" o café, realmente precisa de um tamper de 41mm (frasco de remédio, rolha de madeira ou algo com esse diâmetro) para funcionar.

O conjunto Tidaka (que o João faz) é o ideal, mas são R$150 mais ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o filtro simples da Marzocco antigo, e tem o novo que é a mesma fabricação do VST... Não sei quando e onde estão fornecendo o novo, mas o formato é praticamente idêntico, a qualidade dos furos nem tanto (do antigo é aquele esquema tradicional, bem como o polimento do inox é bem ruim).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só conheço o novo, comprei o da Strada e os LM normais na GB, testei com bastante cuidado e não consegui detectar diferença.

 

Acredito que a vantagem dos filtros VST e Strada seja bem significativa nas maquinas de vários grupos, desde que as pequenas diferenças nos filtros normais resultariam em performance diferentes dos grupos, e onde a grande padronização do VST eliminaria ao menos esta variável.

 

Em maquinas de um grupo estas pequenas variações são mais facilmente compensadas no moedor ou na dose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...