Ir para conteúdo

Tabela de Moagem - Baratza


LUW

Postagens recomendadas

Tem uma coisa mais legal que isso que são os gráficos de distribuição de partículas dos moedores da Baratza. Já vi em tópicos do HB, mas não achei as fontes pra poder copiar pra cá os gráficos. Se achar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os gráficos estão no site da baratza , eles estão disponiveis para o Preciso e o Vario .

 

Vario : http://www.baratza.com/wp-content/uploads/VARIO-Graph.pdf

 

Preciso : http://www.baratza.com/wp-content/uploads/PRECISO-Graph.pdf

 

Luw essa tabela é muito relativa , sem falar que depois de uma recalibragem ela perde o sentido , no caso do vario , 2q ou no em torno , só para torra media , se for torra clara é 1alguma coisa ou 2 alto , torra escura 3 alguma coisa , isso sem falar da dureza do grão , se for duro de torra clara e velha , de repente só faz espresso em 1d.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, como falei, ele é uma tabela relativa, mas dá uma (boa) idéia de por onde começar.

Quando comprei meu Encore não tinha nenhum parâmetro de tamanho de grão, e só começei no 20 para Moka porque era o meio da escala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ue , vc pediu para achar o gráfico , que tinha visto no HB e queria uma fonte para copiar ele para cá .

Quando eu comprei o vario eu cheguei a ver esses gráficos e lembrava que eles estavam no site , nunca tinha me interessado por eles antes , mas , uma coisa é certa esses caras da baratza confiam nos produtos que fabricam , eu nao lembro de ter visto nenhum outro fabricante ter publicado no site um gráfico de distribuição.

Como muita gente aqui no CDC sei que eles são importantes , mas, não tenho a minima ideia de como utilizar eles , se vc também não sabe , o jeito será esperar alguém que sabe das coisas como o Alexandre se dispor a esclarecer a gente .

Quando vc disse para o Luw que esse gráfico era legal eu achei que vc soubesse :) e iria se dispor a iluminar as trevas do nosso conhecimento.

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto é coisa de estatistica, que pouco sei, mas imagino assim:

 

 

A coluna da esquerda seria como um percentual do total, teríamos então que moido para expresso, x% dos grãos estão abaixo de 100 mi rons e a grande maioria esta na faixa de ..... , a homque é isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é simples. Pra cada granulometria (cor de linha) mostra a densidade de distribuição das partículas. Perceba que nas moagens mais finas a distribuição forma duas modas bem identificáveis. Nas moagens mais grossas, a quantidade de partículas de tamanhos diferentes é um pouco melhor distribuída, com vantagem para o Preciso nessas.

 

Qual a importância disso? Quanto mais estreito e alto o pico da moda, significa que a distribuição de partículas se concentra mais naquela faixa de granulometria, o que permite obter maior rendimento de extração (a metáfora do cozimento do macarrão de mesmo tamanho). Pra prensa, é bom um pico bem alto à direita, com o resto do gráfico baixo e plano.

 

Pra expresso, geralmente há dois picos. O método tradicionalmente depende de uma distribuição diferente (com mais particulados) pra estabilizar a extração. A exceção é o Perger com o EK43, que é um moedor que faz um pico um pouquinho mais a esquerda que os demais moedores pra espresso, o que significa que teoricamente dá pra conseguir uma extração com TDS mais alto.

 

Claro que a distribuição de partículas é mais um dado, e não explica todo o fenômeno da extração. Certamente que a forma das partículas fracionadas também deve influir no rendimento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E para nós não serve para muita coisa a não ser comparar um moedor a outro antes da compra.

 

Bom, talvez para escolher peneira caso se queira retirar fines...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou um pouco cético quanto a peneiras, Sérgio, pois seleciona apenas por uma dimensão. Um espaguete passa em um buraco fino, por exemplo, mas a superfície é grande. Fora a perda, né?

 

Ainda vou comprar um moedor bom pra granulometrias grossas, mais pra frente. É um investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, mas o gráfico serve como um guia para quem acredita na peneira. Vendo o gráfico do Vario, para prensa, compraria uma de 500 um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Gilberto, com vantagem para o Preciso. Não sei dizer também o quão grossa foi a moagem testada. Pra isso precisaria sobrepor o gráfico de outros moedores de referencia na faixa de prensa, em especial os que sabidamente moem bem nessa faixa: Bunn, EK43, etc.

 

Aliás, pra escolher, o ideal era ver o gráfico dos diversos moedores pra dada granulometria. Lembro de alguém do Titan Grinder Project que o Vario tem desempenho bastante diferente nos dois extremos da faixa de espresso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei outros moedores ,mas, para FP moendo no Vario em macro 10 , vc não precisa de peneira de jeito nenhum , eu já cheguei na coar em um  filtro de papel o resto de café de uma FP e não tinha partículas , o problema é que uma vez moendo em macro 10 , se for fazer depois um espresso em macro 1 ou 2 , vai demorar umas 4 ou 5 extrações ate o vario estabilizar a moagem , se for moer para coado em macro 5 isso não ocorre , na verdade deve ocorrer , mas , é imperceptível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, o problema nos finos na prensa nem é o fato de passar ou não para a xícara, mas de sobrextrair na parte fina da distribuição, empregando um gosto residual que desagrada. Isso acontece também em coados. Dá pra compensar no tempo de extração, mas daí a parte grossa fica subextraída. Há um ponto ótimo, claro, mas o rendimento será sempre menor que o ideal.

 

Eu é que sou meio chato pro amargor residual em prensas e coados. Com meus moedores, não consigo a mesma limpeza de sabor que cafeteiras que usam Bunn para os mesmos métodos. Talvez a solução pra mim seja um Vario com mós de aço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei, mas o mote do Vario BG são filtrados, logo suponho que tem que ser melhor para esses métodos. O Forté usa as mesmas mós do Vario, então provavelmente a distribuição de moagem é a mesma, salvo se a estabilidade das mós for melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que sei o teste é normatizado, e quem o realiza sistematicamente são os fabricantes das mós.

 

A mó de 38mm do Lido 1 foi escolhida, e testada por Doug, porque se ajustou muito bem à curva de uma mó Ditting, bem famosa (acho que 873, 853 ou algo assim, o resultado do ensaio esta no site da OE) muito utilizada para cupping.

Por este motivo é que o Lido 1 é tão bom para coados.

Não sei para que trabalho e distribuição específicos que Doug idealizou o Lido 2, quando escolheu a nova mó de 40mm.

Imagino que procurou uma distribuição mais bimodal, para atender mais ao espresso ...

 

O Kaminski ficou trabalhando um tempo para desenvolver um moinho específico em fábricas européias é conta que eles tem condições de desenhar mós com distribuições predefinidas a vontade, mas que somente fabricam as que eles acham serem as apropriadas para o seu mercado, e que acham conhecer as verdadeiras necessidades de seus usuários melhor que os próprios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Os gráficos estão no site da baratza , eles estão disponiveis para o Preciso e o Vario .

 

Vario : http://www.baratza.com/wp-content/uploads/VARIO-Graph.pdf

 

Preciso : http://www.baratza.com/wp-content/uploads/PRECISO-Graph.pdf

 

Luw essa tabela é muito relativa , sem falar que depois de uma recalibragem ela perde o sentido , no caso do vario , 2q ou no em torno , só para torra media , se for torra clara é 1alguma coisa ou 2 alto , torra escura 3 alguma coisa , isso sem falar da dureza do grão , se for duro de torra clara e velha , de repente só faz espresso em 1d.

 

Corretíssimo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Eu não sei outros moedores ,mas, para FP moendo no Vario em macro 10 , vc não precisa de peneira de jeito nenhum , eu já cheguei na coar em um  filtro de papel o resto de café de uma FP e não tinha partículas , o problema é que uma vez moendo em macro 10 , se for fazer depois um espresso em macro 1 ou 2 , vai demorar umas 4 ou 5 extrações ate o vario estabilizar a moagem , se for moer para coado em macro 5 isso não ocorre , na verdade deve ocorrer , mas , é imperceptível.

 

Perfeito novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do particulado não tem relação direta com resíduo no fundo da xícara. Isso vai depender mais da qualidade da tela e da vedação da prensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...