Ir para conteúdo

Torrando hoje ...


Bernardo B

Postagens recomendadas

mexer na munheca é complicado mesmo. não tem

como ser 100% consistente. Tenta no forno. Mas coloca

os grãos em um tabuleiro de forma que eles não fiquem trepados

em cima dos outros. Ou seja coloca só o que de fato preenche

o tabuleiro. E pre aquece 20 minutos pelo menos..

 

Eu consegui torras bem consistentes assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Unique Blend

 

Perda: 22%

 

Método: omeleteira.

Dificuldades: impossível controlar temperatura, consegui na minha colocar só 80g de café.

 

Achei estranho a quantidade de óleo que soltou antes do primeiro crack, alguém saberia dizer o pq?

 

Ia fazer no forno, mas estava ocupado, quis testar assim.

 

Ficou mais escura do que gostaria.

 

Foto com flash:

d7868e7e77a8483e1ae5c7b19147ebe1.jpg

 

Foto sem flash:

26794ecba0a170c8c69d425a497a4944.jpg

 

Será que queimou?

 

Internamente o grão está da mesma cor e está fácil pra quebrá-lo.

 

b2ded4aca14b417cabad2e7d623d7bb4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sera que queimou foi boa rs, mais um pouco e os grãos pegariam fogo (de verdade).

Em todas as torras solta um pouco de óleo, mas quando os grãos começam a ficar brilhantes é pq passou do ponto (isso se dá após o segundo crack). A sua passou bem do segundo crack.

 

Existem varias formas que vc pode adicionar para melhorar sua torra. A primeira é comprar um termometro IR (no Aliexpress esta por uns 30 reais, no ML por uns 50 reais). Para a maioria das tecnicas esse termometro será suficiente.

 

A panela de pipoca manua é bem boa, melhor que a pipoqueira elétrica sem mod. Tente usar ela no fogo baixo, em casa torro batches de 250g em 14 minutos (tem que arrumar um escorredor de macarrão ou peneira, tudo metálico, para resfriar, eu uso com ventilador).

 

Na pipoqueira elétrica eu torro batches de 100g. Sem mod ela torra em no max 5 minutos. O ideal é colocar um potenciômetro na resistência e uma fonte separada para a ventoinha (o pessoal acha facil, eu que n sou da área acho complicado estas mods). Por acaso estamos reunidos eu o João e o Felipe fazendo estas mods neste exato momento...

image_zpszgs8xp3o.jpeg

image_zpsn8ggcoxv.jpeg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não ouvi o primeiro crack, por isso a dúvida, fiz um espresso agora pra sentir o sabor e ficou bem bem ruim kkkk

 

Vou esperar amanhã e tentar filtrado, acho que vai pro lixo mesmo [emoji24]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, a gente fez uma torra agora, mas tb n ouvimos o crack (acho que a ventoinha estava barulhenta), o ideal é que vc tenha grãos torrados para efeito de comparação.

Mas vc pegou a ideia, o importante é que vc anote o que vc fez, para ir variando até achar a torra (perfil) que mais lhe agrade...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eu estranhei quando abri e vi os grãos com um monte de óleo e ainda não tinha ouvido o primeiro crack! Ai aumentei o fogo e bem rápido começou os estalos.

 

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente teve torra desigual, boa parte estava com torra adiantada e outros com torra subdesenvolvida ( o que vc ouviu era crack mesmo, mas provavelmente dos grãos menos torrados)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo mundo torrando esse domingo. Isso é que é bão sô!

 

Também estava brincando agora há pouco. Torrei o mantissa dessa ultima CC.

Acho que ficou legal.

 

5cf7db7c6594cba18ef17cc8c7a09039.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

o negócio é que sweetmaria's não envia pro Brasil. Pelo menos não enviava.

Quanto ao óleo e o 1C, as suas torras estão saindo bem desiguais. Mesmo com a perda (média) de 15%, vemos grãos carbonizados. Provavelmente alguns grãos passaram ao 2C e soltaram óleo (na verdade, acho que essa é a única possibilidade). O café de perda de 22% vai ser duro de tomar mesmo.

Minha segunda torra teve uma perda assim. Fiz pros colegas do trabalho, que acharam maravilhoso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Obrigado pelo comentário, o problema das minhas torras na verdade é que não consigo mexer os grãos com a colher em uma velocidade razoável, ai alguns ficam em contato por mais tempo com o calor.

 

Fiz essa torra sexta-feira e ficou bem melhor, mas ainda nada parecido com a do pessoal aqui, mas posso dizer que o sabor ficou MUITO melhor do que qualquer outra torra!!!

 

 

Sem flash:

009f845ccf460885fed5bf753781409e.jpg

 

Com flash:

ef063efc4ba8761fe1fa7803a7b5c88f.jpg

 

Alguns grãos ficaram mais escuros, parece até carbonizado, mas estão mais homogêneos, queria um pouco mais clara a torra!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Algsavi, de uma pescada nos grãos fora da curva (muito escuros, muito claros), vai melhorar bem o sabor do café.

E parabéns, é notável como vc esta pegando o jeito com esse método!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

bedd7a6900d4d85e176469e475ac3ce0.jpg

 

Esses grãos são de bica corrida. Tive que separar manualmente, catando grãos pretos, paus, pedras e o resto das sujeiras que vieram junto.

 

Após a torra ficou assim:

 

0d57c9269f5a3673ccac702b8dcbe810.jpg

 

Agora de manhã a foto ficou melhor com a luz do sol:

 

1851e5247ba23deadbecfb35c3239240.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje é feriado em Maceió. Acordei cedo e aproveitei que a patroa ficou dormindo para reinar na lavanderia.

 

Vinha sentindo falta de uma referência para dar sentido às minhas torras. Com os grãos da Compra Coletiva prestes a chegar, quero estar preparado. Assim, resolvi fazer algumas torras em tempos diferentes, para observar os resultados em cada uma.

 

Preparei 5 amostras de 80g de grão verde "genérico", e coloquei para torrar. Utilizei a programação de 1/4 lb, P3C, no Behmor, o que dá um tempo inicial de 10 minutos, com 70% da potência no início, depois 80% até chegar aos 6 minutos, daí em diante 100%:

 

a89584ef084df50132fb3fc43f9fdb0f.jpg

 

Inicialmente levei uma torra até o segundo crack, quando começou a querer fazer fumaça, tirei:

 

0a4e482cde7737bc45097f4c4287d2c3.jpg

 

Essa primeira torra chamei de 2C+. Anotei os tempos parciais do início e final do 1o Crack e o início do 2o Crack. A partir desses tempos, fiz as demais torras:

 

1C: parando no meio do primeiro Crack:

 

1b1ec76daf4b770a920e6b8f94aa4761.jpg

 

1C+: ao terminar o primeiro Crack, antes de iniciar o segundo:

 

eac61e6247eef8d27ad4d352541984de.jpg

 

2C: ao iniciar o segundo Crack, antes de fazer fumaça:

 

16e9defe91d9f93ca49a360331208982.jpg

 

Finalmente, já que não tinha ninguém pra brigar comigo, a ultima torra foi

 

2C++: deixei fazer fumaça e iniciei o resfriamento quando apareceram as primeiras fagulhas:

 

1c00aad43e9d38101c60933fd3f40efc.jpg

 

Nesse momento a patroa acordou e não gostou da fumaceira na lavanderia, cozinha e sala. Então achei melhor parar de fazer experiências.

 

O resultado final está aqui:

 

2e68c8a6bb452991d0f00a2ea4034e6f.jpg

 

Agora esperar uns dias e experimentar. Pela cara e cheiro, acho que o 2C foi o que ficou melhor.

 

Os tempos e perda ficaram assim:

 

 

TORRA. TEMPO. PERDA

1C 9'00 12,5%

1C+ 9'45" 13,75%

2C 10'40 16,25%

2C+ 10'47" 17,5%

2C++ 11'10" 18,75%

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje pela manhã resolvi testar a pipoqueira, completamente amador e na louca.

Sem balança ainda, peguei um copo medidor e calculei umas 80 gramas de arroz!!

Liguei a pipoqueira pra esquentar, mas esqueci que já tinha jogado os grão la dentro, parei, tirei, liguei denovo, quando deu uns 150º eu joguei os grãos, dai lembrei que faltou o cronometro, desliguei denovo, peguei o celular deixei correr uns 15s e liguei.

Coloquei na churrasqueira para o exaustor puxar a sujeira, mas dai não conseguia olhar na pipoqueira, nem mexer os grão..
Parei novamente, coloquei no banquinho no chão e liguei, e foi aí que começou a festa da película junto com a chuva na sacada, ou seja, lama.

Não faço ideia de quanto tempo levou no final, quando achei que 'tava bom' desliguei, peguei a peneira e derramei os grãos, na peneira e no chão, dai resolvi jogar na bacia, de metal.. Quando começou a queimar os dedos joguei na peneira novamente, corri na cozinha e peguei uma bacia de plastico, me lembrei que tinha pensando em não esquecer o ventilador, já era tarde.. Fiquei jogando de uma bacia para outra até esfriar.

 

O café é o Matissa da última CC, ainda tem 1kg dele e do Brejetuba.

Vai descansar hoje, amanhã acho que já vou provar.

 

2490ZQF.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprava café bastante bom de um torrador relativamente pequeno de Berlin (o Ridders, Burny e outros devem conhecer) perto de onde habitualmente ficamos.

Sempre se achava algo de bom na loja porém tinha melhores. Desta vez me surpreendeu, os Africanos dele foram os melhores que experimentei durante o mês que passei lá, e até um Guatemala sem pedigree estava bem bom.

Conversei um pouco com ele e, de volta a Brasília experimentei o método dele, o slow roast, que tem poucos adeptos.

Torrei um Ouro Verde e um Mantissa, claros (14 e 11%) e, com somente algumas horas de torrado, experimentei na Strega e foram os melhores batchs que fiz, com estes grãos, até hoje. Em alguns dias irão ficar melhor ainda. Desde que são de torra clara o moído deve ser bem fino e a temperatura d'Água mais quente.

OBs: pela cor parece torra média, porém a dureza mostra que é bem claro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...