Ir para conteúdo

Fazendo uma máquina de espresso manual


sergio.m

Postagens recomendadas

João, o Sérgio não explicou direito, mas o projeto dele é uma máquina manual (de alavanca, com ou sem mola). Na verdade ele está projetando o grupo e caldeira. O grupo E61 requer uma caldeira (preferencialmente com termo-sifão) e bomba...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje terminamos a baioneta e o porta-filtro está quase. Nele falta só o cabo de madeira que será colado com epoxi.

 

3a ou 4a-feira faremos a vedação e a peça que vai cobrir e esconder a baioneta, formando o grupo. Dando tempo começaremos o cilindro.

 

99Apc5J.jpg

 

npfzZJA.jpg

 

3NArNzw.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, se usinamos metal, madeira é baba =)

 

O cabo é tipo aqueles "bacanudos" dependendo da madeira. Teve até tópico por aqui.

 

Não deverá ser paralelo. O furo sim é paralelo onde esse de alumínio entrará com cola. Repare na foto que ele é mais curto que o usual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oba, beleza.  :)

 

Isso isso isso. Dos bonitões. Handsome dos portafiltros. Portafiltro gatcheenho.

 

Era da base em alumínio que eu perguntei. Mas resolvidíssimo. Guarda um pedaço da madeira para usar nas laterais ou na plaquinha de fundo caso seja de madeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não você não entendeu a pergunta. Em um PF normal , ao invés dos 2 psrafusos que você colocou tem 2 trilhinhos que vão aumentando a dimensão para aumentar a pressão e não soltar no momento da extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Isso mesmo, Sérgio. Tem que achar um retalho de bom tamanho. Até para uma base de madeira, se for o caso. Que comporte uma gaveta porta-borra. SE não ficar feia ali esta gaveta. Vocês podem fazer uma bonitinha, com um puxador mais elegante do que aquelas comerciais feiosas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, veja a foto do molde desse rasgo.

 

É uma rampa que sobe 1 mm e depois no finalzinho fica horizontal. Se o parafuso chegar na parte horizontal não tem como voltar forçando para baixo. Só volta se girar e cair de volta na rampa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há nenhum artifício projetado contra isso.

 

Mas sempre eu subi o pistão com o PF frouxo, tanto na LP quanto na Mini. Para mim não é problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela empreitada, vou acompanhando o tópico.

Vai fazer a máquina inteira?

 

Me lembrei desta cena do filme "Besouro Verde" onde o Kato diz que fez a própria máquina pois seria a melhor no assunto:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Imigrate. Sim o objetivo é fazer toda. Diferente do personagem, mesmo querendo, é difícil fazer "a melhor". Sempre serão feitas escolhas que melhoram uma característica mas ao mesmo tempo podem piorar outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio,

 

Não recomendo fazer a caldeira em alumínio.

Veja este tópico de 2012, onde eu o Marcio e o Gilberto abrimos nossas caldeiras. Não foi bonito  :)

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/687-corrosao-em-caldeira-de-aluminio/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anodização é isolante elétrico. Então, idealmente, não deveria existir corrosão galvanica.

 

Digo idealmente pois em algum lugar um parafuso vai riscar o anodizado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc for usar aluminio na caldeira dependendo da liga que vc for usar a anodização não será necessaria , se vc usar ligas da serie 1000 ou 3000 , essas ligas tem tanta alumina que tem capacidade de anodização propria , já se vc usar ligas da serie 5000 ou 6000 como o Gil usou no moedor , essas ligas tem outros metais e muitas impurezas que exigem um banho eletrolitico para produzir alumina (anodizar).

 

Uma solução muito pratica , seria a utilização de um anodo (zinco)  de sacrificio dentro da caldeira , normalmente é mais eficiente que a anodização.

 

Pessoalmente eu não acho aluminio pratico para caldeira , inox e latão são mais faceis de empregar e em pequenas quantidades os custos ficam similares ao do aluminio.

 

abs

C. Eduardo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, se for o caso, pensei no zinco. E de alumínio seria o cilindro. O boiler se existir, inox.

 

Como o cilindro não ficará cheio de água direto, apenas durante a extração, a oxidação será mínima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...