Ir para conteúdo

Solução para a Haste de micro do Vario Pular


carlos eduardo

Postagens recomendadas

No Tópico do Vario ontem mais um dono de Vario reclamou da haste de micro regulagem saltar ou escorregar para um valor mais grosso , logo em seguida em outro post o Rodrigo disse que a Baratza já deveria ter reparado esse bug , de fato conhecendo o site da Baratza a gente percebe que ela é uma empresa que se preocupa muito com o suporte e disponibiliza uma grande quantidade de soluções , buscando achei a solução que a Baratza postou .

 

http://www.baratza.com/wp-content/uploads/2015/07/Vario-Faceplate-Replacement-and-Lever-Shimming.pdf

 

A solução do problema é simples , eles enviam um calço (shim) de silicone com 1mm x 1mm x 5mm , segundo alguem escreveu no HB, e vc insere ele na haste aumentando apressão de travamento.

 

 

14523229204_eb2f9b930c_n.jpg

Bem simples , portanto , não custava nada tentar , arrumei um pedaço de silicone (usei um protetor de silicone) cortei no tamanho :

 

14337733598_cf75a225f1_n.jpg

 

Inseri no local , usando a minha mão , nada de usar clips ou chave de fenda isso aumenta o risco de quebrar a peça.

 

14337656790_17e41f6ec1_n.jpg

 

Tudo pronto montei e a haste não se movia de jeito nenhum , obviamente o calço havia ficado grande , desmonto e reduzo o calço a metade do tamanho :

 

14522864344_39679b6269_n.jpg

 

Dessa vez ficou perfeito :) , a haste parou de saltar .

 

Nesse video dá para ver o antes quando ele saltava 2 ou 3 micro clicks e o depois , contudo , eu continuo achando que deixar o dedo no local é uma solução melhor que abrir o Vario e fazer essa modificação.

Esse bug é o tipo de coisa que incomoda pouco , mas , para quem quiser fazer , o calço resolve o problema :)

 

https://www.youtube.com/watch?v=vcS9YWx1uLk

 

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 11
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom. 

 

Bastante contente em perceber que nos últimos tempos o CdC está amadurecendo e tomando um viés não só teórico, mas também prático. Aparecendo soluções caseiras, adaptações, invenções, projetos, experiências, troca de informações do forma mais intensa...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer aqui, fiz como o Carlos Eduardo com um pedaço de silicone onde tive que cortar com um estilete para diminuir a espessura, tirei a placa eletrônica e inseri o silicone, ficou meio duro para mover a regulagem mas pelo menos agora acho que não ficará se movendo, ainda não testei com grãos no moinho,  já o reservatório fiz uma bolinha de fita dupla face e coloquei no pino de encaixe, ficou bem firme, quebra galho que deu certo :) Acho que poderia mover esse tópico lá no clube do Vario, pelo menos concentraria as informações do moinho em um único local, o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer aqui, fiz como o Carlos Eduardo com um pedaço de silicone onde tive que cortar com um estilete para diminuir a espessura, tirei a placa eletrônica e inseri o silicone, ficou meio duro para mover a regulagem mas pelo menos agora acho que não ficará se movendo, ainda não testei com grãos no moinho,  

 

E aí Roger funcionou ? O meu eu já usei varias vezes e não escorregou mais .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo

 

você que entendo do bagulho, deixa eu fazer uma observação e uma pergunta.

 

Percebi que para ligar o moinho você ligou uma chave,acredito que acredito ser um disjuntor.. 

 

Talvez use o mesmo disjuntor para uma tomada dupla para ligar o moinho e a máquina ao mesmo tempo

 

Então, aqui em casa ligo a minha maquina e meu moinho direto na tomada.

 

Algum problema neste procedimento? 

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pula ? Como pode pular se o sistema do Rocky é igual ao do nemox , pois usa um sistema de rosca , a rosca roda sozinha ? Escorrega ? No vario o sistema e totalmente diferente , usa um eixo excêntrico a força do café sobre a mó força a haste para baixo , o calço reforça o travamento da haste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo

 

você que entendo do bagulho, deixa eu fazer uma observação e uma pergunta.

 

Percebi que para ligar o moinho você ligou uma chave,acredito que acredito ser um disjuntor.. 

 

Talvez use o mesmo disjuntor para uma tomada dupla para ligar o moinho e a máquina ao mesmo tempo

 

Então, aqui em casa ligo a minha maquina e meu moinho direto na tomada.

 

Algum problema neste procedimento? 

 

Obrigado

 

Alexandre

 

 

Alexandre , o botão liga uma regua de energia atras , pois esse maluco aqui esta usando 3 moedores as mesmo tempo , Vario 200w , Nemox 150w e krups 100w , por isso a necessidade da regua , normalmente eu usaria o moedor nessa tomada e a gaggia tem uma tomada só dela , mas , usar na mesma tomada não tem grande problema por causa da diferença de potencia , a minha gaggia consome 1450w e os moedores o mais potente 200w por 6 ou 10 seg de cada vez , se a tomada da la spaziale estiver bem dimensionada para a potencia dela o acrescimo de um moedor não afetará muito .

Agora se a tomada estiver aquecendo muito é sinal de sobrecarga , nesse caso veja quem esta pendurado nesse disjuntor que alimenta a tomada .

O ideal e é como eu fiz aqui em casa , para equipamentos de grande potencia como a cafeteira , uma  tomada com um disjuntor só dela , estando a fiação e o disjuntor bem dimensionados o acrescimo de um moedor não causará problema.

Os nossos moedores residenciais tem pouca potencia , eu fui agora olhar a potencia do liquidificador aqui de casa : 550W .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que vendi para o cristiano nao pulava, era um vario da mahlkonig.

acredito que o da Anita tb nao pula e tb é alemao.

abs

 

Não pula. Não sei se por ser alemão, do modelo antigo (menos micro pontos), mais preciso mesmo ou pura sorte.

 

Eu deveria ter escrito "desliza" ao inves de "pula" , mas , eu não acho que seja um problema de projeto ou de ser alemão ou não , isso parece mais problema de lote ou mesmo de subcontratada da subcontratada , basta a qualidade do ABS usado na extrusão do braço ser um pouco diferente ou o dente que encaixa ser alguns micras menor ou a depressão na faceplate onde o dente encaixa ser menos profunda.

Um problema que se resolve inserindo um grão de plastico não é um problema de verdade.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, isto mesmo. Pula!

 

A força de reação da moagem retorna a rosca de ajuste.

 

Eu não conheço o Rocky de verdade, vamos ver o que o Gilberto fala , ele gosta muito dessa rosca do Rocky , ele queria copiar ela para o Gil 1 , só falta agora o Gil 1 tambem pular  :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a rosca estiver com "jogo" e só passar graxa alimentar (tipo Dow 111) ou até uma vaselina sólida deve atender, desde que não há contato direto com alimento.

A graxa preenche os espaços vazios aumentando o contato entre as superfícies e eliminando o jogo desta forma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o que vendi para o cristiano nao pulava, era um vario da mahlkonig.

acredito que o da Anita tb nao pula e tb é alemao.

abs

Realmente, até agora ainda não aconteceu. Será que por ser Mahlkonig? Ou como disse Anita, pura sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humm o meu também pula, bandido!

Por ser refurbished eles bem poderiam botar o calço já né?

E como boa mulherzinha que sou não devo ter coragem de abrir para colocar o calço... 》:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu tambem pula dependendo do grão... Eu coloco o dedo e no inicio já sei quando vai pular, senão tiro o dedo... Sei lá se tenho coragem de abrir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humm o meu também pula, bandido!

Por ser refurbished eles bem poderiam botar o calço já né?

E como boa mulherzinha que sou não devo ter coragem de abrir para colocar o calço... 》:(

Deixa o polegar embaixo na hora que ligar, com o tempo vira hábito e vc esquece, eu só fiz a alteração por curiosidade, não acho necessária e no seu caso que tem o suporte "fortinho", fica mais fácil ainda, regulando ele legal vc não precisa segurar o Pf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...