Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Recommended Posts

Fernando Lopes    800

Acho que o fato de a extração ter sido mais rápida na Fiamma se deve a (1) ela não ter OPV e (2) você ter mexido na OPV da Silver baixando a pressão máxima de extração. Provavelmente a relação moagem/dosagem que você usou criou restrição suficiente nesse filtro pra levar a pressão acima do limite da OPV da Silver e parte do fluxo começou a ser desviado. Como a Fiamma não tem OPV, ela continuou empurrando toda a água pélo bolo e, por isso, a extração chegou no mesmo volume mais rápido.

Não tem problema nenhum nisso, é só uma questão de acertar melhor a relação dosagem/moagem na Fiamma, que provavelmente será diferente da usada na Silver, apesar do filtro ser o mesmo.

Chegou a abrir a Fiamma já? Quando abrir, dê uma olhada se a bomba é da linha E4 ou E5, por curiosidade. O comportamento delas é bem diferente.

Na minha cabeça já estava passando este pensamento... Sem dúvida estamos comparando duas máquinas diferentes em termos de pressão ! Neste momento, estou focado em conseguir uma repetibilidade entre as extrações, pois sempre quis conseguir esta façanha. Hoje cheguei a conclusão que ainda não dominei a Fiamma, mas chegarei lá :rolleyes: Ainda não abri a máquina por falta de tempo.

Fernando Lopes    800

Basicamente, a pressão e/ou o perfil de pressão são diferentes entre as duas máquinas, aí tem que ajustar moagem e dose de acordo, é isso, né?

Isto mesmo ! Não tem jeito, cada máquina possui características diferentes

Fernando Lopes    800

Uma foto para ter uma ideia da extração na Fiamma ( Obatã Amarelo - Torrado na máquina de pão 14/08/2014 - Torra média)

14889419870_5747cf28cc.jpg

• Like 5

Fernando Lopes    800

Igor,

O vapor é parecido com da Rancilio Silvia ! Ele é forte (para uso residencial), mas possui um tempo de fôlego...Funciona da seguinte forma: No painel frontal existe um botão com o símbolo de vapor, o qual deve ser pressionado até a luz de aquecimento apagar. Neste ponto, dou uma leve purgada e já inicio a vaporização em si. Em breve irei testar com leite(testei apenas com água e detergente).

Queria trocar a ponteira original por outra. Estou em dúvida, talvez por aquela com um único furo, mas não sei se serve

15096630611_20d6188e69.jpg

Detalhe da ponteira ligeiramente solta

14913069358_b53bcfe9aa.jpg

Sem a ponteira

14913069228_8102b8fb83.jpg 

15076645506_8b1656d2f6.jpg

Estava vendo também outras opções como este de quatro furos no link abaixo

http://www.espressoparts.com/F_134_LM

Alguém indica a mais recomendada pro meu caso ?

Jose Alexandre    981

Dois furos no mesmo nível.

Acho que que quando experimentar com leite vai ficar satisfeito.

Gilberto    5,769

Fernando, vou reparar na minha, acho que é quTro furos, se não me falha a memória é R$ 15,00 na Fiamma.

Eu vaporizava na Gaggia com 1 furo e ficava bom, quando peguei a Vfa com 4 furos foi um bom tempo para me adaptar.

Leandro Marco    128

Parabéns Fernando pela máquina!

Tenho certeza, que se continuar investindo tempo em conhecê-la, vai tirar cafés excelentes!

• Like 1

carlos eduardo    6,122

É quase a mesma coisa , considerando que vc obteve 12,5 kgf/cm2 em bar seria 12,25 bar.

Se o manometro estiver calibrado , a pressão esta muito alta, tenta reduzir para 9,2 kgf/cm2 ou se preferir mais forte 11,2 kgf/cm2

• Like 1

Fernando Lopes    800

Carlos,

É isto mesmo ! O próximo passo é reduzir esta pressão, se é que vai dar, pois desconfio que ela não possui OPV. Vou ver se amanhã abro ela  :ph34r: 

Estou tendo problemas em extrair cafés com torras mais claras, pois para equilibrar a acidez tenho que moer muito fino, a extração fica muito lenta e o café enquadra a acidez, mas fica muito concentrado.

Fernando Lopes    800

Abrindo a máquina

14984999167_1b87c439f3.jpg

Vista do topo

Seta azul: Saída de vapor

Seta vermelha: Termostato

Seta verde: Termostato

Seta preta: Termostato

15168566341_f4a443244d.jpg

Bomba Ulka sem OPV na descarga

15148539036_40f0405cdb.jpg

Vista traseira

Seta verde: Módulo de alarme de nível do tanque ( Nível baixo e muito baixo)

Quando atinge o nível muito baixo, ele bloqueia a partida da bomba.

• Like 1

Bernardo B    2,001

Tampouco tem manômetro ? ... facilita bem para regular a pressão com o café.

Para baixar a pressão e necessário moer mais grosso e/ou abaixar a dose ...

Assim que faço com a Graef, e Rodrigo com a Electra Semi, não é difícil.

Márcio poderia dizer se da para colocar um potenciometro na Ulka , para regular pressão ...

Sei que ele tinha uma bomba que dava, mas não sei se com a Ulka funcionaria.

Com menos corrente deveria trabalhar mais devagar , bombeando menos água e produzindo menos pressão.

• Like 1

Gilberto    5,769

Talvez, eu nunca procurei ela na maquina, vou ver amanhã e ligo perguntando o valor.

Bernardo B    2,001

Fernando, teve um cara que colocou uma OPV genérica na Graef, ele tirou a saída de água e colocou a OPV no lugar da torneira, a água excedente pingava diretamente na bandeja.

Acredito que qualquer OPV para ULKA deva funcionar (talvez a da Gaggia seja uma opção) e a Fiamma parece ter bastante espaço interno.

Colocando após a bomba, e colocando uma mangueira que deságüe na bandeja ..

Fernando Lopes    800

Bernardo,

Possui espaço sim ! O retorno da OPV penso em enviar para o reservatório de água (na Chef Crema Silver funciona assim). Vou procurar a da Gaggia para ver como é ...

Fernando Lopes    800

Talvez, eu nunca procurei ela na maquina, vou ver amanhã e ligo perguntando o valor.

Dependendo pode até ser a da Fiamma Latina

Gilberto    5,769

É que o controle de pressão na Fiamma fica na bomba rotativa, não dá para usar.

sergio.m    2,474

Ninguém simplesmente ligou um resistor em série com a bomba para deixá-la mais fraca? Não é tão ideal quanto uma opv que deixa a pressão limitada, mas pelo menos deixaria a pressão máxima mais baixa.

carlos eduardo    6,122

http://www.espressoparts.com/R_1406?&search_id=2494231

Estou caçando uma OPV que trabalhe corretamente. Encontrei na espresso parts a da Rancilio

Fernando se vc vai importar uma OPV , compra logo uma de qualidade como da ECM , que permite uma regulagem facil (basta uma moeda) e vc pode afixar ela em uma face da maquina e regular a pressão sem precisar abrir :

http://www.1st-line.com/store/pc/ECM-Germany-Complete-Expansion-Valve-230p4596.htm

E como  vc vai mexer compra tambem um manometro para facilitar sua vida :

http://www.1st-line.com/store/pc/ECM-Germany-Pump-Pressure-Gauge-230p3813.htm

Não precisa ser ECM , pode ser de outra marca tão boa quanto.

Bernardo,

Possui espaço sim ! O retorno da OPV penso em enviar para o reservatório de água (na Chef Crema Silver funciona assim). Vou procurar a da Gaggia para ver como é ...

Não precisa fazer isso , basta comprar um T de plastico e colocar o retorno da OPV na aspiração da bomba , fun ciona assim na twin.

001.jpg

Abs

C. Eduardo

• Like 1

carlos eduardo    6,122

Nao esquece de levar essa bomba Ulka para o alistamento militar , ela já tem idade de servir ao Exército, Marinha ou Aeronautica.  :P

• Like 1

carlos eduardo    6,122

Mas vai precisar do certificado de qualquer maneira  :lol:

Fernando Lopes    800

Ninguém simplesmente ligou um resistor em série com a bomba para deixá-la mais fraca? Não é tão ideal quanto uma opv que deixa a pressão limitada, mas pelo menos deixaria a pressão máxima mais baixa.

Sérgio,

Se eu for alterar a rotação da bomba, o correto seria alterar a tensão e a frequência. Neste caso usaria um circuito dedicado para o controle de potencia.

De qualquer forma sua ideia de controlar a rotação é bem vinda, mas a OPV creio ser mais consistente. Seguindo a dica da OPV da ECM, dependendo posso deixar a parte da regulagem acessível, facilitando a regulagem, mas neste caso quero colocar um manômetro para saber a pressão da descarga da bomba durante a extração.