Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

E aí ? Ficou saboroso ? Se não ficou saboroso, tenho certeza que os pássaros gostaram do aroma do café ! 

 

Guilherme,

 

Estou gostando bastante da Fiamma e, espero que você também consiga se identificar ! Com o tempo vai perceber que ela tende a intensificar a acidez do café, sendo que as vezes é muito bom em torras médias, já em torras muito claras, pode ser complicado em alguns cafés(intensifica a acidez). Ponto positivo: A Fiamma entrega um café com mais corpo  :D   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando,

Se você for comprar a OPV na fiamma (o preço, R$ 90,00, está excelente), terá que comprar também um TEE fêmea 1/8 1/8 1/8 (mercado livre), dois BICONES 6MM, duas porcas 6MM, dois racord 1/8 1/8 (FIAMMA) e uma bucha de redução ¼ x 1/8 (para encaixe na OPV) (mercadolivre). Além disso, vai precisar de um tubo de silicone de 8mm para a saída da água que volta da OPV para o reservatório. Vale a pena, também, já pegar o tubo de teflon da fiama (R$ 70,00), que já vem com dois bicones e porcas nas extremidades (nesse caso, dispense os bicones e as porcas retrocitadas em negrito).

 

Se for colocar um manômetro na saída da bomba (para medir a pressão de extração), talvez seja o caso de comprar uma cruzeta ao invés de um tee fêmea. Nesse caso, a cruzeta tem que ser 1/8 1/8 1/8 1/8. Além disso, terá que comprar mais um bicone 6mm, uma porca para bicone 6mm, bem como um redutor (macho 1/8 , fêmea x/x que se encaixar no seu manômetro).

 

Pensando bem, considerando que os bicones tem rosca fêmea, e a OPV rosca macho, talvez seja o caso de comprar um TEE MACHO 1/8 1/8 1/8, bem como um redutor fêmea fêmea 1/4 para 1/8. Assim, você fica livre dos racords (de mais possíveis pontos de vazamento). A cruzeta seria macho também, se for colocar o manômetro. Aí, a outra extremidade ficaria macho 1/8, fêmea da medida da rosca do manômetro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguem os preços das peças que a fiamma tem

 

Racord L 1/8                                      R$ 8,55             

Porca 6mm                                        R$ 6,00 

Bicone 6mm                                      R$ 5,00

Tubo teflon c/ porca 6mm                 R$ 70,00              

Válvula OPV                                      R$ 90,00              

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, os remetidos pela FIAMMA eu tenho. A OPV, os bicones e porcas e o racord. Os outros estão a caminho ou sequer foram remetidos ainda. Vou tirar do que tenho quando chegar em casa e o restante tiro depois.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa OPV tem que ser instalada em um Tee ou cruzeta. Ela funciona da mesma forma das outras, só que não tem uma saída extra que vá para o boiler. Essa saída dela de 8mm vai para o reservatorio e só é acionada quando passa da pressão definida (ela é regulável).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, o pior é que não sobreextraiu. Talvez porque minha torra era média. Sequer apagou a acidez. Vai entender. Na Gaggia não teria ficado igual. Será que é em razão desse filtro ser mais profundo e suportar mais café (mas ai, apenas não ficaria mais concentrado)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa OPV tem que ser instalada em um Tee ou cruzeta. Ela funciona da mesma forma das outras, só que não tem uma saída extra que vá para o boiler. Essa saída dela de 8mm vai para o reservatorio e só é acionada quando passa da pressão definida (ela é regulável).

Eu não entendi direito , essa opv é para trabalhar só com bombas rotativas ou funciona também para bombas vibratórias.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, o pior é que não sobreextraiu. Talvez porque minha torra era média. Sequer apagou a acidez. Vai entender. Na Gaggia não teria ficado igual. Será que é em razão desse filtro ser mais profundo e suportar mais café (mas ai, apenas não ficaria mais concentrado)?

 

Talvez apenas a xícara tivesse muito aquecida e você foi com muita sede ao pote. Não vejo outra razão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendi direito , essa opv é para trabalhar só com bombas rotativas ou funciona também para bombas vibratórias.?

Carlos,

Acho que tanto com uma como com outra, uma vez que o princípio, para ambas, é o mesmo. Ultrapassou a pressão maxima, a válvula cede e o excesso sai pelo expurgo. Mas não é um pressostato, normalmente usado em máquinas com bomba rotatória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com uma puta dificuldade para vaporizar na fiamma. Minha máquina veio com o bico com quatro saídas. Sai bastante vapor depois de um devido expurgo, mas não estou conseguindo acertar a posição do pitcher.

Fernando, quando puder e se puder, faz um video vaporizando para que eu possa ter um parâmetro dessa máquina e ver aonde estou errando. Na classic já tinha dominado a técnica. Na fiamma, o barulho está errado e a espuma que está se formando é muito pouca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando, vou reparar na minha, acho que é quTro furos, se não me falha a memória é R$ 15,00 na Fiamma.

Eu vaporizava na Gaggia com 1 furo e ficava bom, quando peguei a Vfa com 4 furos foi um bom tempo para me adaptar.

Exato Gilberto, estou com muita dificuldade para me adaptar. Como procedeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...