Ir para conteúdo

Baratza Encore


J R

Postagens recomendadas

Tarcisio, para as mós conseguirem morder os grãos em moagem mais fina, motor girando devagar ajudaria. Encher o hoper de grãos também.

 

Agora se o passo de 3 para 2 for grande demais, não teria jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei em encher o hoper, assim o peso não ia deixar o grão pular para fora.

A próxima moagem vou fazer com um outro tipo de grão que acho que não é tão duro.

 

Se eu enchesse o hoper de grãos, eu demoraria uns 3-5 dias para gastar tudo.

Deixar o grão exposto assim não ajuda a envelhecer e perder as características do café?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu fez isso de não moer os grãos, mas bem acima do ponto 3.

 

Eu tenho usado ele entre 6 e 8, não sei se ele teve alguma regulagem ou se é por conta da máquina.

 

No meu, entre 8-10, os grãos descem normalmente. Um clique abaixo de 8 e os grãos já não descem mais.

 

Ele veio de fábrica com o parafuso de calibragem no furo do meio. Daí fiz aquela modificação do vídeo para o furo da direita.

 

Está no padrão ou tem alguma coisa fazer para melhorar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixar o grão exposto assim não ajuda a envelhecer e perder as características do café?

Sim. Geralmente quando se ganha de um lado, se perde do outro =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se o meu moedor veio já calibrado no fino ou no grosso. Uso a moagem 4 quando vou fazer double na chef crema (filtro comercial) e uso o 3 pra fazer single na pavoni. Provavelmente calibrado no fino?

 

Estou imaginando eu lá em casa, enchendo o hoper, fazendo uma moagem no 2, esvaziando o hoper de volta pra dentro da embalagem.  :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Weiler. Você usa qual regulagem pra espresso?

 

Por causa do sintoma que descrevi, uso no 8, mas ainda não estou satisfeito com o resultado. Pouca crema. Não sei se estou errando no tamping ou na dose.

 

Mas minha Poemia tem mods. PID, temporizador de extração e controle de pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua Poemia está turbinada. O Sérgio coloca um ponto que é a velocidade de rotação. O Tarcísio colocou um video de como regular. Agora....uma boa possibilidade é mandar pro Alexandre CEB ver o que está acontecendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso encore/poemia e a configuração varia de grão. mas geralmente uso 2 ao 4.

E dependendo do grão realmente estando com o moedor cheio de café ajuda.

E estou usando o encore com o mod para moagem mais fina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que estava fazendo alguma coisa errada ou era algum bug do momento, mas ontem consegui moer normalmente no 2 - 4 - 6, sem pular os grãos.

 

Simplesmente pesei 18g e moeu normal. 

 

Vai entender..... :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora do assunto atual, mas apenas uma curiosidade: Rause, Barista Coffee Bar e Santidade tem duas coisas em comum - as três cafeterias estão em CWB/região metropolitana e as três usam o Encore para moer para espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luw, como acertam a dose? Moem direto no filtro e nivelam com os dedos? Ou pesam?

 

Sei lá, parece que o encore não tem regulagem fina o suficiente para fazer espresso "direito" (a não ser que se altere a dose)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não Sergio.. Vários colegas aqui usam o Encore para espresso moendo doses de 18g...

 

Não se esqueça que ele possui microregulagem..

(pergunta retórica)

 

Então, se de manhã o espresso estiver saindo em 25 s, de tarde passar a sair em 30 s, um passo de regulagem do encore vai corrigir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não saberia dizer, não possuo Encore.

 

Não conheço os passos, mas acredito que seja menor que no Rocky..

 

Mas suponho que sim.

 

E penso que da mesma forma que você nunca operou um Vario, imagino que também não o tenha feito com um Encore. Sendo assim, imagino que você esteja certo de um resultado sem ao menos ter testado anteriormente. Correto?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquela tabela que compara os moinhos da Baratza mostra que o passo dele é 23.7 um. Já do Vario, 4 um (esse é plano então para comparação consideremos uns 8 um de passo).

 

No meu moinho, apesar de stepless, considero o passo setavel e mínimo adequado para espresso ser de 16 um.

 

Por isso perguntei pro Luw como dosam. Vai ver corrigem esse passo mais grosseiro na dose...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ser sincero não sei se um passo iria resolver, eu costumo usar ele para fazer espresso em máquinas manuais.

Eu corrigiria o problema diminuindo a pressão, talvez iria produzir um pouco menos de crema, mas conseguiria corrigir o sabor do shot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não Sergio.. Vários colegas aqui usam o Encore para espresso moendo doses de 18g...

 

Não se esqueça que ele possui microregulagem..

 

Se diminuir o passo, a rotação do motor e a calibragem deve resolver o problema de todo mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, só esclarecendo que sabemos que ele mói fino o suficente para espresso. Agora se a regulagem tem fineza adequada para acerto de fluxo sem mexer na dose é o discutido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Vario muitas vezes tenho que fazer ajustes de um ou dois steps micro para acertar o espresso. Se os steps do Encore são 8 vezes maiores, acho só mexer com a dose resolve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém chegou a diminuir a rotação do motor? Pelos manuais do encore ele pode ter esse problema de o grão não descer com torra escura ou grãos muito duros. A recomendação é diminuir a rotação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela minha experiencia com poemia/encore tem grão que só resolve bem mesmo

aumentando a dose. Vale tentar com 18g 19g 20g e ver as diferenças. O que acontece

as vezes tb é que como não tem micro regulagem se vc diminui um ponto começa a 

soltar bolotas em vez de grãos. Ai tem que dar uma dissolvida nessas bolotas e geralmente

quando dá muitas bolotas pouca força no tamper é necessaria senão choka.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Sérgio, mormente para quem não possui conhecimento para avaliar corretamente o problema. Certamente, com a granulometria adequada e correta ação de compactação, para uma mesma massa do pó, corrige-se qualquer erro de preparo.

 

Guilherme, não há o "ajuste da chavinha" no Encore. Há, internamente, um micro parafuso que dependendo do ponto de fixação, alterará sutilmente a granulometria. Mas é necessário retirar a capa do moinho para realizar tal modificação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei o Encore por vinte dias e gostei muito para uso doméstico, especialmente para coados e FP, deu conta direitinho.

Também funcionou sem maiores problemas no espresso.

No entanto os moedores cónicos grandes destacam e separam bem mais os sabores, distribuem diretamente no filtro e são sensivelmente mais eficientes, consistentes e rápidos além de muito mais sólidos ...

 

A utilização do Encore para Espresso em ambiente comercial só se justificaria para um volume baixíssimo ou eventual de extrações diárias (para algum grão alternativo de pouca saída, experimentar se a torra ficou bem para espresso) ou de extrema economia (e bota extrema ...).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...