Ir para conteúdo

Prensa Francesa - Técnica do James Hoffmann


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Ah, também concordo totalmente. Troço ruim de virar no lixo, vai líquido junto.

 

Virar na pia demanda um monte de água para levar embora, algo péssimo em uma cidade à beira do racionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rô: por aqui estamos nos finalmentes do segundo arquivo, ops, volume morto.

 

Ministério público e Sabesp em pé de guerra, um quer impedir o uso dessa água parada e a outra ganhou na justiça para usar.

 

Ano que vem o cenário não é nada animador. Não temos água para 12 milhões de pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tentei, mas depois de extrair:

- deixar o embolo em cima

- encher com água até quase o topo, pela peneira

- dar umas chacoalhadas para desgrudar o pó do fundo

- virar de cabeça para baixo

- água vai cair e o pó ficará preso na peneira (aqui talvez continuar chacoalhando de leve)

- retirar o copo como este fosse uma tampa.

- bater a peneira no lixo

 

E agora, sobrou muito pó para limpar? =)

 

Alguém teria que testar pois meu ritmo de coado/prensa é perto do semestral...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio: de novo, água demais.

 

Rô, tem chovido uma vez por semana. Insuficiente para encher as cabeceiras. Até alagamento causa, mas não adianta chover aqui no concreto. Tem que chover nas nascentes.

 

Sergio, o coado é dos métodos mais fáceis de limpar. Água que entra sai praticamente toda na forma da bebida. Depois só virar o filtro no lixo.

 

AP também bem ecológica.

 

Depois acho que vem a moka.

 

Globo e prensa um parto de limpar. E o expresso usa os litros todos que sabemos para extrair bebidinhas de 30 g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for assim a Mini ganha!

 

Bebida com 15 g de pó, são uns 45 ml pro café (15 no bolo, 30 na xícara) e 45 ml pro expurgo de limpeza da tela, total 90 ml.

 

Coado para 15 g de pó vai mais que o dobro.

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No coado a água que entra sai quase toda como bebida (tirando aquele pouco que permanece no bolo).

 

No expresso você enche o reservatório e fica o tempo todo dando flushes, extraindo e mais água ao final para limpar o grupo esfregando com a escova. Fora os backflushes com água e/ou Cafiza. No expresso a água vai em todos os lugares, na bebida mesmo é só uma parte do volume do reservatório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E pra ser totalmente justa nas contas, vamos acrescentar a água com a qual se molha o filtro antes. Esta realmente é desperdiçada. Quanto, talvez uns 10 ml pra lavar o filtro de papel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em Berlin utilizam, faz muito tempo, os lava-louças principalmente para economizar água.

Os modelos mais recentes têm uma função "Eco" que utiliza a metade da água, que os outros ciclos, que já são bem econômicos.

O problema que para conseguir o mesmo resultado demora mais de três horas em completar a lavagem ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

B, esse modelo eco usa um grupo de Lumpa-Lumpas embutido. O problema é que as esponjinhas e panos de prato deles são igualmente pequenos, daí a demora.

 

O bom é que as pessoas não tem louça para usar por 3 horas, então evitam a comilança excessiva. Ou só comem coisas saudáveis como frutas ou palitos de cenoura ou de pepino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não deixo nenhum líquido na prensa quando faço. Na hora de limpar, principalmente se já se passaram algumas horas, o pó está quase sem água. Uso uma colher pra tirar o pó da prensa e lavo normalmente. Nem preciso lembrar que se na minha casa não cabe um moinho elétrico, que dizer de uma máquina de lavar prato.

A primeira vez que eu passei um tempo na Alemanha, fiquei na casa de uma moça que alugava quarto (era via o curso de alemão que fiz). Ela enchia a pia de água com detergente, colocava toda a louça suja e ia "lavando". Ela também não enxaguava nem secava as coisas. Passava a esponja e deixava secando, com detergente e tudo. Super ecológico, mas na metade do caminho, a água já tava tão suja que me pergunto se de fato é eficiente. Eles eram super preocupados com questões ambientais, mas nunca vou me esquecer quando notei que eu era o único que usava os dois lados da folha de papel para escrever.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amanhã no Fantástico vai mostrar uma mocinha (acho que inglesa) ecologicamente preocupada que em 2 anos produziu lixo que cabe em um pote de maionese.

 

Eu não assisto Fantástico, então me contem depois. Podíamos por a moça verdadeiramente à prova mandando de presente uma prensa ou uma cafeteira de expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pra não fazer um tremendo offtopic no tópico da venda que falaram da raridade das xícaras do cdc e como tem a ver com esse tópico segue minha experiência com essa técnica. No natal tirei onda no café ao servir falando "este é o café ninho de águia na prensa francesa com a técnica Hoffman-Rodrigoks nas xícaras do clube do café". Fez sucesso total. Achei que é muito simples fazer assim, café continua quente (tava muito quente no rio) e ficou muito bom.

 

Usei a prensa que ganhei de natal gordinha da Starbucks fazendo 600 grs de água pra 40 café. Também estreei a buonavita eletrônica, que mão na roda é.

 

Valeu aí!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...