Ir para conteúdo

Chuveiro ficando sujo


Postagens recomendadas

Oi amigos!

 

Resolvi postar aqui por ter mais visibilidade, mas não sei se o correto seria no tópico da minha máquina.

 

Eu ainda não tenho uma balança de precisão, então não sei quanto de pó colocar. Sempre coloco no olho, e sinto que o meu single e meu duplo tem a mesma quantidade de pó kkkkkkkkk.

 

Enfim... O meu chuveiro está ficando sempre com muito pó retido, e já até me queimei por esquecer que ele está quente kkkk

 

É normal isso ou estou colocando um nível muito alto de pó?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe um metodo bem pratico e simples para saber se tem muito ou pouco café , coloca uma moeda em cima do bolo , encaixa e desencaixe o PF , se a moeda deixar uma marca como da esquerda tem café demais , se ficar como na direita esta ok , se não marcar nada tem pouco café .

 

 

 

80_VBM_single_10g_dose_nickel_test.jpg  80_VBM_single_9g_dose_nickel_test.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah! Abre normalmente porque você tá logado. Fazendo login no HB passa a abrir pra mim também.

 

Se puder, e estiver afim de, editar o Post e trocar por uma foto "aberta", de preferência no Photobucket ou similar, ficaria melhor para o futuro do tópico, pois não depende de tirarem essa imagem original do ar, ficando a imagem sob seu próprio controle.

 

Sobre o uso da moeda, essa foi a técnica que usei pra testar todos meus filtros e máquinas, indicada então pelo Márcio quando ainda estávamos no HTforum.

 

Funciona muito bem e fica excelente pra controlar a expansão do bolo, mas como já mencionei em vários tópicos fazendo o mesmo comentário, é esperado que o "chuveiro" fique sujo, é necessário que o bolo o toque para limitar sua expansão e evitar canalizações. Isso precisa ficar claro para o Álvaro e todos iniciantes. Além disso, se a máquina tem válvula de 3 vias, há sempre o retorno do alívio de pressão, o que aumenta o fluxo de particulados soltos na direção do espargidor.

 

Se gruda muito resíduo, sempre, e o café está canalizando, isso indicaria que o bolo está com problemas na relação torra/moagem/compactação. Mas grudar pó no espargidor, isoladamente, não implica em problema, só em mais trabalho pra limpar. Estatisticamente, para mim, registrei que as torras mais escuras grudam e se fragmentam mais do que as torras médias e claras.

 

Carpe Coffea(m)!

 

PS: singles-nickel-test_zpsd5db1518.jpg

link no meu Photobucket

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Álvaro, o C. Eduardo e o Cabral já explicaram bem.

 

Apenas pra reforçar, é tão normal sujar o chuveiro com pó que existem escovas específicas para realizar uma limpeza mais rotineira, como a Pallo. Eu uso uma mais baratinha que comprei na Libermac. Depois de fazer a extração, sempre passo ela no chuveiro simultaneamente com um flush antes de desligar a máquina.

 

Antes de comprar essa do link eu usava uma escova de dentes (escolhi da mais barata que encontrei pois tinha as cerdas mais duras e funcionava melhor), mas aí tem que tomar um pouco de cuidado pra não queimar a mão com a água quente da máquina. Essas escovas próprias, além de cerdas bem mais grossas e duras, têm umas aletas para que a água quente escorra e não chegue até a sua mão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei a dobrar uma escova de dentes como o Bernardo disse, mas atualmente tenho preferido limpar antes de cada extração, a seco, com um pincel. A borra seca sai mais fácil do chuveiro, e sem risco de queimar a mão...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis, se você faz limpeza freqüente com Cafiza ou JoeGlo, isso resolve mais ou menos bem... principalmente com bons backflushes diários e pelo menos um semanal com sabão apropriado.

 

Mas não lembro se a Gaggia Color tem válvula de 3 vias ou não... Se não tiver, seu método não é aconselhável, pois o café vai secando por dentro por falta de flush limpo (mesmo fazendo flush depois da finalização, se tem resíduo de pó na tela, a tendência é que os óleos e resíduos da borra grudada seja diluída lenta e progressivamente pela água que está em cima do espargidor e no distribuidor, sujando o conjunto internamente. Ao esfriar, o metal muda sua porosidade ao se contrair e a sujeira tende a ficar mais "fixa". Além disso, alguns grãos vem com fungos de rápida reprodução e os mesmos podem se instaurar na máquina caso fique suja por mais do que algumas horas. Deixar a máquina esfriar com resíduo de pó não é saudável.

 

Carpe Coffea(m)!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OMG!

 

Por não tirar expressos sensacionais (tá... vamos falar uns cafezinhos beeeeeeeeeeeeeeeem horríveis) eu nunca tive cuidado com minha máquina. São raras as vezes que deixo um pouco de água cair. Agora me preocupei bastante! Irei fazer o ciclo de limpeza amanhã! Talvez seja esse o motivo de ter dado larvas no compartimento de leite da minha cafeteira ultra moderna automática (rsrsrsrs).

 

Além disso, um comentário paralelo... Não conheço ninguém aqui do fórum, e não sei a profissão de nenhum (tirando um ou outro que já li em tópicos falando da rotina) e vocês são uns alucinados quando o assunto é tangente ao café! Essa da porosidade do metal foi coisa de engenharia kkkkkkkk

 

Enfim, não me canso de agradecer pela atenção e pelas dicas, vocês todos são todas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, grão vem com fungo??? Um fungo que pode sobreviver os 220C da torra? Quero ver a proteína com essa resistência térmica ... Rsrs

 

Ou vc fala de grão mal armazenado?

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa historia das larvas no leite é realmente hilária. Como Jeff Goldblum fala no Jurassic Park: Life always finds a way. Até chega no compartimento de leite da sua automática ...kkk

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica Cabral! Não tinha analisado a situação nesse nível de detalhes...

 

A Gaggia Color não tem válvula de 3 vias, não rola o backflush. E sim, faço um flush antes de desligar a máquina, mas ainda não limpa 100% o chuveiro e pode resultar nesses problemas que você falou... vou rever meus métodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Burny, não acho provável, mas também não descarto que possa haver um fungo que sobreviva à torra. Sei de umas bactérias anaeróbicas que sobrevivem a temperatura de 550'C, sobrevivem a temperaturas perto de 70K (uns -200'C) e não precisam de oxigênio... mas não acho que a origem do fungo faça diferença, considerando que ele aparece.

 

Eu estava lembrando de quantas vezes vi mofo de diferentes cores aparecerem no bate-borra depois de deixar pernoitar sem esvaziar. Já vi fungos azulados, amarelados e até rosados (minha esposa achou o mofo bonito...). Se veio do grão e sobreviveu a torra, ou se foi contaminado depois da torra, não faço ideia. Mas é bom lembrar que fungos e bactérias são quase onipresentes em todos ambientes do planeta.

 

Curioso é que já deixei borra acumular 3 dias sem aparecer nada visível no knock-box. Mas tem lote de café em que o bolo simplesmente mofa em algumas horas depois da extração.

 

@ Luis, as vezes esses detalhes nos escapam. De repente "cai a ficha" e dá uma sensação de "caramba! como não pensei nisso?". Fiquei muito mais cuidadoso com minha máquina depois que vi mofo brotar durante a noite dentro do bate-borra.

 

Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Biologia não é minha especialidade , mas nesse calor que esta fazendo no Rio se eu deixar a borra pernoitar no bate borra no outro dia ela esta coberta de um mofo rosa , eu acho que esses esporos estão no ar , se ele encontra , alimento (borra) e umidade e temperatura (verão do Rio) , ela vai florescer , não creio que seja inerente ao café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem bactérias, achadas nas bordas dos vulcões, que suportam temperatura extremas mas são casos muitíssimo raros ...

Normalmente, arriscaria que em acima da 99,99% dos casos a torra esteriliza o café.

No entanto, a cozinha, com seus restos de comida, lixinhos, frutas e verduras maduras, laticínios, calor é água tem tudo como para dar abundante inoculo e condições de colonização.

A borra de cafe deve conservar ainda suficientes carboidratos e proteínas, além de umidade e do calor ambiente, como para providenciar um bom substrato de colonização ...

Com um pouco de restos de verduras e frutas então, quase que de laboratório :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o ponto. Não precisa vir "do café", basta proliferar "no café". Se deixamos sujo, mofa (fungo), e até cria colônica de bactérias.

 

A preocupação inicial do iniciador do tópico era evitar sujar o espargidor.

 

Após argumentarmos que o tal "chuveiro" fica mesmo sujo, que isso faz parte do processo, passamos a argumentar sobre a limpeza depois que sujou, já que o "sujar" é inevitável. A proposta que preocupou foi a de deixar sujo entre tiragens pra ficar mais fácil de tirar os resíduos depois de "seco". Meu comentário teve o intento de alertar sobre a insalubridade inerente a tal proposta, pois já vi uma diversidade de fungos brotando de borra velha. Acho que o fato de ser provavelmente uma contaminação cruzada em vez de um fungo inerente ao grão torrado não altera a sugestão de que o mais saudável é manter a máquina o mais limpa possível, tentando eliminar todo resíduo que possa promover e/ou sustentar desenvolvimento de fungos e bactérias.

 

Só sintetizei pra retomar o foco, lembrando das recentes conversas que tivemos sobre as longas e distantes derivações de off-topic.

 

Começamos um tópico sobre fungos na borra de café? :P  Aqui no CdC nada é estranho demais... ;) 

 

Abraços contaminantes e Carpe Coffea(m)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho tambem que restos de borra tem tudo que micro organismos precisam e que temos que limpar o chuveiro imediatamente. Tem sim pessoal que recomenda deixar o PF com borra dentro do grupo, mas em ambientes comerciais onde sai um novo café cada 2 min.

 

Vou testar se posso produzir mofo rosa ... Rsrs

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando que a técnica da moeda é relativa. Ainda que um bom indicativo, depende da máquina e engessa um pouco o ajuste do expresso. Sugiro que cada um teste e conheça bem como se comporta sua máquina para diversos tipo de dose (sub, nominal e sobre) e filtros.

 

Como exemplo, a Elektra não curte muito que o bolo toque o chuveiro, pelo menos não na minha experiência. Quando isso acontece, amargor costuma aparecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Fiz alguns espressos ontem e não limpei o bate borra no final do dia , hoje de manhã quando eu fui na cozinha lá estava o mofo rosa prosperando no café , cresceu rapido.

 

16334534939_ca341e206d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...