Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Segunda Compra Coletiva de 2015 - NdA, SStR e Faz. Ouro V. (Café Verde/Cru)


Igor

Postagens recomendadas

Pelo rastreamento, parece que e meu e o do Rafarocks deu problema. Ou voltou pra agência ou não saíram pra entregar e cancelaram o andamento.

 

Paciência...

 

Weiler, o carteiro saiu pra entrega e não voltou rsrsrsrsrs.

 

Tb tô aguardando a chegada desses cafés pois já estou sem café pra torrar...

 

Assim que chegar, vou marcar uma reunião com os amigos de Goiânia, pra todos se conhecerem.

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei o NDA, de aspecto e aroma ficou bonito porém ainda não dá para experimentar.

Têm densidade média para alta, pediu mais tempo na primeira fase (a que chamam de desidratação), porém temperatura mais baixa para atingir 1C bem como durante a fase de desenvolvimento (após 1C).

Tive de desenvolver um perfil especial para ele, vamos ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não resisti e fiz um cupping clássico.

Fragrância boa, aroma leve, sabor não apareceram as notas varietais nem os caramelo e/ou chocolate,; sem estar baked nem adstringente mostrou falta de desenvolvimento.

Pode ser que desenvolva para coados, com uma semana ou mais, vamos ver ...

De todas formas aos próximos vou dar mais temperatura de desenvolvimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

Aqui, os sabores só começaram a mostrar as caras hoje e já tem quase três dias de torra. Esse é daqueles cafés que a gente torra e tem que esquecer ao menos uma semana para depois provar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah ! Então ainda há esperança [emoji5]️

E que a torra saiu tão bonita, e acompanhando exatamente meu perfil.

Porém o que me deixou mais encucado e que não mostrou acidez ... o que, numa torra tão clara não faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, ainda não recebi o NdA da nova compra, mas essa acidez diferente é o diferencial do NdA. Isso pode variar assim entre safras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre safras, entre lotes, características naturais sempre variam.

O que fica mais constante são as características (boas ou ruins) causadas pelo beneficiamento (fermentação, método e eficiência de preparo e secagem, etc.).

Tem propriedades e torrefações que conservam sabores bem característicos e constantes (tipo Unique, Isabella, Daterra, etc.), outras que nem parece tratar-se do mesmo café.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, qual a melhor maneira da estocar esses cafés? É que nunca mantive tanto café verde em casa. ..

Por enquanto os estou mantendo nas embalagens em que vieram e dentro de um organizer de plástico (aquela caixa maior com tampa)...

O que vcs acham?

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

Segundo informações coletadas no fórum e dicas do Valmor o ideal é manter na embalagem que veio empacotados e  armazenar protegido da luz e unidade.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei o DNA Ontem (bolinha) e deixei a temperatura alta na segunda fase.

O crack veio muito rápido e forte. Acabou que torrou demais, acho que chegou

no segundo crack em pouco tempo.

Foi tudo muito rápido.

 

Vou seguir a dica do Bernardo e diminuir a temperatura na segunda fase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

Segundo informações coletadas no fórum e dicas do Valmor o ideal é manter na embalagem que veio empacotados e armazenar protegido da luz e unidade.

Valeu, Mreis.

Grande abraço.

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui o que eu tinha torrado semana passada e achei que tinha passado um pouquinho do ponto (14% perda) para coado (sem acidez) fiz no espresso hj e ficou uma delícia, muito doce e frutado, sem amargor e com bastante crema. Mas tbm não encontrei acidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só torrei o da fazenda Ouro Verde. Vou ver se hoje à noite torro mais dele e um pouco do nda. Ainda tenho um resto da outra compra coletiva. Acho que vou torrar uns 100g de cada e comparar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O batch (um pouquinho) mais escuro do NDA, torrado no dia 12, começou a desenvolver aroma.

Arrisquei de fazer um espresso duplo na Graef a 90º e apareceu um pouco de acidez (ainda leve porém agradável). Sabor ainda incipiente e pouco diferenciado, suavemente agradável.

Deu esperança ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei ontem 81,6 do Ninho velho e 81,6 do novo. O velho devia ter perdido bastante umidade nesse tempo todo: o 1C foi bem sutil, umas poucas pipocadas. O novo fez mais estardalhaço. Tentei deixar o mesmo tempo, mas parei antes no novo, que mesmo assim teve uma perda bem maior (algo como 16% contra 13% do velho).

Daqui a uns dias eu experimento. Ainda tenho o baiano que torrei tem uns dias e também aproveitei pra torrar um queniano.

A torra como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O NDA está com bastante verdes ... Em média uns três em 16gr.

Ainda bem que partindo com os dedos ou com a unha dá para diagnosticar rapidinho.

 

Bernardo e demais, como se dá o disgnóstico nesse caso? Com o grão já torrado ou ainda cru? Parte-se o grão ao meio ou arranha-se?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém torrou o ouro verde? Está bastante hidratado? Fiz hoje 2 torras com perfis totalmente diferentes (rápido e quente, lento e mais frio) e obtive exatos 16% de perda. Mas não achei a cor tão escura e nem apresentam óleo até o momento (torrei de manhã). Nunca cheguei em 16% antes =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor,

 

Depois de uns dias tensos aguardando o "bate-e-volta" da nossa encomenda nos Correios, ontem conseguimos fazer com que ela chegasse em mãos.

 

Hoje marcamos um cafezinho aqui em Goiânia para repassar os pacotes do Rafa.

 

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...