Ir para conteúdo

Forno Elétrico Digital - Philco Rotisserie 32 litros


Postagens recomendadas

Repito novamente nesse tópico - mais específico - o que disse no tópico torradores a respeito do Philco Rotisserie:

 

Última modificação realizada: introdução do tambor do behmor adaptado para o Philco Rotisserie. Falta apenas pintar o painel para ficar com uma aparência um pouco melhor. Fiz uma torra do café da Fazenda do Condado (pico da bandeira - compra coletiva). O Márcio tem toda razão, bobeou queimou - aconteceu comigo kkkkk. O comportamento do forno com o tambor behmor é bem diferente do com o tambor tabajara do Guilherme. A torra acontece com temperatura muito similar entre a externa e a do tambor. Com o tambor do behmor, a finalização ocorreu com 215°C, enquanto no meu tambor antigo, a temperatura externa era bem diferente da interna. Ele comporta carga bem maior. Ainda não torrei quantidade maior. Fiz duas torras. A primeira queimou e foi para o lixo, com 100g, finalizada aos 11min40s. A segunda, com 150g, foi finalizada aos 10min58, no finalzinho do primeiro crack, que devo dizer, é bem mais audível no tambor behmor. Posto fotos do café e do vídeo do tambor durante a primeira torra (ao fim de 5min e aos 8min).

 

http://www.flickr.com/x/t/0090009/photos/85044844@N05/8407418716/

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de medir e o Gene e verifiquei que faz 9 rotações em um minuto.

Tentei contar as rotações do vídeo de Alexandre - não é fácil por causa da luz e de conseguir identificar um ponto de referência certo - mas me pareceu que estava dando quatro ou cinco rotações por minuto ...

 

Salve Bernardo.

 

São 3 RPMs ou aproximadamente 18 segundos por giro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, tentei olhar no tópico mas fiquei na dúvida quanto a todas alterações que fez no forno. Será que poderia enumerá-las? Elas já terminaram ou falta alguma ainda? Quais seriam na sua opinião as indispensáveis. Qual seria a estimativa de custo destas modificações feitas até agora?

 

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente Alex.

 

Eu também não abandonei meu projeto.

 

Descobri que o problema era meu tambor que é muito fechado e pesado, dificultando o desenvolvimento da torra.

 

Estarei adaptando o meu forno igual ao do Guilherme (Ele o fará pra mim)... colocaremos o PID, tambor Behmor. Só acho que não mexerei no motor pois irei fazer como vc. torras de 600 gramas.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, tentei olhar no tópico mas fiquei na dúvida quanto a todas alterações que fez no forno. Será que poderia enumerá-las? Elas já terminaram ou falta alguma ainda? Quais seriam na sua opinião as indispensáveis. Qual seria a estimativa de custo destas modificações feitas até agora?

 

 

ABCS

 

Já terminei o projeto. Falta apenas pintar o painel frontal e, talvez, o restante do forno, para conferir acabamento. Depois, postarei um video de uma torra completa nele. Em breve, postarei anúncio da venda, por encomenda, do forno modificado. As indispensáveis, na minha opinião, são: introdução de mais um jogo de resistências (rampa rápida de temperatura, além de deixá-la mais uniforme ao redor do tambor (em cima, em baixo e atrás); Eu alteraria o motor para um de maior velocidade, uma vez que o original, embora de torque (força de giro) maior, possui apenas 4rpm. Acho que, para o tambor do behmor, 15rpm são suficientes e de um torque aceitável para torrar até 400g de café por vez. Outros itens que considero necessários, para melhor controle da temperatura e, por conseguinte, da torra, são o PID, termopar e rele ssr. Além disso, como o controlador do painel original deve ser retirado, há que se instalar interruptores (ativação das resistências; desativação/ativação do terceiro jogo de resistências (imaginem assar um bolo ou uma pizza com controle total de temperatura, mas vê-lo queimado na parte traseira); ativação/desativação do motor da rotisserie (indispensável para a introdução e retirada do tambor do forno). Considero as lâmpadas um problema a parte - embora seja útil para torras realizadas a noite, sua instalação é de dificílima realização, uma vez que, encontrando-se o gabinete do forno já montado, a furação do buraco para encaixe do soquete é problemática, o que resulta em acabamento insatisfatório. Se fosse viável uma fácil desmontagem do gabinete interno do forno, resultando em uma chapa lateral livre para a realização da furação, poderia fazê-la entre duas madeiras, obtendo acabamento satisfatório. No meu, eu introduzi as lâmpadas, mas não faria, sem ressalvas, em forno modificado a ser vendido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Guilherme.

 

A respeito dos interruptores para o motor do eixo e ventoinha, encontrei uma simples solução que me poupou o trabalho de furação do gabinete e a instalação dos 2 interruptores. Fiz uma ligação direta do interruptor da lâmpada existente no painel original para os bornes de alimentação do motor e da ventoinha. Assim ao ligar a lâmpada, aciona-se também estes 2 motores, independentemente dos programas pre definidos na placa controladora. O grande benefício está em não anular a funcionalidade da placa e poder usar as programações do forno para seus fins específicos. É uma forma nada intrusiva de realizar as necessárias modificações para o controle destes 2 motores.

Não sei se poderá ser adotada no Philco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, não da para ser adotada no Philco, quando se objetivar exercer algum controle sobre a temperatura. O controlador do forno tem programações de temperatura especificas que não são satisfatórias para torrar café. Contudo, repensando o dito ontem, da para deixar o controlador no forno, instalando o PID em uma caixa anexa ao forno, ligada por um cabo que faça conexão direta entre o PID e as resistências. Assim, basta a instalação de um interruptor de duas vias. uma aciona o forno original, o outro o forno turbinado e apto a torrar café com controle de temperatura. Com o PID, tem-se controle muito bom sobre a temperatura, tornando o Philco um excelente forno para outras aplicações que não a torra de café. Se o cabra quiser gastar mais, da até para controla-lo por computador, traçando múltiplas rampas de temperatura.

Editado por Guilherme Torres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem, a pedido do Fogo Ruivo, reinstalei o motor original no forno e fiz uma torra de 500g de um café que ganhei de um amigo (nada excepcional, mas também não é ruim). Filmei a evolução da torra, que decidi, por experiência, começar da temperatura ambiente, sem pré-aquecimento do forno (cheguei à conclusão de que não é a melhor forma de se torrar em tambor, porque demora mais para sair da temperatura ambiente à desejada na fase de desidratação). Tirei fotos também do café torrado, que disponibilizei no flickr.

 

Descrevo, antes, a evolução da torra:

 

Café introduzido à temperatura ambiente (28ºC); elevação da temperatura até 150ºC em 6 minutos; mantido na citada temperatura por mais 6 minutos; início da rampa até 210º; temperatura alcançada aos 19min (primeiro crack); início da rampa para 217ºC; temperatura alcançada aos 21min (torra finalizada).

 

Peço que percebi, o motor mais lento, aliado à maior quantidade de café, retarda a rampa de temperatura (acho que aqui, a pouca conveccção dificulta a apresentação de uma temperatura homogênea em todo o interior do forno, lembrando que meu sensor é mais próximo da janela do que das resistências). Isso, por outro lado, não chega a ocasionar uma diferença muito grande entre os grãos mais claros e os mais escuros (não é muito homogenea, mas também não é muito heterogênea).

 

Fiz a torra em uma temperatura mais baixa do que a usual, por medo de, pela baixa rotação, ocasionar pontos de queimados nos grãos.

 

Bom, vamos ao video e às fotos:

 

 

http://www.flickr.com/x/t/0098009/photos/85044844@N05/8433021364/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é possível, Guilherme, instalar um motor capaz de rodar mais rápido que o original e ainda assim ter torque o suficiente para rodar o tambor com uma carga próxima de 500g?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GUI, FICOU MUITO BOM.....

 

 

Apesar da baixa rotação, se pré aquecer o forno em 170 e depois colocar o tambor, e após os 8 minutos elevar para uns 220 ou 230 graus, tenho quase certeza que finaliza entre 12 e 14 minutos.

Quanto a rotação estou estudando um motor de parafusadeira... maior rotação com alto torque.

Acertaremos esse projeto e patentearemos...kkkkkkkk

 

Tenta me ligar do skipe para ver se melhorou....

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Com o tambor behmor, que é pesado, não da para torrar 500g a 40rpm. 200g é o limite para essa velocidade. Ja encomendei 2 motores de 20RPM, idênticos por fora ao original do Philco. Acho que, talvez, com um de 20RPM, de para torrar essa carga, mais estimo que entre 350g e 400g seja mais realista. Com meu tambor antigo, torrava até 300g no motor de 40RPM. Vou testar os de 20, se ainda for pouco, parto para 10RPM.

 

Retificação. Já solucionei essa questão. Veja em resposta abaixo.

Editado por Guilherme Torres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe se você já respondeu isso antes, Guilherme, mas a instalação de uma ventoinha (se puder ser controlada a vazão de ar, melhor ainda) não resolveria o problema da convecção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A instalação da ventoinha é difícil por causa do alto grau de calor. Se o motor girar rápido ja gera a convecção desejada. Estou com um motor rápido com torque alto. Vou instalar e depois posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que é meio off topic, mas não resisti

 

 

 

 

Ps: ao custo de 2 brocas revestidas de titanio, consegui adaptar o eixo do motor mais forte para acionar o tambor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje eu decidi furar o eixo de um motor DC 12V com redutor que eu tinha comprado para instalar no forno, mas, dada a dificuldade de adaptação, havia deixado de lado. A existência do furo é indispensável para conectar o motor no adaptador em que é encaixado o eixo do tambor (antigo espeto para frango do forno).

 

A furação, de fato, não foi fácil. Usei duas brocas, uma de 1mm e outra de 2mm (o eixo tem pouco mais de 4mm de diâmetro, daí a dificuldade). Consegui furar de forma satisfatória, sem fragilizar demais o eixo, mas, ante a vibração ocasionada pela furadeira e a falta de uma furadeira de bancada, acabei por quebrar as duas brocas (revestidas de titânio). Usei uma terceira broca, de 3mm, para o acabamento final. Vou, ainda, reforçar o eixo de forma a deixar o mínimo de espaço entre o eixo e o conector e, assim, torná-lo bem robusto para aguentar até os 3kg/cm3 que o motor suporta na velocidade de 80RPM. O motor é tão forte que é impossível pará-lo no eixo com a mão (com o uso de um alicate seria diferente e estragaria as engrenagens de aço que reduzem a velocidade de giro e conferem o torque nominal).

 

Com isso, acredito que será possível torrar até 1kg de café a uma velocidade satisfatória para gerar agitação dos grãos e transferência de calor por convecção. Estimo, contudo, que o tambor do behmor não suportará tal capacidade para realizar uma torra homogênea. Mas, para ter certeza, só testando.

 

Posto a foto do motor, com destaque para a furação no eixo:

 

http://www.flickr.co...N05/8434775989/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o Gene torrei castanha de caju. Nem te conto o trabalho que tive para limpar a gordura do vidro !

Com pão de queijo ainda não tentei. :-)

 

 

 

Sei que é meio off topic, mas não resisti

 

 

 

 

Ps: ao custo de 2 brocas revestidas de titanio, consegui adaptar o eixo do motor mais forte para acionar o tambor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalado o novo motor. Agora não tem pra ninguém. Consegue girar bem um kilo, mas penso que, pelo tamanho do tambor do behmor, 850g seja o máximo a ser torrado, devido à expansão dos grãos durante os cracks. Eu, pessoalmente, farei torras de 280 a 290g de café cru, para obter 250g de café torrado.

 

Posto o vídeo, em homenagem ao foguinho, que me solicitou motor com maior capacidade de carga.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí garoooooooto!!!!!!!!

 

Muito obrigado pela homenagem Gui, desde o início sempre acreditamos que daria certo, e eu tinha certeza que com motor de alta rotação e alto torque e com potência de temperatura o brinquedo prometeria.

 

Essa semana eu encomendo o tambor e te mando o forno.

 

Valeu amigo.... vamos colocar esse brinquedo pra torrar 1 Kg de forma profissa!!!!

 

Entendeu????

 

Eu disse P R O F I S S A - KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

 

Até lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de bola, Guilherme. Muito legal!

 

Se a rolar a comercialização no futuro, é bem provável que eu queira um desses. Só preciso de um aporte de capital.

Será que este forno consegue meter 400C com as resistências extras? Daí posso fazer pizzas nele também!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguir, com certeza ele consegue. Mas não sei se arriscaria tal temperatura, porque é quente para diabo e o forno não foi projetado para ela. Por isso, limitei no PID, 280•C. Se você quiser, quando for encomendar, limito o seu em temperatura maior, mas não colocaria acima de 300•C, que é mais do que suficiente para fazer uma pizza crocante. Vivo fazendo aqui em casa no meu forno convencional. Utilizo uma pedra de assar pizza, fica show em 10min. com 240•C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí garoooooooto!!!!!!!!

 

Muito obrigado pela homenagem Gui

 

De nada. Sua demanda por um motor mais potente foi muito bem vinda. É sempre bom um desafio para nos impulsionar a fazer melhor.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos,

estou acompanhando esse tópico de perto.

Parabéns a todos os envolvidos.

Só uma pergunta, porque essa busca por motores mais rápidos e torras de maior quantidade (1kg)?

Eu torro de 250g em 250g, quando torro 500g o café fica velho.

Gosto de ter 2 tipos de café torrado no mínimo e 4 no máximo.

O barato pra mim é ter variedade e café sempre fresco, então não entendo muito o objetivo de torras de 1kg para uso residencial/caseiro, a não ser que seja uma república de estudantes (hehehe).

Guilherme, esse avanços no projeto, não inviabilizariam o custo? Acredito que o legal seja um forno nacional, com bom preço e que cumpra bem o recado. Acho que isso vc já conseguiu há algum tempo.

De qualquer forma excelente o seu projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa,

 

Penso o mesmo que você. Para o torrador domestico, 250g é mais do que suficiente para se ter um café sempre fresco. Mas há outras pessoas que podem querer torrar uma quantidade maior por vez, como, por exemplo, o proprietário de uma pequena coffee shop.

 

Quando pensei o projeto da primeira vez, fiz com mente em torras de 200 a 250g. Mas, para o foguinho, por exemplo, essa quantidade é insuficiente, dado o consumo semanal da casa dele. Dai, ante a demanda, procurei instalar um motor mais potente. O motor em si não é mais caro, mas demanda a instalação de um transformador, de um controlador de voltagem (para regula-lo à velocidade desejada, e de um conector estilo daqueles de entrada de energia de notebook. Tais peças, somadas, custam em torno de R$50,00. Há, também, a opção de instalação de um motor de menor torque e com velocidade fixa de 20RPM, um pouco maior do que a do behmor (15rpm). Tal motor suporta torras de até 650g. Na segunda hipótese, não há aumento de custo. Ficará à escolha de quem encomendar o forno comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rafa,

 

Complementando o Guilherme, direto tenho que fazer torras maiores que 500 gramas para a família, pois aqui em casa virou febre, agora pra mim, são só 250 gramas por semana. Nós precisávamos fazer o trem girar com força pois eu vi na internet um gringo que tinha um forno parecido e tinha adaptado por fora um motor de 1/4 hp para girar o tambor a uma boa velocidade e ele mostrava suas torras literalmente maravilhosas.

Penso eu que agora, resolvido o problema de temperatura, fluxo de ar dentro do tambor e velocidade de agitação chegaremos nesse denominador comum.

 

Agora tenho mais um desafio para o Guilherme!

 

Achei um vendedor que nos vende a hélice de ferro pequenininha para fazer convecção, claro que não parece ser necessária com toda essa agitação, mas se for o caso em uma possível torra de 1 kg, para auxiliar na transferência de calor na massa, pode ser instalado.

 

Ontem tentei pela ultima vez fazer uma torra com a programação original do forno no tambor que eu tinha feito lá no inicio do tópico, antes de deixar o Guilherme meter a broca em tudo....kkkkkkk, mas resultou em desastre... há de ter que se modificar tudo, então estarei despachando o meu Philco pro Guilherme.

 

Mas adianto, agora vai!!!!

 

O Guilherme vai ter serviço!!!!! kkkkkkk

 

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...