Ir para conteúdo

Aeropress


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Puxa, Clara! Parece que sua moagem tá muito fina mesmo, dá pra comparar até com o tamanho dos poros do filtro! rsrsrs

 

Além da questão da moagem fina, fines, temperatura da água, tempo de infusão etc, também entra nesta equação maluca a torra (quanto mais escura, mais vai puxar o amargor) e o tempo da torra (quanto mais velha, menos solúveis e notas sensoriais que equilibrariam o amargor).

 

Tentando ser breve.. eu tinha um café-referência gourmet, muito bom e que conheço bem, que servia de base para meus experimentos de receitas. Um belo dia, com um lote novo, minha receita passou a deixar um amargor que não tinha antes. Fui ajustando (tudo isso na AP) da maneira tradicional, moendo mais grosso, diminuindo a temperatura (cheguei aos tradicionais, de fábrica, 80°C da AP, que era o limite), e nada do amargor sumir. Foi quando li vários artigos do Matt Perguer, um deles sobre extrair mais solúveis do café para, por exemplo, permitir que os açúcares do grão fossem mais extraídos, que é o que equilibraria o café. Pegue uma xícara de café amargo e adicione açúcar: o amargo "parece" que some! Não é que ele sumiu, os solúveis com amargor ainda estão lá, mas o aumento de solúveis com açúcares aumentou e neutralizou o gosto amargo. Só então reparei que o novo lote estava com uma torra moderamente escura, quando antes a torra era média; imaginei que daí vinha o "novo" amargor.

 

Resolvi tomar um caminho (supostamente) inverso: mantive a moagem, a qual me dava um bom fluxo de 220g/40 seg, com o peso de uma mão na AP (existem técnicas diversas de apoiar: uma mão, uma mão e meia, duas mãos, antebraço etc.); aumentei drasticamente a temperatura da água de 86°C para 92ºC; aumentei o tempo total de infusão de 1:30/1:45min para 2:20/2:30min; aumentei e modifiquei a agitação (costumeiramente negligenciada nas preparações) e bingo: a %Ext subiu de 16% a 17% (subextraído) para 19,5% a 21,0%! Ou seja: o mesmo café muito melhor extraído e equilibrado, o amargorzinho quase se foi (aerando ele praticamente some, mas isto é outra história que estou estudando), porque acredito que ao extrair mais açúcares neutralizei o amargor, sem falar que a acidez fica mais complexa e percebem-se mais notas aromáticas/gustativas.

 

Abraços,

Lisboa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que eu tenho feito no aeropress é usar sempre 2 filtros.

O café tende a ficar mais sedoso (não encontrei palavra melhor) na boca.

 

Acho que minha extração média varia de 1:45 pra 2:00.. 1:30 me parece pouco mesmo.

Mas sempre vale tentar e ver no que dá. 

Avancei no teste... rsrs Vinha tirando com um Able Fine e um de Papel, juntos, ora um por cima (em contato com o pó), ora outro. Houve uma boa redução de pó no fundo da xícara em relação ao Fine sozinho, parece que o papel por cima segura um pouco mais de partículas (só um de papel, deixa resíduos). Daí fiz um sanduíche: Papel, Fine e Papel. O café ficou límpido (tanto ou mais que no V60), totalmente sem qualquer resíduo (deixei decantar uma hora e nada no fundo da xícara). Aumentou um pouco a pressão no êmbolo (atualmente estou comprimindo em 20seg). Depois vou testar com 2 de papel, que nem o Bruno.

 

Meu tempo total de AP é de 2:30, %Ext entre 19,5% e 20%, BR 5,5%. Não sei descrever direito (ainda não estou muito por dentro da terminologia do café), mas reduziu ligeiramente o amargor e ficou menos "seco" (seria o mais sedoso do Bruno?! rsrsr). Agora, para mim realçou claramente o umami especialmente em temperatura mais baixa (+-45ºC). Ficou muito interessante e bom. Como costumo brincar com um café de cada vez, dá pra reusar o(s) filtro(s) de papel umas 10 vezes! até mais, sem contaminação cruzada de sabor; o problema (assim como no reuso de filtro de papel no V60) é que vai ficando cada vez mais difícil de o líquido passar pelo(s) filtro(s), o que vai exigindo cada vez mais pressão no êmbolo. Isto talvez seja até uma vantagem pois aumenta a pressão em BAR da extração. A se testar e pensar mais sobre isso....

 

Amanhã vou tentar comparar a limpidez e sabor com um V60 (tirado no nº 2) com a mesma %Ext.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Comprei uma Aero a umas semanas, e desde então a poemia perdeu siginificativo campo para ela....:P

Nao uso filtro de metal ainda.....

Uso a moagem ali entre 14 e 16 no encore com microregulagem ( para espresso uso ali pelo 12)....

Metodo "normal"...aprox de 18 a 20g para 200 Ml de agua......

 

Não sei se ja colocaram aqui...mas achei legal esse video da isso é café, da parte de tutoriais deles....

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:)  obrigado João e Ana.

 

Essa canequinhas vieram de fora, minha irmã mora na Irlanda e me mandou de presente, não sei dizer onde ela comprou lá. Também tenho esse cara aqui que é meu xodó: https://instagram.com/p/252Ad9HCo8/

 

Haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o vídeo.. Só deu um ruim na hora que você pressiona a AP na jarra da Hario.. Dá uma impressão que pode quebrar.. [emoji16] [emoji16] [emoji16]

 

Digo isto porque eu já trinquei uma caneca assim.. kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Miyamoto e Santiago.

 

Sabe que antes de fazer o vídeo eu dei uma pesquisada para saber se podia fazer na jarra da Hario, não achei muita coisa, mas vi que algumas pessoas fazem... ela tem um vidro bem forte, mas normalmente eu faço na caneca mesmo.

 

(Santiago: pegar chuva sem paralama é foda)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Show de vídeo Dennys! Profissa mesmo! Ótimo para mostrar a simplicidade e praticidade da AP, mas eu gostaria de ver uma versão sem cortes para saber os seus tempos, agitação etc. ;)

 

@Miyamoto Sam, na maioria das vezes também despejo direto numa Jarra Hario nº 2, sempre com o coração na mão! O funil tem a vantagem de dirigir melhor o fluxo do líquido, mas tem a desvantagem de ter apenas 6 pontos de apoio que pressionam a parede superior da jarra de dentro pra fora. Por isso, ultimamente, venho apoiando a AP direto sobre a boca da jarra, dá certinho e distribui a pressão uniformemente sobre toda a borda, e desta sobre toda a parede da jarra. Isso se ainda me recordo bem das aulas de física no colegial, quando ainda havia aulas de física, química, português etc....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quebrei assim minha jarrinha alemã de vidro favorita ...

Mas já comprei outra [emoji4]

Agora tenho duas cafeteiras pequenas para AP e coados, uma de porcelana e a outra de vidro, tipo de máquina de café pequena (deve dar uns 350ml).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, aqui um outro método que vc deve amar:

 

 

com esse sorriso a moça pode usar o chemex, a ap e o hario de uma vez só.

Eu não prestaria atenção na extração nem no café.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Também uso pitcher de inox, é mais seguro, mas há certa perda de calor qdo transfiro para jarra Hario. O funil da AP na jarra Hario pode trincá-la, dependo da pressão necessária (se o pó tá muito fino). Usei meses a AP direto (sem o funil da AP) em jarras Hario e nunca quebraram, até que um dia usei com o funil da AP (tinha visita eu queria mostrar o equipamento completo), a moagem tava muito fina e eu na afobação forcei demais, deu uma trincadinha de leve (mas ainda dá pra usar normal). ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...