Ir para conteúdo

Faema Legend E61 X La Marzocco GS/3


r.lima

Postagens recomendadas

Olá pessoal, seguem ai duas grandes máquinas possiveis de se ter em casa ( e mais importante sem ter que se preucupar com importação, pois ambas podem ser compradas no Brazil ) que eu e meu pai cobiçamos em ter.

Qual das duas vocês preferem e porque ?

 

Obs : Ouvi falar que tem um tal de Paul que é o representante da la marzocco no Brazil, alguém saberia me dizer onde fica loalizado o showroom da LM ?

 

Obrigado ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lima, você tá podendo, hein? Qual o teu ramo de trabalho? Quer um sócio??? :P

KKKK disse que cobiço estas duas mas não ainda que posso compralas :lol: isso é com o meu pai rsrsrs

Talvez no futuro, mas ainda tenho muito o que curtir da VFA ( não deu nem 3 meses de compra ) compra-la agora seria um upgrade epic :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Lima, você vai postar fotos de ambas?

 

O Paul não tem showroom, você precisa entrar em contato com ele via e-mail e agendar uma visita. Talvez ele nem tenha a máquina no momento para te mostrar, mas é ele que vende com certeza. Ele está em São Paulo e é representante da La Marzocco no BRASIL.

 

O site dele: http://www.lamarzocco-brasil.com.br/

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudei o tópico para o fórum de máquinas de expresso e o título para "Legend", não Emblema. Acho que é essa que quer saber.

 

Tem alguma coisa nesse tópico do HB. Curioso que o John migrou de uma GS/3 para uma Legend.

 

Acho que as máquinas não compartilham nada de parecido:

 

- GS/3: duas caldeiras de inox (3,5L vapor, 1,5L café), temperatura controlada por PID, pré-infusão da linha na versão de paddle (mas tem que ligar na rede hidráulica). Pode funcionar com tanque também.

- E61: trocador, caldeira de cobre (6L), temperatura requer gerenciamento (tem o restritor ajustável para ajudar), pré-infusão no grupo e da linha, sem tanque.

 

Site do Paul: http://www.lamarzocco-brasil.com.br/

 

E Faema com a Italian Coffee: http://www.italiancoffee.com.br/

 

Mas já aviso, não vá querer perguntar pro Paul qual é melhor, nem pro vendedor da Italian Coffee... :)

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lima vc vive fora do país?

Pq Brazil não sabia que aqui era com Z também! :) :)

Brincadeira a parte, escolheria LM! 24.000 baratim hehe

O Paul está em sampa e representa LM no Brasil com S mesmo!!!

Grande abraço, mas nao pense que so pq custa 24 mil seu café será o tal!!! Tem muita coisa envolvida e pq a marca tem historia etc

:o não esperava que custasse pouco, mas não pensei que chegasse a 24 , achei que tivesse mais pros 18 mil

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inox é só polir... Ruston, essa mensagem que o Lima respondeu tava duplicada, fui remover e as duas se foram (talvez tenha removido a outra...). Foi mal

.

Acho que a Legend também é super cara.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem problemas!

Sei que é só polir, mas os caras nem tomam cuidado, pq sao aqueles arranhoes de limpeza feita com bucha hehe

Bucha é com x ou com ch?? Pq Brasil sei que é com S!!!!

Kkkkkkk

Tenho que me divertir de vez em quando :)

Menino Lima é só uma brincadeira viu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem problemas!

Sei que é só polir, mas os caras nem tomam cuidado, pq sao aqueles arranhoes de limpeza feita com bucha hehe

Bucha é com x ou com ch?? Pq Brasil sei que é com S!!!!

Kkkkkkk

Tenho que me divertir de vez em quando :)

Menino Lima é só uma brincadeira viu!

rsrsrsrs BRAZIL ZIL ZIL ZIL ,so para te provocar

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que a Legend de 2 grupos é 29k ( só estava disponivel em 2 quando comprei a VFA ) , então tenho esperanças que a de 1 seja 15k :lol:

 

Mas então pessoal, sei que são máquinas diferentes ( mais as duas são lindas e a legend parece um carro antigo de tanto cromo ) mais qual vcs acham mais adequada para uso doméstico , talvez a gs3 por ter tanque e ter um boiler menor mas temos que levar em consideração que pelo fato da água ficar no tanque aquecendo e esfriando tende a satura-la ( coisa típica de dual-boilers ? mas isto só acontece se ficar com a máquinas parada por uns 2 dias procede ? ) . Já na Legend por ser HX não tem o problema de "estragar" a água pelo fato de não ficar com ela parada no boiler mas em compensação sua caldeira de 6l pode ser um problema pelo tempo que leva até estabilizar a temp.

E qual que em situações igualitárias ( mesmo café, as duas estabilizadas termicamente, mesmo tempo de pré-infusão , o mesmo grinder ( regulado especificamente para cada máquina etc... ) poderia produzir um Godshot mais facilmente / ou melhor chávena

 

desculpe-me se a pegunta parecer estupida, mas deem apenas um palpite :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a de 2 grupos é 29 mil aposto que a de 1 grupo é no mínimo 22 mil. Nos EUA os preços são USD 8 mil e USD 10 mil...

 

Eu acho que você tá tentando comparar duas máquinas muito distintas e, mais ainda, querendo nossa adivinhação! Posso falar da GS/3, já usei bastante, nunca fiquei uma temporada com ela, mas já usei em eventos etc. A máquina é excepcional. Bastante consistente e portanto pode repetir extrações fantásticas com facilidade, considerando que o resto é muito bom (moinho, café, barista).

 

A Faema Legend já deve ter uma extração mais parecida com a sua VFA, com melhorias. O grupo E61 manual tem a pré-infusão e essa máquina ainda tem o restritor para ajudar no gerenciamento de temperatura. Acredito que com ela é mais fácil fazer experimentações por ser rápido mudar a tempertura do grupo com um flush.

 

Quanto a "água" parada, acho bobeira. E seria o contrário de saturar, a não ser que a caldeira esteja se "desfazendo" e contaminando a água, aí sim, saturaria do material dissolvido... ;) De fato, a água logo depois de ser aquecida pode perder sólidos solúveis que se precipitam. Não é muito nosso caso por termos em geral água branda. Na caldeira da Faema eu acho que o trocador tem uns 400ml, também não é tão pequeno - num tempo longo entre uma extração ou outra terá a água "parada" e não dará um flush de 400ml...

 

E, novamente, considerando uso doméstico, nenhuma delas é adequada, são grandes e demoram para aquecer etc. Mas, claro que se pode ter em casa e acho que a GS/3 MP vale mais a pena se ligar na rede hidráulica.

 

A última pergunta não é estúpida, mas realmente teríamos que dar um chute, não um palpite. Eu, se pudesse, ficaria com as duas por 1 ano para comparar e te responder! :lol:

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, não sei se ter uma dessas duas máquinas é garantia de um café excepcional mas...

 

...considerando que vc já tem um Super Jolly, que muito provavelmente só utiliza bons cafés, então com uma Legend ou uma GS/3 se o seu café sair qualquer coisa menos que muito bom, vai colocar a culpa em quem, hein? Hein? É só com você amigo, a peça na frente da máquina! Os bodes espiatórios você se encarregou de enterrar! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E, novamente, considerando uso doméstico, nenhuma delas é adequada, são grandes e demoram para aquecer etc. Mas, claro que se pode ter em casa e acho que a GS/3 MP vale mais a pena se ligar na rede hidráulica.

 

Realmente Márcio, pra usar em casa, não faz o menor sentido ter uma dessas. O tempo de aquecimento é longo, a caldeira é grande, essa de 6 litros então enorme.Eu quando tomo espressos, faço no máximo uns 4 pra mim, num dia que estou empolgado. Quando tem amigos/família em casa umas 8-12 xícaras no total. Acho que nesse nível uma máquina dessas é desnecessário...

Mas cada um compra o que quer e o que pode, não é mesmo?

Só acho que o comprador as vezes compra uma máquina caríssima, achando que só por ser "a máquina" o café será melhor.

Esquece de outros detalhes: moinho, e principalmente as torras dos cafés utilizados...

Vemos casos de usuários que compram a máquina caríssima, moinho mediano e usa cafés com torras que deixam a desejar...e no final acha ruim a máquina demorar pra esquentar...

São detalhes, mas que valem a pena comentar.

Acho que uma máquina dessa é pra um "conhecedor", "addicted", que beba muitos espressos e que tenha tempo para prepará-los com calma...tenha uma senhor moinho e um torrador em casa com torras personalizadas para seu gosto pessoal.

Entretanto, existem opções bem mais baratas e parecidas tambem com grupo Faema E61 que no custo benefício valeria a pena serem observadas.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é por aí. Mas pode valer a pena até mesmo para usar nos finais de semana, deixar ligada o dia todo etc.

 

Se eu pudesse trabalhar de casa... Ou então, melhor ainda, colocar uma configuração dessas no trabalho para umas 5-8 pessoas usarem, aí vale a pena.

 

Só mais um detalhe de comparação... A GS/3 deve levar uns 15 minutos para chegar na temperatura mais uns 15 para garantir que o grupo esteja no ponto. Acho que a Faema Legend vai demorar um pouco mais, talvez 45 minutos.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas que máquina fica realmente pronta, com o grupo devidamente aquecido e estável (dentro das possibilidades), em menos de 15 minutos? Complicado, mesmo para as mais simples. Não adianta, fazer um bom café exige tempo e paciência, ou pelo menos planejar um cronograma. Se vai fazer de manhã, ligue a máquina antes do banho e outros afazeres que estará no ponto no momento planejado.

 

Não vou nem falar em economia de energia ou de custo/benefício que me parece fazer pouco sentido discutir centavos ou preço de cada shot quando estamos falando de máquinas cujos preços ultrapassam 5 dígitos. São máquinas pra aficcionados, e não há apelo meramente racional que justifique a sua compra. É paixão pelo hobby mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, infelizmente não tive o prazer do contato com nenhuma das referidas maquinas, posso apenas oferecer uma medida comparatoria para o tempo de aquecimento, utilizando meu equipamento atual, possuo um Astoria Pratic SAE de 2 grupos, com caldeira de aproximadamente 8,5 litros (2,3 UK Gal). O tempo de aquecimento da caldeira é de 20min em média e o grupo fica em torno de 40 a 50min dependendo da temperatura ambiente que aqui no Sul varia bastante entre inverno e verão (10º inverno e 30º no verão). Acredito que um equipamento de tal porte, mesmo não sendo do mesmo nivel de uma GS/3 e Legend, para uso doméstico, seria o mesmo que comprar uma carreta para passear em fins de semana. Obviamente, como ja citado se você pode adquirir e quer adquirir, não havera argumento que o convença do contrario, tenho um amigo que sismou que queria um Mac Pro foi la e comprou, mas ele so usa editor de texto e navega em face e youtube. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consigo fazer uma extração em 6-7 minutos com a Bacchi (tirando o tempo de preparo, que nas outras também está incluso). ;)

 

A Elektra Microcasa a Leva e La Pavoni ficam prontas em uns 12 minutos. E é pra fazer o café logo, que se esperar muito elas ficam de cabeça quente. A Gaggia Achille chega em 1 bar muito rápido (em 5 minutos, 1200W para caldeira de 1L) só que o grupo demora mais a aquecer, nada que água pelo grupo não resolva. Acho que dá para em 10 minutos ficar pronta.

 

As Gaggias com mais plástico ficam prontas bem rapidamente, exemplo é a Evolution. Aposto que em 10 minutos está tinindo, por não tem metal roubando calor do grupo/caldeira. As outras (Classic e Silvia) podem também ficar prontas mais rapidamente com flush.

 

Imagino que a tal da Breville Infuser, nova, que usa termobloco, fica pronta bem rapidamente.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Dose também esquenta rapidamente. Mas não sei se em 10 minutos está tinindo. Eu faço um teste muito científico pra saber, que é tocar a mão no grupo, rsrs. As partes mais grossas de metal, como o próprio portafiltro, demoram um pouco a esquentar. Cloro que com flushes, vapor, etc. tupo dpode ser acelerado, mas só no desespero faço isso.

 

De qualquer modo, o que eu quis dizer com os 15 minutos é que nunca é instantâneo o ritual do café. Não é como colocar uma xícara de água no microondas e jogar uma colher de nescafé. Eu mesmo se não estou com tempo pra fazer as coisas no script, prefiro mão fazer.

 

E eu não me importaria nem um pouco de esperar meia hora se tivesse a oportunidade de ter uma GS/3... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas em termos de desempenho a.Speedster deve ser semelhante à gs3, não?

E é muito mais bonita!

Se eu vou gastar essa grana na máquina também estou pagando na beleza...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, dizem ser semelhante... A Speedster não tem tanque. Tem um pistão de pré-infusão que funciona de maneira semelhante ao E61, e é possível manter pré-infusão com a pressão da linha também, como na GS/3. De resto são detalhes mais visuais, ergonômicos e claro, no final das contas, da tela e resultado na xícara.

 

Só lembrando que o custo da Speedster deve ser bem mais alto, e a depender do modelo de venda que alguém traga aqui pode ficar um pouco ou muito mais caro que a GS/3. Pelo que me lembre o Kees só vende a Speedster diretamente sempre que possível, aqui vai precisar de certificação e um representante, mas sem desconto para distribuidor, façam as contas...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, dizem ser semelhante... A Speedster não tem tanque. Tem um pistão de pré-infusão que funciona de maneira semelhante ao E61, e é possível manter pré-infusão com a pressão da linha também, como na GS/3. De resto são detalhes mais visuais, ergonômicos e claro, no final das contas, da tela e resultado na xícara.

 

Só lembrando que o custo da Speedster deve ser bem mais alto, e a depender do modelo de venda que alguém traga aqui pode ficar um pouco ou muito mais caro que a GS/3. Pelo que me lembre o Kees só vende a Speedster diretamente sempre que possível, aqui vai precisar de certificação e um representante, mas sem desconto para distribuidor, façam as contas...

 

Márcio.

 

Digamos que daria um valor proximo ao necessario para comprar um lote em uma area elevada do interior de Minas/SP/PR, e começar a plantar o próprio café! :P

 

Mas que a bixinha é show....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, infelizmente não tive o prazer do contato com nenhuma das referidas maquinas, posso apenas oferecer uma medida comparatoria para o tempo de aquecimento, utilizando meu equipamento atual, possuo um Astoria Pratic SAE de 2 grupos, com caldeira de aproximadamente 8,5 litros (2,3 UK Gal). O tempo de aquecimento da caldeira é de 20min em média e o grupo fica em torno de 40 a 50min dependendo da temperatura ambiente que aqui no Sul varia bastante entre inverno e verão (10º inverno e 30º no verão). Acredito que um equipamento de tal porte, mesmo não sendo do mesmo nivel de uma GS/3 e Legend, para uso doméstico, seria o mesmo que comprar uma carreta para passear em fins de semana. Obviamente, como ja citado se você pode adquirir e quer adquirir, não havera argumento que o convença do contrario, tenho um amigo que sismou que queria um Mac Pro foi la e comprou, mas ele so usa editor de texto e navega em face e youtube. :P

A R58, que não tem caldeiras tão grandes, só estabiliza mesmo após 45m, em 30m ela está em uns 95%. A caldeira pega temperatura rápido, acho que 5 min para a do café e 10 para a do vapor mas, até o nariz esquentar...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa speedster tem um visual maravilhoso mesmo , mas mesmo assim ainda sinto algo especial pela Legend :wub: rsrsrsrs .A única coisa que eu não gosto de visual da GS/3 são os painéis laterais de plástico, mas nada que pagando um pouco mais pelos de madeira ou de vidro não resolva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava hoje a tarde comprarando a Rocket R58 com a GS/3 , estava levendo em consideração no futuro fazer o upgrade pela R58. A primeira questão de se levar em consideração é o preço da LM ( não sei quanto custa a rocket, mas tenho certeza que importa-la devce sair bem mais barato do que 24k)

As duas são dual-boiler

As duas tem PID com as mesmas funções

A GS/3 leva vantagem por ter representantes no Brazil ( brazil com z só para provocar o Ruston )

A GS/3 leva vantagem por ter o boiler de vapor maior

A GS/3 leva vantagem por pré-aquecer a água do reservatório antes de manda-la para a caldeira ( ouvi isto em um vídeo do SCG )

A Rocket leva vantagem pelo preço

A Rocket leva vantagem por ser inteira de inox ( acho um desaforo uma máquina como a GS/3 custar 24K e levar plástico em sua volta )

Na minha opnião a Rocket leva vantagem no grupo por ser e61 ( desde sempre desejo uma máquina com chave mecanica
:)
)

Não tenho duvída que o grupo da GS/3 seja tão bom/melhor do que o e61 mas ainda sim acho meio estranho aquela "padle"

 

Qual a opnião de vocês ? qual escolheriam ? e mesmo que as duas tivessem o mesmo preço, ainda escolheriam a rocket ?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...