Ir para conteúdo

Modificações nas Gaggias semiautomáticas


r.lima

Postagens recomendadas

Olá pessoal eu gostaria de iniciar este tópico com o objetivo de listar algumas das modificações mais freqüentes/ necessárias para algumas pessoas/ que melhoram significativamente o potencial destas máquinas

 

. Primeiro pelo que andei lendo ,muitos proprietários de Gaggias reclamam da má qualidade de fabricação dos filtros que acompanham as gaggias de fábrica ( principalmente o filtro simples ) .

Um upgrade por um filtro vst , pode resolver

 

. Um dos maiores desafios com as Gaggias e que exige bastante treino é a obtenção de micro-espuma com o leite. Muitos tentam melhorar o desempenho dos seus panarellos tirando sua capa, mas pelo que andei lendo o que deixa muita gente satisfeita é troca pelo braço de vapor da Silvia . Outra solução é a compra do chamado "Latte art panarello wand" ( acho que a Imeltrom vende , e por uns vídeos que andei vendo da para conseguir uma bela microfoam a ponto de despejar uma belas rosetta's )

 

. Toca da OPV por uma regulável de latão

 

. Troca por um PF naked

 

. Instalacão de um controlador eletrônico de temperatura PID

 

. Alteração do "ladrão" no tanque de água nos respectivos modelos : Baby Class / Baby Dose / Baby Twin

 

Etc... ( esses são os que me vem a mente no momento , me desculpe se ficaram faltando alguns. Se ficaram me avisem quais, para que eu possa adicionar )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

Faltou uma coisa bem básica: tampar o furinho do "ladrão" do reservatório de água, que é ridiculamente baixo. Antes de tampá-lo (por fora, com um pedacinho quadrado de Silver Tape), a água não chegava no final do dia. Agora dá, em média, pra encher apenas de manhã e passar o dia sossegado.

 

Puxa, eu tô tomando café demais... B)

 

Abraços e Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

Faltou uma coisa bem básica: tampar o furinho do "ladrão" do reservatório de água, que é ridiculamente baixo. Antes de tampá-lo (por fora, com um pedacinho quadrado de Silver Tape), a água não chegava no final do dia. Agora dá, em média, pra encher apenas de manhã e passar o dia sossegado.

 

Puxa, eu tô tomando café demais... B)

 

Abraços e Carpe Coffea!

 

Mas este problema é em todas as gaggias ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Lima,

 

Na Baby Class, Baby Dose e Baby Twin, que compartilham mesmo modelo de reservatório, com certeza. E considerando que já há os buracos da alça, o "ladrão" fica não apenas baixo demais, mas redundante.

 

Na Viva há uma "rebaixo" de uns 3 milímetros no alto do tanque, então não se aplica. Não sei a respeito das outras, mas só de haver uma que sei não se aplicar, a "mod" já não é universal...

 

Se o tema for a universalidade das Gaggias, concordo que não se pode incluir esse "mod".

 

Mas algumas dessas modificações não se aplicariam a todas Gaggias: PID é nativo em algumas Gaggia superautomáticas; o Panarello mencionado era o padrão alguns anos atrás; OPV regulável foi peça nativa de alguns modelos semi da era das caldeiras de latão e de cobre, e acredito serem usadas em algumas superautomáticas; porta filtro naked/bottomless não se aplica nas superautomáticas etc. ;)

 

Pensei que seria uma lista de todas mods possíveis em Gaggias de modo geral, por isso minha sugestão. Mas é praticamente o mesmo que colocar um band-aid, é quase vergonhoso chamar isso de "mod"... hehehe... :D

 

Minha próxima sugestão seria instalar um Timer na tomada da Gaggia, pra ela ligar e pre-aquecer de manhã antes de eu chegar na cozinha, mas como as novas superautomáticas programáveis também já vem com isso, a proposta não se aplicaria.

 

faremos uma lista inclusiva ou exclusiva? Você que manda!

 

Abraços e Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que poderia ter uma cabeçalho padrão, deste tipo:

 

MOD: Alteração do Ladão do reservatório de água.

 

Modelos aplicaveis: Baby Class, Baby Dose e Baby Twin.

 

Materiais Necessarios: Epoxi, fita adesiva e palito de dentes.

 

Onde encontrar os materiais: Mercados, lojas de material eletrico.

 

Como fazer: Bla, blablabla........

 

Assim padroniza o texto, e ja indica os modelos aplicaveis e demais informações.

 

Ps: O primeiro post poderia ser um indice com o link direto para os respectivos post's.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Lima,

 

Na Baby Class, Baby Dose e Baby Twin, que compartilham mesmo modelo de reservatório, com certeza. E considerando que já há os buracos da alça, o "ladrão" fica não apenas baixo demais, mas redundante.

 

Na Viva há uma "rebaixo" de uns 3 milímetros no alto do tanque, então não se aplica. Não sei a respeito das outras, mas só de haver uma que sei não se aplicar, a "mod" já não é universal...

 

Se o tema for a universalidade das Gaggias, concordo que não se pode incluir esse "mod".

 

Mas algumas dessas modificações não se aplicariam a todas Gaggias: PID é nativo em algumas Gaggia superautomáticas; o Panarello mencionado era o padrão alguns anos atrás; OPV regulável foi peça nativa de alguns modelos semi da era das caldeiras de latão e de cobre, e acredito serem usadas em algumas superautomáticas; porta filtro naked/bottomless não se aplica nas superautomáticas etc. ;)

 

Pensei que seria uma lista de todas mods possíveis em Gaggias de modo geral, por isso minha sugestão. Mas é praticamente o mesmo que colocar um band-aid, é quase vergonhoso chamar isso de "mod"... hehehe... :D

 

 

Abraços e Carpe Coffea!

 

Vou corrigir o título do tópico para especificar apenas os modelos de gaggia semi-auto pois foi para essas que tive a iniciativa de criar o tópico , me desculpe a confusão

 

Obs : também irei adicionar o mod do tanque de água

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Desculpem a ignorância, mas o PID é tão importante assim? Qual o verdadeiro ganho dele na minha xícara?(que, afinal, é o propósito de todos nós)

 

E aproveitando o embalo:

 

1 - Nao tem como ajustar a OPV da twin?

 

2 - e o PID? Onde encontramos pra baby twin?

 

Muito grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Desculpem a ignorância, mas o PID é tão importante assim? Qual o verdadeiro ganho dele na minha xícara?(que, afinal, é o propósito de todos nós)

 

E aproveitando o embalo:

 

1 - Nao tem como ajustar a OPV da twin?

 

2 - e o PID? Onde encontramos pra baby twin?

 

Muito grato!

 

O PID se não me engano pode ser comprado na auber instruments . E sim o PID oferece uma melhora significativa na xícara , pois ele trás uma estabilidade térmica com precisão de 1 C ao invés de 15 C em um termostato comum . E o PID támbem te trás praticidade e econômia de tempo pois com ele você não precisa ficar fazendo o Temperature Surfing , só precisa realizar quando vaporiza para poder "voltar" a máquina na temperatura de extração mais rapidamente e repor a água que foi tirada da caldeira ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lima,

 

Acho que sua pergunta ficou confusa.

 

Silvia sem PID? Do jeito que vem de fábrica?

 

Acho que depende da necessidade e da opinião de cada barista sobre como ele vê cada equipamento.

 

Se não me engano já existe um tópico com uma enquete sobre essas preferências. Dá uma olhadinha lá ;)

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

R.lima esta foi uma das primeiras perguntas que fiz e quase apanhei, rsrsr.

Mas é + ou - o seguinte , na Silvia o Pid tem mais importância do que na Twin, como a Twin tem o thermobloco do vapor, a temperatura na caldeira fica mais sob controle que na Silvia.

Então se pensar em investir na Silvia , já pense em Silvia+ Pid, acho que é isso né pessoal ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual vocês preferem uma Baby Twin com todos os mod's ou uma rancilio silvia ?

 

Eu iria de Silvia, já que eh uma maquina pra vida toda e possui um campo mto grande para futuras modificações e upgrades.

 

Eu tenho uma Silvia original(sem mod) e posso dizer que a maquina eh espetacular. Eh claro que a gaggia tb eh super conceituada e tal, mas prefiro gastar mais numa Silvia "pelada" do que numa gaggia já com todos os mods.

 

Explico: se vc já tem uma gaggia com todos os mods, qdo sentir necessidade de fazer upgrade vai ter que comprar uma maquina nova. Agora, com uma Silvia vc poderá fazer mtos ups na mesma maquina. Uma Silvia original já te proporciona um cafe excelente. Eu,por exemplo, ainda nao senti necessidade de fazer nenhum up.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além da caldeira não corroer e soltar alumínio no café (quem não acompanha o tópico da corrosão em caldeiras gaggia, sugiro que dê uma passadinha por lá).

 

Eu iria de Silvia, já que eh uma maquina pra vida toda e possui um campo mto grande para futuras modificações e upgrades.

 

Eu tenho uma Silvia original(sem mod) e posso dizer que a maquina eh espetacular. Eh claro que a gaggia tb eh super conceituada e tal, mas prefiro gastar mais numa Silvia "pelada" do que numa gaggia já com todos os mods.

 

Explico: se vc já tem uma gaggia com todos os mods, qdo sentir necessidade de fazer upgrade vai ter que comprar uma maquina nova. Agora, com uma Silvia vc poderá fazer mtos ups na mesma maquina. Uma Silvia original já te proporciona um cafe excelente. Eu,por exemplo, ainda nao senti necessidade de fazer nenhum up.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas,

Um dia destes colocaram em algum tópico dos passos seguidos por um " americano" ( não lembro) sobre a saga de entrar no mundo do café, e no site tinha toda a história e dúvidas encontrada por ele, mas enfim, no início, na ocasião da escolha da máquina ele queria uma que a caldeira não fosse de alumínio. Mas lhe pergunto com todos os controles, homologações e tudo que existe para que um produto qualquer não ofereça riscos ao consumidor, iriam os governos do Eua, Europa, permitir a venda de tal produto caso o mesmo oferece riscos a saúde ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Gil,

 

Com certeza não, principalmente os europeus.

O alumínio até onde se sabe não oferece risco à saúde. Inclusive alguns antiácidos têm como princípio ativo o hidróxido de alumínio, que vira cloreto de alumínio no estômago e é absorvido pelo organismo. O cloreto de alumínio também é a base da maioria dos desodorantes antitranspirantes. E é usado sulfato de alumínio como floculante no tratamento de água.

Mas o alumínio também não é útil ao organismo.

 

Já foram encontradas em alguns pacientes com alzheimer concentrações altas de alumínio nas placas que esta doença forma no cérebro. Porém não conseguiu se estabelecer se havia uma relação de causa e efeito, ou se era simplesmente um local propício para o acúmulo. Seria legal se o Ruston, ou algum dos outros médicos ou estudantes de medicina aqui do fórum pudessem nos trazer maiores esclarecimentos :) .

 

Mas sinceramente fazendo mal ou não a idéia de ingerir alumínio não me agrada :D . E tem também a questão do gosto. Quando eu ainda estava morando com os meus pais, eles conseguiam dizer claramente quando a água tinha passado pela cafeteira.

 

E a longo prazo, a durabilidade da própria máquina de café pode ser comprometida.

 

Lucas,

Um dia destes colocaram em algum tópico dos passos seguidos por um " americano" ( não lembro) sobre a saga de entrar no mundo do café, e no site tinha toda a história e dúvidas encontrada por ele, mas enfim, no início, na ocasião da escolha da máquina ele queria uma que a caldeira não fosse de alumínio. Mas lhe pergunto com todos os controles, homologações e tudo que existe para que um produto qualquer não ofereça riscos ao consumidor, iriam os governos do Eua, Europa, permitir a venda de tal produto caso o mesmo oferece riscos a saúde ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas, quanto ao Alzheimer, a não ser que estejam usando muito mais panelas de alumínio em casa do que se usava antigamente,.... Poderíamos culpar o alumínio, eu particularmente acredito que devido ao gigantesco numero de pessoas com este mal, eu mesmo conheço uma infinidade, deve ser algum produto químico presente nos alimentos, ou até mesmo em algum remédio de uso habitual, enfim, voltemos a caldeira.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora que o risco de desenvolver a doença aumenta com a idade, ,

a expectativa de vida aumentou, logo a tas de incidência também.

Não conheço associação com uso de alumínio.

Bruno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera,

 

Bom dia.

 

Vamos voltar ao assunto do tópico para não haver conflito de informações.

Talvez direcionar o assunto para um tópico mais específico.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Fogo Ruivo,

 

Minha área são os vírus, as bactérias e os protozoários, mas acho que a galera ta viajando demais na maionese. Se formos entrar nessa nóia que tudo dá câncer, Alzheimer, etc, ninguém sai mais de casa.

 

Voltemos às modificações. Minha baby twin é peladinha, peladinha...

 

To aguardando o braço da silvia e os novos portafiltros. Qual seria meu próximo passo? O PID?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OPV da Classic? Por que? Pra regular pra 9bar?

 

Meus shots com os 11 bars originais estão saindo bons. E olha que são nos filtros (despressurizados) porcarias originais da gaggia (que, alias, pedi na imeltron e chegaram bem depressa, mas me arrependi pela qualidade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, fui no mesmo caminho braço da Silvia e filtros, quando chegar o braço se tiver alguma dificuldade, pergunte.

Gilberto,

 

Recebi meus portafiltros e o braço da silvia da espressotec.

 

Se me lembro bem você tinha dito que existe um vídeo explicando como faz a troca. Existe mesmo?

 

Outra coisa. Eu perco a garantia? comprei ela há uns 03 meses.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a garantia, se der problema volta o braço antigo. Em um ano eu estarei mais para trocar de máquina do que de braço, rsrsr

 

Thiago, tinha um tópico em maquinas de expresso, na última página que falava sobre trocar o braço, mas vamos lá:

 

video:

 

Este vídeo, em 11:15 segundos o camarada começa a desmontar a Twin, siga os passos, mas claro só desmonte a parte superior.

 

Passos:

 

* tirar o botão preto da válvula de vapor, é só colocar uma chave de fenda com a fenda deitada e girar para a fenda ficar de [é que já sai.

* Ai tem um parafuso, solta.

* Solta os parafusos da parte de baixo/frente máquina, próximo ao chuveiro. Marque bem quais parafusos são de qual lugar, pois parecem todos iguais , mas este por exemplo tem a cabeça mais fina. ( eu misturei tudo, só percebi a diferença depois )

* tire o reservatório de agua, e solte 2 parafusos que esta abaixo do reservatório.

* agora solte 2 parafusos que estão na máquina , próximo de onde estava a parte superior do reservatório.

 

* bem, agora você vai tirar o porta xícaras, tem que soltar um cabinho.

* agora vai tirar a parte de cima da máquina, tem que soltar outro cabo junto aos botões que estão nesta capa que você esta tirando, cuidado com a ponta do cabo, eu quebrei a capinha vermelha do meu.

 

* Agora você já consegue ver de onde sai o braço original, desparafuse a plaquinha de ferro que prende a rótula do braço da Gaggia.

* para tirar o braço antigo é só puxar com jeito que ele sai, vai ficar um anel elástico dentro da peça plástica, tire ele.

 

BRAÇO DA SILVIA:

* O bico onde sai o vapor é rosqueado, tire-o.

* passe um sabão na haste e tire a borracha que serve para não se queimar.

* tire a porca, pois não vai ser usada.

* coloque a borracha para não se queimar novamente.

* tem um anel de borracha ( o'ring ) ok ?, vai ter que ser instalado com este anel, eu coloquei com o que estava na Gaggia e ai pingava água. Este anel você deve colocar na ponta de cima do braço e encaixar na rótula preta, normalmente o o'ring sai, se precisar de uma lubrificada nele e vá com calma que ele entra.

 

Ok, agora é só montar.

 

Separou os parafusos de cada lugar ?

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...