Ir para conteúdo

Latte Art


Luiz Felipe

Postagens recomendadas

@Cabral : Já comprei no dia do posts. Síndrome ruiva tá forte nesses dias Rsrs

:D:lol::D

 

Demorei!

 

Depois conta se gostou, de repente mais alguém se interessa e aparece uma chance de rachar os custos de frete/importação... (vai aí, Rodrigóquis??? ;) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Eae galera do clube! Ca estou mais um vez. rs.

A algum tempo, tinha visto um video de um barista que preparava o leite pros lattes com prensa francesa. Confesso que fiquei curioso.

Tenho uma Poemia a algum tempo e sempre vaporizo o leite com ela, consigo ate uma espuma bacana e digna(depois de centenas de videos tutoriais e litros de leite que resultaram em bolhas gigantes e porcos indo pro abate), mas, agora a tarde depois de tirar da poeira minha finada Dolce Gusto, resolvi relembrar os velhos tempos.

Fiz uma capsula de espresso intenso, bem bonito até, muita crema. Tinha gosto de café coado em meia velha logicamente.

Masssss, ao prepar um choco caramel e um latte machiato, minha surpresa! Por serem bebidas a "base" de leite, o gosto do mesmo definiria o resultado final, e pasmem, achei beeeem superior ao que preparo vaporizando na Poemia. Fiquei realmente besta.

Uma bebida muito cremosa no resultado final, coisa que nunca atingi vaporizando. Estou cogitando até usar as capsulas de leite nos meus capuccinos. 

Ai fica a pergunta, qual seria a melhor maneira de se obter um leite "encorpado" ou mais denso pra lattes? Sera que sou eu que esse tempo todo estive vaporizando errado ou existe outros metodos melhores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bebidas com leite da dolce gusto são leite em pó (leite ninho, nada mais nada menos).

Não sei sobre preparar leite em PRENSA FRANCESA, mas existem CREMEIRAS (muito comuns na Itália) que servem para espumar o leite sem precisar de uma máquina com bico de vapor, são fáceis de usar e algumas funcionam bem, ainda que não sejam muito práticas para limpar.

O leite da Dolce Gusto é leite Ninho, qual leite você usa com a Poemia, e de que tipo?

Existe leite ninho "de caixa" quem sabe dê o resultado de sabor que você está habituado. Ou se quiser "replicar" o resultado obtido com as cápsulas, é só colocar a quantia igual de leite Ninho na água quente.

Mas leites diferentes (longa vida ou não, integral, desnatado,etc) dão resultados diferentes, até mesmo MARCAS DIFERENTES do mesmo tipo darão resultados diferentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa abrir um tópico para isso no - latte art , tem 3300 posts sobre o assunto , todas as dúvidas possíveis e imagináveis estão lá.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/96-latte-art/page-1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que a prensa francesa da um resultado muito semelhante (ou igual) a da cremeira, uma vez preparei o leite na prensa e na cremeira, aqueci o leite em 65 graus e fui bombeando o ar. ficou um resultado legal, cremoso e com a densidade diferente, dando para fazer camadas, mas bem diferente de vaporizar o leite numa maquina.

 

Tenho também aquela "caneta" da Aerolatte que da um resultado parecido da cremeira, a diferença que vou inserindo o ar de acordo com que o leite vai esquentando.

 

Acho do leite ninho fica bem cremoso porque a proporção de pó é bem maior que a de água e provavelmente deve ter algum espessante, como lecitina de soja ou goma xantana. 

 

edit: não tinha visto que tem um tópico só para isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

xicara bonita, juba. Você comprou onde?

Vini,

 

comprei na Spicy do Iguatemi de Campinas há uns 2 anos. Lembro que estavam na promoção por uns 20 reais com o pires. Comprei um par achando caro. Inocente que era... Hoje, pelo que andei pesquisando, estão custando quase 100 reais!! E é muito difícil de achar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite senhores,

 

Realmente a máquina influencia, estou tentando arduamente fazer uma latte art com a Prima Latte da Oster, No inicio o café até mistura bem com o leite, mas quando vou fazer as ultimas gotas (onde começa a fazer o desenho), ele embola e desce o leite sem fazer curvas :(

 

Abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso a cremeira Hario e é das mais fáceis de limpar (poucos segundos), como não faço exatamente latte-art não sei se seria melhor que a French (que não tenho).

 

Marcinha, que artes fantásticas! :wub: Parabéns! Se visse uma xícara assim, só ia tomar o café quando já estivesse frio, só de dó de não desmanchar os desenhos! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cremeiras não mudam o sabor do leite, já que o processo é um pouco diferente... mas na minha experiência a textura dá pra simular suficientemente com qualquer uma, basta parar na hora certa e manter a agitação para não separar em fases muito radicalmente. E a espuma não fica tão "micro" quando a de uma vaporização bem feita, mas dá pra "desenhar".

 

Sobre minha experiência com cremeiras: tenho uma cremeira manual da Bialetti, uma cremeira manual da Kaiserhoff, uma elétrica grande da Bialetti, uma elétrica da Keurig (modelo Lattemento), uma elétrica da Philco e, também, um Aeroccino da Nespresso. Também já testei a cremeira manual que veio com a R.O.K., tenho o Aerolatte original e vários "clones" chineses, com diversos modelos de "agitador", e já usei minhas duas FPs, grande e pequena, pra cremar.

 

Adquiri e usei tudo isso durante o reinado de Lady Gaggia no meu cantinho, porque eu demorei anos pra aprender a vaporizar direito com ela e demorei pra achar um método de cremar prático e de resultados agradáveis. Por fim, aprendi a vaporizar e não uso quase nada disso... mas aprendi QUASE TODOS métodos alternativos e os comparei muito metodicamente. Pra mim, nada como o bom e velho vapor!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, acho que vc perguntou antes. Acho o pitcher Wadasuke muito bom. Para desenhar deve ter a qualidade do Motta Europa, mas para vaporizar acho ele melhor. Virou o meu pitcher favorito.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Burny, obrigado pelo feedback... esse pitcher Wadasuke acabou de "subir" no ranking das "tentações pendentes"  que laceram meu orçamento... :rolleyes:

 

@Sérgio, sem palavras! thud.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q q vc me diz?? Acabei de comprar uma dessa meio na insegurança pq minha de 300ml é tão boa, arredondada e faz o leite rodar muito, ajuda pra caramba, mas estava afim de testar essa "motta".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho excelente! É robusta, aço muito bom! Paredes grossas, o bico é ótimo.

No tópico das xícaras, postei um vídeo fazendo um cappuccino nela. Gira muito bem o leite. E olha que o vapor da Baby Twin não é turbinado igual uma ECM...

Tenho a de 350 ml e a de 500 ml.

Tenho, ainda uma maior, de 750 ml da rattleware do tipo bell. Mas essa seria apenas para vaporizar o leite e depois usar uma dessas a la "motta" pro latte art. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

É a NotNeutral 5oz. Até tentei uma compra coletiva dessas, mas só consegui comprar 4 para mim. Aqui no Brasil não tem. Comprei de um colega do Kaffeenetz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...