Ir para conteúdo

Mazzer Super Jolly


r.lima

Postagens recomendadas

Lembre-se de retirar ou levantar o parafuso que impede o anel de girar.

Sim, eu retirei esse parafuso. Vi uns vídeos do seatlee coffee gear e do home barista mostrando como se limpa o super jolly.

Tenho medo de forças demais e danificar as mós

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não me preocuparia com as mós, mas com o eixo que as prende. Mas, no meu amadorismo, não vejo como poderia danifica-lo. Quando vc gira o anel, ele levanta o conjunto da mó superior, ou, ao menos, libera a pressão que esse conjunto faz para baixo (tem molas que forçam para cima)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é como exercer essa força sem danificar o anel superior (desgastar o metal dentado que ele possui em sua volta (externo) ou sem detonar a rosca que prende esse palitinho de metal que permite o ajuste do grau de moagem (serve como alavanca). Vc poderia usar uma chave de fenda Philips mais comprida como alavanca, mas isso detonaram essa rosca interna do palitinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma ideia pra fazer força aí é usar um "saca filtro" (usado pra tirar filtro de óleo do motor do carro) revestindo a área de contato com o anel do moinho (com tecido, couro, EVA etc.) pra não marcar.

 

Ou então improvisar algo parecido com um cinto de couro velho e uma haste qualquer pra alavanca (pedaço de madeira ou um cabo de qualquer coisa).

 

Em último caso, pode até tentar com um grifo grande (tem que abrir o suficiente pra morder o anel de ajuste) revestindo bem a área de contato pra não estragar o anel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

finalmente consegui desenroscar

peguei duas chaves de fenda botei em dois buracos um pouco mais separados e consegui desenroscar.

eu acho que o problema dele é excesso de sujeira aliado a graxa eu acho que tudo junto com uma cola e travou motor.

agora minha dúvida é o seguinte já que está com muito café muito café sujo, velho, acumulado, impregnado e também com graxa, o que eu uso pra limpar?

Posso usar um pano molhado, pano úmido na mó eu vou ter que passar alguma chave de fenda uma coisa pra tirar todo o café e depois vou ver se dá pra aproveitar, se tô com medo de ter comprar uma mó nova.

Estou upando o video. Qnd ficar pronto coloco aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí desmonte tudo , café e ferrugem vc vai tirar sem problema , não use nenhum produto abrasivo para não avariar a rosca.

As mós não são problema um par novo custa 35 dolares nos EUA .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Podes usar água fervendo com detergente é uma boa escova, mas sempre tendo o cuidado de enxugar enseguida, é muito bem, finalizando com um secador para evitar formação de ferrugem.

Repetir se necessário.

O resto das instruções o Guilherme e demais colegas já te informaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho quase certeza de que é café e não tem ferrugem. Antes de remontar eu passei a chave de fenda bem devagar para tirar o excesso de café e a maior parte saiu e ficou o encardido.

Aspirei tudo com um aspirador de pó e montei.

Passei a mão nas mós e senti que ainda estão afiadas, mas não posso garantir ainda.

To pensando em lavar o anel de regulagem, as mós e o recipiente onde fixa a mó superior e passar até bombril para tirar o encardido, depois secar tudo com papel toalha e secador para não enferrujar.

O que vcs acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não usaria bombril , para tirar ferrugem vc tem varios métodos , um bem simples e barato é mergulhar essas peças em vinagre branco , depois de 24 horas mergulhado a ferrugem sai sem precisar esfregar bombril , depois escova agua quente e sabao como já falaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, comprei cafiza dos staits e só deus sabe qnd chega.

Pelo que pude ver, não tem ferrugem, somente imundice mesmo.

Esse treco é pesado e ainda comprei uma gaveta bate-borra que deve pesar uns 3 kg. Essa eu vou passar pra frente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho que dizer que perto da sujeira desse mazzer o meu k6 estava puro feito uma virgem.

Depois que seguir as instruções acima, tomara que as mós ainda tenham alguma sobrevida.

Vai ser uma coisa tipo Fenix, só que meio que ressurgindo da m...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ia dar a dica de marcar as posições das mós antes de soltá-las pra depois conseguir voltar exatamente como estava, mas quando vi o video 2 você já tinha soltado. Quando você volta as peças em posição diferente, mesmo que totalmente limpas, as vezes elas não assentam exatamente como antes e pode prejudicar um pouco o alinhamento. Se isso acontecer, você terá que testar posições diferente algumas vezes até achar o melhor alinhamento (aconteceu comigo com o Rocky).

 

Quando comprei o meu Rocky também estava bem sujo (não tanto quanto o seu), tirei as mós e deixei elas, o suporte, parafusos e demais peças metálicas de molho no Cafiza com água fervente por um bom tempo. De vez em quando tirava as peças pra escovar com uma escova de dentes (usando a própria solução de Cafiza como detergente), enxaguar e voltava pra solução. Fiz isso algumas vezes e ficou bem limpo, depois escovei tudo na água corrente pra tirar todo o Cafiza e enxaguei. Um cuidado importante, como o Bernardo já disse, é secar bem logo após o enxague pra não formar ferrugem, se deixar secar sozinho forma uma ferrugem superficial muito rápido (já aconteceu comigo uma vez com o Krups). Eu usei um pano, papel toalha e depois um secador de cabelo e não teve problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, galera

Ontem eu abri, deixei de molho com cafuza e agua fervente, depois passei bombril- escova estava impossivel de tirar tudo- e mesmo assim ainda não tirei tudo.

Ele deve estar uns 80% limpo, mas ja deu para ligar e ver o moinho funcionando- graças a deus.

Ele tem uns 6350 cafés feitos e uns 2000 mil anos sem ser limpado.

Acho que minhas mós terão que ser substituídas mesmo, hoje eu as coloquei num banho de vinagre, junto com as três molas.

Amanha eu tiro e depois dou mais um banho de cafiza.

Segue o video:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...