Ir para conteúdo

Tamper C-Ripple X Flat X Euro Curve


Tarcisio Pereira

Postagens recomendadas

Bom dia pessoal.

 

Como vão?

 

Possuo uma cafeteira Chef Crema e uma Pavoni.

A primeira que comprei foi a Chef Crema, uso ela com um tamper c-ripple.

Quando comprei a pavoni não comprei tamper, usei por algum tempo o tamper de plástico que veio com a Chef Crema, lixei as bordas da base para diminuir o diâmetro.

Recentemente comprei um tamper de verdade para ela, escolhi um Euro-Curve.

 

Notei uma diferença gritante na hora da extração, a compactação com o pseudo tamper flat produzia um bolo que eu precisava fazer uma força maior na alavanca.

Quando passei a compactar com o euro curve, senti que a força necessária diminuiu muito, cheguei até a afinar um pouco a moagem.

 

Com um tamper de verdade, a consistência aumentou.

 

Alguém já teve alguma experiência parecida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitos filtros funcionam melhor com um tamper específico, especialmente os singles e duplos ...

Com duas máquinas e uns dez filtros diferentes, utilizo pelo menos dois tampers diariamente, mais dois ao menos uma ou duas vezes na semana e mais três pelo menos uma vez ao mês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer um percebe, e de muito longe !

 

Se já tens preparado um LM1 com um tamper de 58 e depois com o kit "Tidaka" de funil e tamper de 41mm do JC Tampers: nem se compara! o primeiro é uma loteria, tens que acomodar com o dedo e aí vai, e o outro é mamão com açúcar de tão fácil !

 

A Graef com o filtro duplo e 16gr, como o grupo é muito raso, bate na tela e canaliza pelos lados ... Ai o Europe Curve libera a parte central (não bate mais) e ainda sela os lados ...

 

Os singles tanto da Bezzera quanto da Graef (porém não dá LM1) dão trabalho com diversos tampers, mas o que vem acoplado no Macap, um convexo, de plástico de 56mm, com uma apertadinha nivela e calca perfeito, é não perdes nem um shot. Um dos motivos para não vender o Macap ;-)

 

O filtro de 21gr, pede um tamper de base alta, para autonivelar, e assim posso seguir ...

 

Como podes ver, depende do filtro, da máquina, do grão e do barista :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu cheguei na mesma conclusão do Bernardo.

Primeiro achei que o tamper deixava pouco café no centro do filtro, assim canalizando.

Depois de analisar alguns bolos pós extração, cheguei na conclusão que não canaliza, o bolo é uniformemente extraído.

 

Com o meu pseudo tamper flat, era uma loteria. As vezes muito bom, as vezes ruim.

Agora costumam variar entre ótimos e bons.

 

Me parece que consigo controlar mais a amargura/acidez agora, o tempo de PI parece fazer mais diferença do que antes.

 

 

Que loucura essas coisas não?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu compro um Hario Slim achando que vou fazer um café top, vem o Bernardo com essa dos tampers  :(

Brincadeiras a parte, não sabia que o tamper poderia influenciar tanto assim, não lembro de ter visto no fórum algum post sobre qual tamper usar com a máquina (e filtro) talz. Ia ser legal =D

Eu mesmo estou querendo despressurizar os filtros da minha C-08, e nem imagino que tamper vou precisar hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, esse eu já vi.

Mas ele fala apenas o tamanho do tamper, não o tipo.

O que o Bernardo disse é que o tipo do tamper também tem influência.

Mas para saber certinho qual o melhor tipo em cada... só testando :P

Eu mesmo estou em dúvida entre um C-Ripple e um Euro Curve, mas isso pq achei eles "legais"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, quando li sua mensagem achei que você não sabia o tamanho. :P

 

Sei que já teve uma discussão sobre o tipo por aqui, mas não lembro em que tópico. Pelo que me recordo o tipo não influencia muito não, é mais estética e gosto pessoal. Eu, por exemplo, gosto mais dos ripple / c-ripple  (acho o visual mais legal). ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso acho que influenciou mais porque a minha máquina é manual.

Então posso ter uma PI e eu mesmo que faço a força na extração, já que não tem bomba.

Acredito que por isso fica mais evidente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não exageremos :-)

O tamper pode fazer diferença, especialmente facilitar em alguns casos, porém só é perceptível quando praticamente todas as outras técnicas estão otimizadas ... E ainda dá para calcar com copinhos, frascos, tampas, etc., que podem funcionar muito bem, até para testar se vale a pena comprar (ou encomendar) um tamper de determinado formato ou dimensão.

Por exemplo, o Scott Rao escreve que consegue um aumento de 19,5 para 20,5% (aproximadamente, não lembro dos números exatos, e estou com preguiça de procurar) na concentração de sólidos totais de um espresso, quando utilizado um tamper 58,4mm contra um de 58,00mm, utilizando filtros VST de 18gr de capacidade nominal.

Como podem ver, ainda terão um bom tempo até venham a preocupar-se com estes detalhes ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...