Ir para conteúdo

Produtor vende saca de café por valor recorde de R$ 16,6 mil em leilão


Rodrigoks

Postagens recomendadas

28/11/2014


São Paulo, 28 - O leilão dos 21 lotes de cafés vencedores da centésima edição mundial do Cup of Excellence, que correspondeu ao 15º Early Harvest Brasil 2014, registrou dois recordes: o valor de R$ 16.646,48 por saca de 60 kg (US$ 50,20 por libra-peso) pago ao lote campeão e o preço médio de R$ 3.863,44 (US$ 11,65/lb) são os maiores na história do certame no Brasil. Ao fim, todos os produtos foram arrematados, gerando uma arrecadação total de R$ 1.267.422,15 (US$ 505.553,31), considerando dólar comercial de R$ 2,507, conforme fechamento do dia 26, data da realização do leilão.


O produtor Candido Vladimir Ladeia Rosa, primeiro colocado no 100º Cup of Excellence, recebeu o maior lance no pregão, exatamente o valor recorde, que foi pago pelo pool entre as empresas Maruyama Coffee, Time's Club, Kyokuto Fadie Corporation, Yamada Coffee, Bontain Coffee (Japão), Campos Coffee (Austrália), Orsir Coffee (Taiwan) e Coffee Tree Roasters (EUA). O lote de 16 sacas, produzidas na Chácara Ouro Verde, em Piatã, região da Chapada Diamantina, na Bahia, gerou uma arrecadação total de R$ 266.301,56 (US$ 106.223,20). Na comparação com o fechamento de 26 de novembro na Bolsa de Nova York, principal plataforma de comercialização de café no mundo, que foi de R$ 644,17 (US$ 256,95) por saca, houve uma substancial alta de aproximadamente 2.500%.


O segundo maior lance do pregão foi pago pela empresa japonesa UCC Ueshima Coffee Co. para os grãos produzidos na Chácara São Judas Tadeu, também situada em Piatã, de propriedade de Antonio Rigno de Oliveira. Cada uma das 16 sacas desse lote foi arrematada por R$ 9.683,49 (US$ 3.862,58), gerando um total de R$ 154.900,51 (US$ 61.787,20).


O certame é realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e o Sebrae.


A BSCA informa que os recordes obtidos refletem o bom trabalho desenvolvido na promoção internacional dos cafés especiais brasileiros. Adiretora executiva da Associação, Vanusia Nogueira, desta que, por meio do projeto Brazilian Specialty and Sustainable Coffees, desenvolvido com a Apex-Brasil, os compradores podem conhecer mais os produtos brasileiros, seja nas sessões de 'cupping' (provas de café) realizadas no Exterior, seja nas 'Origins Trips' (viagens às fazendas de café) organizadas no País.


O resultado completo do leilão pode ser acessado no site da Alliance for Coffee Excellence ( Clique aqui e acesse ).


 


http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=55890&&utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+RevistaCafeicultura+%28Revista+Cafeicultura%29


  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a edição do Early Harvest. Alex Velloso pontuou isso bem em algum lugar do Clube.

 

Não sei dizer se fazem um indicativo da safra no auge e um outro da colheita tardia (late harvest).

 

Mas imagino que haja alguma diferença ou não indicariam especificamente no título do concurso "early harvest".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba! Deve ser um café muito bom mesmo! Que bom que cafés especiais estão dando bons lucros no Brasil, isso incentiva ainda mais o cuidado e desenvolvimento do cultivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é a edição do Early Harvest. Alex Velloso pontuou isso bem em algum lugar do Clube.

 

Não sei dizer se fazem um indicativo da safra no auge e um outro da colheita tardia (late harvest).

 

Mas imagino que haja alguma diferença ou não indicariam especificamente no título do concurso "early harvest".

 

O James Hoffmann explica no livro dele que a árvore de café costuma dar uma colheita principal por ano, mas que em algumas variedades em certos países pode dar mais de uma colheita, usualmente menor e geralmente de qualidade um pouco inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa seria a tardia, Rô? Tinha imaginado que seriam os remanescentes que por motivos diversos não foram colhidos na safra principal (diferente tempo de amadurecimento, acesso aos pés ou estratégia mesmo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não quero nem pensar no preço da xícara de um café desses.

Esse café claro ainda não esta a venda mas dá para ter uma ideia indo no site de um dos compradores a Yamada coffe esta vendendo o campeão de 2013 do Early harvest , eles pagaram 45830 dolares por 15 sacas do sitio São Francisco , fazendo as contas eles pagaram 38 reais por 300g e estao vendendo por 97 reais (4500yen).

 

Considerado que eles agora pagaram 83 reais por 300g , e a margem antiga era em torno de 150% , esse café deveria ser vendido por 242 reais o pacotinho de 300 g (11200 yen)

 

Se eu não me enrolei nas contas é isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa seria a tardia, Rô? Tinha imaginado que seriam os remanescentes que por motivos diversos não foram colhidos na safra principal (diferente tempo de amadurecimento, acesso aos pés ou estratégia mesmo).

 

Esse é outro fator. Os grãos de café não amadurecem todos ao mesmo tempo. Daí depende da estratégia do produtor. Sendo a colheita manual, ele pode decidir entre colher apenas os frutos maduros de certas árvores, ou colher tudo de uma vez só (daí possivelmente com máquinas). Há produtores que dizem que frutos em diversos estágios de amadurecimento conferem complexidade à colheita, outros não.

 

Não sei lhe dizer se a colheita tardia é a remanescente dessa primeira (por estágio de amadurecimento) ou se são realmente frutos ainda mais retardatários. Alguém com conhecimento sobre plantio poderia explicar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Burny. Parece que é isso mesmo, as informações se complementam. A grande dificuldade da colheita tardia é identificar o ponto exato de maturação do grão em função da fermentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isto eu falei que pode ser estratégia do produtor.

 

No Sta. Rita puxamos dos pés os cocos que estavam já secos, nem foi pro terreiro na nossa amostrinha.

 

Mas realmente o NA produz muito LH (homenagem ao Burny que adora uma sigla!), Jonathan ano passado vendeu muito late harvest do Ninho. Belo café!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse café claro ainda não esta a venda mas dá para ter uma ideia indo no site de um dos compradores a Yamada coffe esta vendendo o campeão de 2013 do Early harvest , eles pagaram 45830 dolares por 15 sacas do sitio São Francisco , fazendo as contas eles pagaram 38 reais por 300g e estao vendendo por 97 reais (4500yen).

 

Considerado que eles agora pagaram 83 reais por 300g , e a margem antiga era em torno de 150% , esse café deveria ser vendido por 242 reais o pacotinho de 300 g (11200 yen)

 

Se eu não me enrolei nas contas é isso aí.

 

Para você ver a diferença.

Em seu próprio site, a Raposeiras diz que pagou R$ 1.200,00 pela saca do famoso café das "montanhas do Espírito Santo". (http://coffeelab.com.br/quando-a-barista-chorou/). Isso dá 20 reais o quilo, ou R$ 5,00 por 250g. Eu comprei esse café dela... por R$ 74,00 o pacote de 250g. A conta do CE dá uma margem de 1.380,00 %. Que tal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para você ver a diferença.

Em seu próprio site, a Raposeiras diz que pagou R$ 1.200,00 pela saca do famoso café das "montanhas do Espírito Santo". (http://coffeelab.com.br/quando-a-barista-chorou/). Isso dá 20 reais o quilo, ou R$ 5,00 por 250g. Eu comprei esse café dela... por R$ 74,00 o pacote de 250g. A conta do CE dá uma margem de 1.380,00 %. Que tal?

Então já imagino o preço na xícara.

Também comprei esse café do sítio Córrego da prata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazendo um paralelo com os vinhos, Late Harvest são os vinhos de sobremesa, com açúcares mais destacados onde a colheita é feita com frutos amadurecidos e coletados tardiamente, quase passados. Ainda nos vinhos de sobremesa, existem os botrinados cujo fungo da podridão cinza confere uma quantidade maior de açúcares nos frutos. Se eu não estiver enganado é aquele fungo cinza comum nos morangos, mas raro nas uvas. Será que não existe nenhum parasita/fungo que melhore ou destaque a qualidade de determinado café?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Darcy, temos os cafés fermentados. Por exemplo: o Acid Lover, o Velvet Touch, o Trio, o Typica fermentado na levedura da cerveja.

 

Sábado na feirinha das Gerais conheci uma produtora de café especial (ela me contou que o que levou à feira foi avaliado em 88 - muito bom no coado - ela pode nos vender inclusive verdes se quisermos).

 

Ela é microbiologista e vai começar experimentos para fazer fermentação natural. Imagino que essa seja a mais difícil de controlar, pois as outras são feitas com a adição do levedo nos tanques das cerejas.

 

Tem uma galera nova no IG @os_fermentadores

São de Curitiba e pesquisam o assunto. Já oferecem a bebida para beber por lá, mas ainda não sei em que lugar. Podíamos pedir pro Luw experimentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, Darcy. Meu palpite é que seja pós-colheita. Ela começará os testes em 2015 (logo ali depois da esquina).

 

Completando: não sei se teria como induzir esse processo no café ainda no pé. Algum fungo, como você cita? Entendo que a umidade no fruto do café seja bem menor que na uva. As cerejas no pé secam e ficam em coco.

 

Sequei um punhado de uvas em casa até o ponto de passa. Levou mais de um mês, expondo todo dia ao sol. Com o café imagino que isso ocorra em poucos dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as margens nada plácidas da Raposeiras ainda por cima não precisam levar em conta frete internacional, como é o caso dos japoneses (imagino que a cotação seja FOB ou algo que não inclua o frete).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, pode ser. Já li também que quando o fruto amadurece demais causa um gosto indesejado no grão. Contudo, talvez não seja esse o caso.

Estou com um pouco de um café que foi seco na árvore. O gosto, além de muito doce, está impecável. Muito frutado, bastante frutas vermelhas, nada de amargor. Bem delicado, deu trabalho para torrar, até porque não passou em peneira (vários grãos eram bem pequenos). Fiz duas catações. Uma manual, outra no próprio tambor em que o café iria ser torrado, girando na velocidade de uma máquina de lavar roupas na centrifugação.

 

Segue video:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as margens nada plácidas da Raposeiras ainda por cima não precisam levar em conta frete internacional, como é o caso dos japoneses (imagino que a cotação seja FOB ou algo que não inclua o frete).

A conta só leva em consideração a diferença de preço, o japonês está vendendo o campeão late harvest do sítio são Francisco de Assis, por um valor, indo no site cup of excelente, esse sítio foi o campeão de 2013 e vendeu 15sacas por 45 mil e poucos dólares.

 

A diferença do que ele pagou no leilão e pelo que está vendendo o café torrado da em torno de 150%, dentro desse valor está incluído, transporte, impostos, torra, perdas e o lucro.

 

O cálculo é grosseiro baseado no que tem disponível Internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...