Ir para conteúdo

Gaggia MM ou Cuisinart DBM-8


binhux

Postagens recomendadas

Pessoal, 

 

Tenho um Cuisinart de laminas DCG-20 e gostaria de comprar um moedor com mós.

 

Uso para coado, frenchpress e Moka.

 

Entre estes dois, o que me recomendam ? Nao quero gastar muito.

 

Obrigaduuu.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao clube, binhux.

 

Sugiro uma passada pela área dos moedores, ou uso da busca, para achar as características desses equipamentos específicos.

 

Por curiosidade, você os elencou porque achou ambos disponíveis, e por preços similares?

 

É que é raríssimo ver um Gaggia MM pra vender, e ele costuma custar mais caro, aproximadamente o dobro, de um DBM-8. Na verdade, na faixa de preço do MM, é melhor comprar um Baratza Encore, que é considerado melhor...

 

Mas ainda assim sugiro que leia mais e defina bem o que quer, se no futuro irá comprar máquina de espresso, pois para Moka e FP (equipamentos listados em seu perfil) o DBM-8 daria conta.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, esses dias conversando com o patrão da minha namorada em uma confraternização, descobri que ele tem um dese Gaggia MM na casa dele, parado e na caixa. Ele tem esse moedor há mais de 20 anos se não me engano. Ele queria negociar esse moedor comigo. Quanto você acha que pode valer um moedor desses?

 

Bem vindo ao clube binhux. Tenho certeza que lendo um pouco sobre moedores na área deles você logo vai encontrar uma boa solução pros seus cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beto, uns anos atrás, quando precisava de um moedor novo, achei o MM numa loja do RJ que vendia com preço bem perto (uns 15=20% mais barato) do Baratza mais barato da época (Maestro?) nas outras lojas. Era o dobro do preço do GVX da Krups. Hoje não saberia dizer.

 

O moedor bom da Gaggia é o MDF. O MM é bem básico, até mais básico que o Encore. Contudo, ter um bom "segundo moinho" pra Coados, FP e Cold-Drip ajuda a manter o principal calibrado pra espresso e menos desgastado, então o MM pode complementar seu Nemox.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vindo ao clube, binhux.

 

Sugiro uma passada pela área dos moedores, ou uso da busca, para achar as características desses equipamentos específicos.

 

Por curiosidade, você os elencou porque achou ambos disponíveis, e por preços similares?

 

É que é raríssimo ver um Gaggia MM pra vender, e ele costuma custar mais caro, aproximadamente o dobro, de um DBM-8. Na verdade, na faixa de preço do MM, é melhor comprar um Baratza Encore, que é considerado melhor...

 

Mas ainda assim sugiro que leia mais e defina bem o que quer, se no futuro irá comprar máquina de espresso, pois para Moka e FP (equipamentos listados em seu perfil) o DBM-8 daria conta.

 

Carpe Coffeam!

Obrigado a você a o Cabral pelas boas vindas,

 

Eu estive olhando no forum, mas pelo que pesquisei o pessoal fala mais do DBM-8, mas focado no espresso, que não é minha idéia.

 

Achei o DBM-8 por 300,00 e o Gaggia MM por 360,00...

 

Minha preocupação é padrão de moagem... por isso o questionamento. O Gaggia nao seria melhor ?

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem nenhum detalhe técnico e conhecimento acerca dos dois moinhos, eu pessoalmente escolheria o Gaggia MM, por carregar o nome Gaggia.

Com certeza nenhum dos dois é recomendado para Expressos, mas o seu uso não é expresso.

 

Para moagens mais grossas, os manuais são uma boa alternativa, o esforço é bem menor, talvez seja uma melhor opção que os dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Binhux o gaggia , dbm 8 e krups gvx tem mos planas parecidas , eu escolheria o dbm 8 por possuir 17 graus de moagem (similar ao krups gvx) o gaggia MM tem 9 graus de moagem .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São ambos novos? "Lá fora" os dois são antigos.

 

Não dá pra imaginar o MM por esse preço, novo. Tá muito barato. Olha o preço médio do MM no Coffeegeek, comparado com o preço médio do DBM8.

 

O Gaggia custa mais que o DOBRO na média. Esse preço de R$ 360 é a média do preço no exterior, enquanto R$ 300 é aproximadamente o dobro do preço do DBM8 lá fora, o que é a proporção normal dos preços de equipamentos de café no Brasil

 

Se esse Gaggia MM for novo, nem tem muito que questionar, todas avaliações dos gringos dizem que, apesar de não ser "bom para espresso" (nota 6,3 no CG), é melhor do que o DBM8 (nota 5,6 no CG), Tenha em mente que quem paga U$ 130 num moedor Gaggia exige muito mais do valor e do nome, e é muito mais crítico ao dar notas, do que quem paga U$ 60 num Cuisinart, que tem fama de fazer eletrodomésticos "descartáveis".

 

Álvaro, melhor clarificar que "o esforço é menor", quando comparado a moer no manual para espresso, não quando comparado  a moer com um eletrico em qualquer condição... ;)

 

E pelo preço que ele achou, se for moer para French Press, não é bom nem pensar em moer manualmente, pois é comum usar-se 150g de grãos, o que levará entre 20 e 30 minutos num Skerton, que custa até mais do que os moinhos que o Binhux achou.

 

CaÊ, a sustentação do DBM8 é muito mais flexível do que a do MM que, se me lembro bem, usar parafusos longos como "longarinas" pra ajudar a estabilizar, enquanto o Cuisinart depende do plástico da carcaça. E para Moka e FP, o passo de 8 ajustes do MM deve dar bem. Aliás, se pesquisar, vai ver que dá pra deixar o MM estável, travado, entre os passos, o que resulta em 15 ajustes. O "esquema" tava no HB ou no CG... (pesquisei muito, quase comprei um MM, mas o vendedor me pareceu muito evasivo quando falei que iria buscar no RJ e pagar no ato, na loja dele, que ficava numa galeria... disse preferir um DOC e remessa pelos correios... achei suspeito e desisti).

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Gaggia MM esta descontinuado ja faz alguns anos , eu entendi que o MM é usado e o dbm 8 novo , se os 2 forem usados tem que ver o estado , mas um dbm 8 usado por 300 takaropacas , gaggia MM novo não existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais ou menos isso mesmo, daí meus comentários... se os dois forem novos (sei lá, o MM pode ser NOS de alguma loja que foi pra litígio, acontece...), o Gaggia seria opção melhor. Mas sendo o MM usado e o DBM8 novo, com garantia, ainda mais pra Moka e FP, fica fácil: é comprar o DBM8 mesmo...

 

O binhux não respondeu todas minhas perguntas, então ficou difícil sugerir algo fora dos pressupostos que eu mesmo elenquei nas minhas reflexões.

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais ou menos isso mesmo, daí meus comentários... se os dois forem novos (sei lá, o MM pode ser NOS de alguma loja que foi pra litígio, acontece...), o Gaggia seria opção melhor. Mas sendo o MM usado e o DBM8 novo, com garantia, ainda mais pra Moka e FP, fica fácil: é comprar o DBM8 mesmo...

 

O binhux não respondeu todas minhas perguntas, então ficou difícil sugerir algo fora dos pressupostos que eu mesmo elenquei nas minhas reflexões.

 

Carpe Coffea

Boa tarde pessoal,

 

Os dois moedores são novos, mas o Gaggia não tem mais por esse preço. Consegui ele agora por 450,00, novo.

 

Eu pensei primeiramente no manual, mas o que me desanima é o tempo que vou passar girando a manivela pra ter um french... é muito café.

 

Quanto ao Gaggia, obrigado pelas infos sobre a firmeza das mós, isso deve fazer grande diferença para padronizar o resultado.

 

Ainda devo ir de Gaggia ?

 

ObrigadU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...