Ir para conteúdo

Manômetro de grupo


Bernardo B

Postagens recomendadas

Ia encomendar um manometro destes nos EEUU mas, como não tinhan pronto com a opção do T com torneirinha, decidi montar um aqui mesmo.

 

Foi bem mais simples do que esperava.

Fui numa loja de "gas" com o portafiltro, e junto com o vendedor montamos uma engenhoca que vai aparafusada no portafiltro.

 

Basicamente utiliza: um cotovelo 3/8"para 1/2"(nao tinha 1/4" direto) uma redução para 1/4", um T de 1/4", um manometro de 300lbs (20bar), uma válvula de agulha de gas e um cotovelinho (para poder dirigir o jato de agua quente) os tres de 1/4".

 

O mais difícil foi de vedar bem a junção entre o filtro e o portafiltro, acabei conseguindo usando bandinhas de borracha e fita teflon.

 

Ficou assim:

 

 

11109558wj.jpg

 

11109584pb.jpg

 

11109613bg.jpg

 

Funcionou muito bem, foi bastante coherente com a marcação do manômetro da Graef.

 

Ficou uma dúvida, como é que é que: quando o filtro está com pó (maquina extraindo café) não vaza agua (nem café) pela junção do filtro portafiltro, mas quando esta com o manômetro (sem café no filtro) tenho que vedar para que não saia água daí ???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Basta medir sem o filtro! :) O porta-filtro rodará mais um pouco, mas se vedar, não precisa do filtro.

 

Quando tem café no filtro a pressão de saída do café é zero (isto é, equalizada com a pressão atmosférica). Quando está tentando medir a pressão na saída do porta-filtro a água "sobe" e passa pelo encaixe do porta-filtro com o filtro...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Quem quiser fazer isso na Gaggia recomendo usar fita isolante, pois teflon não dá conta da pressão e do atrito na hora do encaixe. Testei hoje com isolante e deu tudo certo.

 

Fica a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, Leo. Obrigado!

 

Bernardo, quando custou esse teu engenho?

 

Aproveitendo os encanadores de plantão, eu consigo adaptar uma válvula na saída desse manômetro caseiro pra regular o fluxo??? Minha idéia é fazer um manômetro caseiro com scace. A única coisa que acho que vou precisar pra isso vai ser sacrificar um portafiltro. Ou não, dependendo do que der pra enjambrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As válvulas agulhas custam caro, essa que usei não é das melhores e lembro de ter pago menos com uma empresa de conexões.

 

Mas até mesmo uma válvula esfera deve dar para quebrar um galho, ao menos para testes simples.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Válvula agulha, válvula esfera, manômetro, OPV, solenóide... Se a NASA contratasse vocês, já saberíamos se houve vida em marte há tempos! E aquela sonda que pousou lá teria sido feita com restos de canos e peças de ferragem e custaria apenas milzinho, e não bilhões de dólares, hahahah! :lol:

 

Outro dia li uma coisa que ficou na minha cabeça e cada vez mais me convenço que é verdade:

 

"Making espresso is not rocket science. Rockets fail less often"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montei numa casa de gás com um vendedor experiente. Tudo acabou saindo por R$140, poderia ter custado menos comprando manómetro e válvula separados pela internet, mas e muita mão de obra e, se alguma peça não encaixa ou não entra no espaço disponível não terias como adaptar outras e acaba não funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acabei utilizando pouco, uma vez que aferi o manómetro da Graef resolveu. As maquinas maiores tem um comportamento térmico e de pressão muito consistente, e bem mais fácil acertar a temperatura e pressão de extração que nas maquinas menores. A menos que apresente um comportamento anormal não vejo necessidade de mexer.

O maior problema que encontrei foi do lado daqui :-)

Vários grãos, diferentes graus de torra, dois moinhos mais duas maquinas, vários filtros (sem contar com as manuais) resultam em tantas variáveis que acaba dando um baita nó na cabeça :-)

Tive que parar por três dias para esquecer tudo e conseguir tirar novamente um bom espresso.

Usei o velho e bom bourbon amarelo do sul de minas e desta vez o gosto não foi de limão siciliano, frutas do bosque nem de maracujá, chocolate nem caramelo. Pasmem: foi de café ... em enfim !!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Gostaria de um esclarecimento estou tentando regular a minha classic pelo fluxo de agua, estava querendo que ela extraisse a 9bar, neste caso quantos ml devem ser extraídos em quanto segundos. Seria 125ml em 30 seg, pois se for isso a minha está muito longe, em 17 seg esta dando 200 ml.

 

 

Grato pelas respostas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra dúvida no teste a quantidade em ml e o tempo devem ser contados a partir de quando começa sair a água ou no momento que aperto o botão de estração do cafe. Pergunto isso, pois de acordo com a diminuição da pressão parece que a agua só sai depois de alguns segundos apos acioná-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com os ajustes que fiz consegui as seguintes marcações em 30 seg:

- 125ml contando o tempo desde o início de ter apertado o botão de extração (neste caso ficou uns 6 seg a bomba ligada mas não saindo agua) só depois disso é que começou a puxar a agua;

 

- 150ml se contar os segundo a partir do início da saída da água.

 

Segundo estes parâmetros estaria a pressão da cafeteira em torno dos 9 bar

 

 

E a dúvida ainda continua o ml e o tempo devem ser contados a partir de quando?

 

Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa exatamente era minha próxima dúvida, pois procurando no forum vi uma discussão no tópio do clube da silvia e fiquei na dúvida. Na verdade, estava medindo na saída do grupo, nem sabia que se media desta forma.

 

Não tenho o portafiltro cego mas comprei a borracha para vedar o filtro será que serve?

 

Outra coisa tentei fazer desta forma antes de escrever essa mensagem, deixei ligada a classic uns 10 segundo e vi que n'ao saia agua pela opv ai desliguei ela. Medindo desta forma demora mais para a agua sair mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a água sai livre pelo grupo, não sairá pela OPV. E deveria ter uns 300ml em 30s.

 

Fechar a saída com a borracha serve sim. Aí é para sair água pela OPV quando a pressão aumenta (espere aumentar até o máximo, quando enche o filtro todo) e pode tentar medir volume em um período curto de tempo, 15s ou 30s e calcular o fluxo. A faixa de 4-5 ml/s deve dar a pressão que quer.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de ler este ultimo comentário seu Marcio tinha tentado fazer a medição pela opv novamente. Deixei ligada a classic por 30 seg e não saiu nada de agua pela saída dela enquanto a cafeteira estava ligada, por ficar com receito de poder estragar a máquina desliguei ela. Ao desligar a cafeteira ai funcionou a opv saindo dela o jato de agua ao final.

 

Isso pode ser teoricamente um indicativo de algum problema ou ao realizar o procedimento de medir a pressão pela opv demora para sair a agua pela opv. Deveria esperar quantos até quantos segundos.

 

ABCS grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não está confundindo OPV com válvula de 3-vias?

 

Estou supondo que fechou o grupo com o filtro cego ou filtro e borracha, correto? É para sair água do tubo de silicone que sai da válvula OPV que fica na entrada da caldeira, uma válvula que recebe o tubo de teflon da bomba, mas tem também essa saída de tubo de silicone.

 

Se não saiu água alguma pela OPV mesmo, é porque está muito apertada e a bomba chega no máximo e fica com som mais mudo. Ao desligar deve ter percebido um jato de água saindo pelo tubo de metal que fica na frente, que é a saída da válvula de 3-vias.

 

Você tem que remover o espigão da OPV (a ponta em que está encaixado o tubo de silicone) e soltar o parafuso interno, com chave allen. Provavelmente cada volta deve diminuir a força da mola e mudar a pressão entre 1 e 2 bar. Se não sai água alguma hoje, tente já começar com 2 voltas. Recoloca o espigão, o tubo, e meça a saída dela.

 

Evite apenas de deixar a bomba ligada por mais de 1 minuto... Mas esquentar mesmo e queimar só com muito tempo, pois a água fria que ela puxa ajuda a resfriar a bobina.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez você esta coberto de razão estou confundindo as coisas, achava que a saída da válvula de três vias era a saída da opv :P. Portanto, o local em que devo medir o volume de água é o do tubo de silicone na qual a opv fica acoplado, correto?

 

Agora vou realizar o teste correto :D :D e fico mais aliviado, pois já estava pensando que a minha opv tinha algum problema.

 

Obrigado pelos esclarecimentos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 years later...

Uia, funcionou bem?

Consegue fazer outro e me enviar pelo correio?

Olá Galttar. Eu nunca tinha usado um manômetro de grupo, mas consegui medir corretamente a pressão e variar a vazão. A única coisa que penei um pouco foi que nas primeiras tentativas ficava vazando água entre o portafiltro e o grupo, aí descobri o problema, precisa utilizar o portafiltro sem o filtro porque como o registro limita a vazão a água acaba voltando e vazando entre o portafiltro e o filtro propriamente dito. Quanto a produzir um novo conjunto te respondi em MP.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...