Ir para conteúdo

Minimoka Demoka


Papillon

Postagens recomendadas

Bom pessoal, por conta da minha Nemox ficar de castigo aguardando peça comprei uma Minimoka da Demoka para quebrar o galho aqui enquanto não descido se caso ou compro uma bicicleta.

 

A Café Fácil (grupo Ferrero) importou algumas Minimokas acredito eu logo após a fábrica/marca ser vendida ao grupo Taurus (Mallory no Brasil) que vai realinhar e alterar toda a linha. Assim é um pouco difícil encontrar informação online sobre essas máquinas. O preço que paguei foi promocional com desconto a vista 399 (preço original 1.299)

 

Pela extrema similaridade de construção com alguns modelos da italiana Qaha, presumo fortemente que a Minimoka use componentes/chassis feitos pela Qaha que fornece para Nemox, Lelit, Imat e La Pavoni. Em relação a Nemox Fenice ela é muito, muito parecida apenas com alguns detalhes mais simples no acabamento como qualidade do inox, ausência de borracha de vedação e ausência de válvula 3-way. A caixa diz ser feita em Barcelona na Espanha.

 

MINI_MOKA_M_363_4c0983f4045ce.jpg

 

Ela tem um reservatório bom de água em acrílico com visor frontal que permite saber se o nível esta em demasia baixo.

Utiliza porta filtro profissional 58mm porém vem com uma borracha "crema maker" (ou espuma maker mais precisamente) e um filtro que fica em demasia solto no portafiltro, pretendo trocar o filtro para um que fique mais justo. Nas especificações diz utilizar um boiler de 200cc de aço inox, pesa perto de 7kg, e a bomba vibratória é bem mais silenciosa que a da nemox (essa é ukla). Acompanha a máquina um pegador de café e um tamper de plástico.

 

Ainda não abri a máquina (o que pretendo fazer em breve), ao contrário da nemox que leva parafusos, essa é com rebite assim dará um trabalho extra para remonta-la.

 

Fiz uma adaptação na energia elétrica aqui de casa para ter os 220V ao lado da pia.

 

Na lida o que nota-se é que a máquina parece carecer de força, provavelmente regulagem para que atinja uma maior pressão já que para extrair o café precisei 5 pontos a menos de moagem no Rocky, enquanto ficava entre 8-10 passei a 13-15 (mais grosso), nas primeiras tentativas só tirei café super-extraído, depois café aguado e por fim um café médio, como no meu parco e amador feeling ela esta com menos pressão do que deveria acabei decidindo estender o tempo de extração em alguns segundos para um café mais encorpado.

 

O café acabou ficando bem descente mas inferior ao da nemox, após uns 10 shots melhorou consideravelmente mas ainda estou usando a peneira original que entendo ser "supercrema" esta "espumando" um pouco.

 

Em breve pretendo tirar fotos dela e postar aqui.

 

Prós: custo baixo, porta filtro profissional, reservatório de água com visor, chassis em inox, boiler em inox.

Contras: peneira supercrema, acabamento mais simples, ausência de válvula 3-way (que alivia a pressão ao retirar o cachimbo).

 

A Minimoka Demoka é uma boa cafeteira para iniciante ou mesmo para backup, sendo ótima opção para quem não quer investir muito mas quer mais que uma cafeteira com boiler em alumínio e grupo de plástico (maioria das chinesas populares no Brasil que custam até 600), não creio que ela seja páreo para a Nemox Fenice (que é meu referencial aqui) ou Ascaso Dream ou Gaggia Baby Twin.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo, o crema-maker é apenas um anel de borracha no meio do portafiltro (que é o profissional tradicional), eu "nem montei" a borracha, agora o que acho é que a cestinha em si é minha dúvida se é ou não espuma-maker, na 1st line é vendido um kit assim para ascaso (kit supercrema). Agora...talvez a máquina venha setada para usar esse sistema e eu ter retirado o anel mude alguma coisa...

 

Outra coisa que fiz foi remover a ponta do portafiltro, aquele bico onde divide o café em 2 ou 1 pois é de plástico e encaixado...prefiro sem, já havia feito o mesmo na nemox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana, Luiz.

 

Obrigado (novamente) pelo review!

 

Meu interesse é exatamente o de substituir a Viva Gaggia, minha "backup", que tende a ficar comigo no laboratório pras "emergências de cafeína". Não uso muito, mas cansei do porta-filtro "antigravitacional" (é tão leve que quase flutua). Tô sempre com medo de quebrá-lo...

 

Além disso, como a comprei numa promoção em que só havia em 110V, ela tende a "esquentar a tomada" e já derrubou disjuntor algumas vezes. Quero uma de baixo custo mas melhorzinha nos materiais e em 220V. Parece que a Demoka preenche esses quesitos, hein?

 

Pena que não tem como saber o que é esse efeito "bomba fraca"... Na minha antiga Roma da Aríete, que era em 110V, eu tive de colocar um transformador de 2,5KVA de 220V pra 110V para utilizá-la, porque na tomada 110V ela não tinha "força": demorava pra aquecer e quando acionava a resistência durante a extração o fluxo parava. O trafo-gigange resolveu isso na época. Sua instalação nova de 220V tá OK? Reapertou a conexões pessoalmente? Tem eletricista que "encosta fio" e não aperta, gerando perdas absurdas, aquecimento e falhas de funcionamento dos equipamentos mais exigentes.

 

E, bom, sem querer abusar da sua boa vontade (mas já abusando :rolleyes: ), tô curioso por saber se ela texturiza bem o leite, ou se é fraquinha e dotada de um "panarello" da vida, Aliás, minha Baby Class "panarellizada" só faz espuma com macro-bolhas, enquanto a Viva "furo-grande na haste curta" esquenta o leite e não texturiza nada... Tô pra ver uma Gaggia "caseira" das novas fazer isso direito. Se a Demoka for boa nessa tarefa, de repente vale mesmo o investimento e minha pequena Viva vai pra casa de outra pessoa...

 

Espero que você tenha tempo/oportunidade de testar a vaporização/texturização e relatar para nós aqui do Clube!

 

Abração e valeu!

 

Cabral

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, o 220V puxei direto do quadro pra ela (que fica ao lado do cantinho do café), assim ta garantida a energia, tenho quase certeza que o efeito bomba fraca é regulagem interna, mas pra isso precisaria medir e pra isso preciso invadir a casa do Márcio. Confesso que ainda não usei o texturizador (e é meu fraco) mas vou testar sim ai posto aqui adianto que o botão é fica muito grudado na máquina raspando quando gira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, muito boa essa situação, hein?

 

No meu caso, teria de fazer uma canaleta externa atravessando a cozinha inteira pra melhorar o 110V da bancada, porque os conduítes tão todos entupidos e travados por aqui. Ter o quadro de força ao lado da bancada de café é uma dádiva (ou muita inteligência, se foi planejado)...

 

E botão raspando não é legal. Mas entendi que tem de "segurar" o botão do vapor enquanto está em uso... é de "apertar" ou o botão tem "mola" que fecha o fluxo quando não se segura botão? Se o caso for esse último, talvez seja a mola que esteja fazendo barulho... Dá pra ver o botão pegando na carcaça? Se dá, isso é bem chatinho, pois vais riscando e até tirando a tinta (se for pintada).

 

Depois conte pra gente como foi a "aventura leiteira"! Ficarei feliz em saber suas impressões.

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não testei o texturizador por não ter leite em casa, a tarde vou comprar.

 

Quanto a cafeteira ainda estou achando estranho o comportamento dela, o segundo café fica "preso" nela mesmo usando tudo igual... se pra mim com moinho é assim imagina pra quem não tem moinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não testei o texturizador por não ter leite em casa, a tarde vou comprar.

 

Quanto a cafeteira ainda estou achando estranho o comportamento dela, o segundo café fica "preso" nela mesmo usando tudo igual... se pra mim com moinho é assim imagina pra quem não tem moinho...

 

Você se refere ao segundo café do dia ou o segundo café em uma seqüência de dois na mesma sessão?

 

Se estiver se referindo ao segundo cafe do dia a explicação pode estar no moinho. A depender da retenção de pó dentro dele e do tempo de torra do café, é possível que o seu primeiro café do dia esteja sendo feito com café que foi moído no dia anterior e ficou dentro do moinho retido. Nesse caso o café perde bastante CO2 de um dia para outro por já estar moído e com isso a extração se dá mais rapidamente.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Entendi que se trata do segundo café em seguida ao primeiro com pouco tempo entre as 2 extrações. Daí a ideia de que a máquina esteja com temperatura elevada, e necessite de expurgo de água para baixar a temperatura.

E, respondendo ao Gilberto, a temperatura estaria alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal, Alexandre acredito que você esteja certo!

É o segundo café de dois, não importando muito se é o segundo do dia como observou o Leonardo.

 

Hoje minha Fenice volta da revisão e poderei comparar ambas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei várias vezes e o Alexandre matou a questão, basta um flush mais longo para estabilizar, como a Nemox voltou pude comparar a temperatura de ambas e a minimoka fica mais quente mesmo.

 

olha ai.. ta chegando lá (desculpem a sujeira):

image016xk.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô pra ver uma Gaggia "caseira" das novas fazer isso direito. Se a Demoka for boa nessa tarefa, de repente vale mesmo o investimento e minha pequena Viva vai pra casa de outra pessoa...

 

Ainda vou fazer um vídeo texturizando 200ml de leite em uns 30s com a Gaggia Dose. Só me falta tempo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas fotos, Luiz!

 

Vou aguardar, ansioso, pelas fotos da vaporização/texturização do leite. Descobri que minha Viva! pode estar tentando me matar envenenado, então estou mesmo pensando em trocar minha backup agora...

 

@ Rodrigo, por favor, posta esse vídeo, rapá! Compartilhe da descoberta!

 

Quero aprender essa técnica! Acho que sou muito "tropeço", mesmo, pois já tomei muito leite aguado, fervido, derramado, espirrado e, principalmente, espumado, tentando aproveitar uma texturização mal-feita. Como eu disse, na Roma Deluxe eu conseguia textura sem bolhas usando só o "caninho", sem o "dispositivo texturizador" de plástico. Com a Baby Class e com a Viva, nem com Panarello, nem sem Panarello. Então não me animei a colocar o "braço" da Silvia nela, pois acho que o vapor não é "seco" o bastante nessas máquinas de caldeira pequena e de alumínio. Assim, minha referência é com a haste original.

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que pode estar acontecendo, Cabral, é que talvez você não esteja fazendo um expurgo grande o suficiente antes de vaporizar. Na Gaggia Dose, leva uns bons 15-20s até o vapor ficar bem seco. Antes disso, sai uma quantidade considerável de água. Nunca medi, mas acho que totaliza uns 50-60ml.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oxe...

 

Uau! 50/60 ml é mesmo muita coisa. Eu sempre purguei uns 5 a 10s, pois depois disso para de "cuspir", mas o vapor parece bem úmido mesmo deixando 20s... pelo menos acho que é úmido, porque na Aríete achava bem mais seco... Estou usando água comum (da torneira) filtrada por um filtro da Lorenzetti com diversas etapas, incluindo uma de carvão ativado e uma de retenção bacteriana. Você usa que tipo de água? Será que a caldeira de alumínio reage diferente da de inox da Ariete?

 

De qualquer modo, vou tentar de novo. Você usa só a haste ou descobriu como usar o Panarello sem fazer espuma?

 

Abraço e valeu!

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso a panarello, mas sem a capa, só o biquinho. Funciona bem.

 

A minha Gaggia é com caldeira de inox da Saeco, e uso água da torneira direto. Usei água mineral no início, pois a proliferação de algas no Guaíba estava deixando a água da cidade com gosto muito ruim. Depois que isso diminuiu, estou usando água da torneira sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso a panarello, mas sem a capa, só o biquinho. Funciona bem.

 

A minha Gaggia é com caldeira de inox da Saeco, e uso água da torneira direto. Usei água mineral no início, pois a proliferação de algas no Guaíba estava deixando a água da cidade com gosto muito ruim. Depois que isso diminuiu, estou usando água da torneira sempre.

 

Rodrigo, seu Panarello é aquele que por dentro tem uma haste longa e lisa, quase do comprimento da capa, ou uma haste curtinha e cheia de anéis, com menos da metade do comprimento da capa externa? Se for a do primeiro caso, está melhor explicado, pois essa haste é considerada a 'melhor' das opções da Gaggia. A minha usa a segunda opção de haste, que não serve pra usar sem a capa.

 

Essa V.828 parece ser a válvula de sobre-pressão, mas não sei se é ajustável...

 

Márcio.

 

Ummmm... Pra mim poderia ser um cachimbo. Ou um plugue de vela. :D Mas parece mesmo uma OPV... :huh:

 

 

Só uma ajudinha ao ignorante aqui... :rolleyes: Estou vendo uma bomba na primeira foto e a parte de entrada/de cima de uma caldeira na segunda imagem. A OPV seria essa peça de nylon na saída da bomba? Ou entendi algo errado?

 

Abraços e Carpe Coffea!

 

Editado por: falta de smiley e sarcasmo mal-expressado ;)

Editado por Cabral
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso Cabral, parece, como o Carneiro observou, uma válvula OPV (over pressure valve) mas não parece ser regulável, ai teria que substituir para poder regular a pressão, que no caso acho que falta, embora... não me convenci da cestinha, preciso arrumar uma tradicional e colocar nela.

Minha patroa tem preferido a minimoka pois necessita de menos força pra tirar o café (a nemox demanda empurrar muito o cachimbo pra não vazar) única diferença é a necessidade de alguns pontos a menos na moagem (mais grossa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, seu Panarello é aquele que por dentro tem uma haste longa e lisa, quase do comprimento da capa, ou uma haste curtinha e cheia de anéis, com menos da metade do comprimento da capa externa? Se for a do primeiro caso, está melhor explicado, pois essa haste é considerada a 'melhor' das opções da Gaggia. A minha usa a segunda opção de haste, que não serve pra usar sem a capa.

 

É a segunda opção de haste. Mas é surpreendente a capacidade de adaptação humana às condições mais desfavoráveis. Eu texturizo muito bem o leite com aquele cotoco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkk

 

Sim, eu também já consegui coisas muito boas com o "cotoco" da Gaggia, antes de colocar o braço da Silvia.

 

Aliás continuo operando no mesmo esquema, haja vista que a Ascaso também usa um panarello que só cria bolhas. Tive que retirá-lo e usar o cotoco, que é ainda menor que o da Gaggia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo e Rodrigo, acho que vocês já atingiram o estado da arte ninja em uso do "cotoco" da Gaggia. :ph34r:

 

Em minhas tentativas, obtive espuma grossa e leite meio frio, espuma grossa e leite quente e aguado, leite quente e nenhuma espuma ou textura. Em todos três casos, consegui também o adicional de uma sujeirada maior do que a que estava acostumado com a Ariete Roma.

 

Vou investir mais umas horas em tentativas, tentando manter a "mente aberta". Acho que estou tão convencido que não dará certo que é capaz do leite "desandar" e não texturizar, só de "raiva".... :lol:

 

Abraços pasteurizados,

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral,

Com o bico inteiro da Gaggia é difícil , é melhor só com o cotoco, bem na superfície fazendo umas micro bolhas, e abaixando 0,3 mm para enfiar as micro bolhas no leite. Com o paranello normal eu consegui algum resultado tampando um furinho que tem na parte de cima do paranello. Eu postei 2 vídeos do Barista Kim no tópico Latte art, e ele explica bem quando o vapor é fraco como fazer no 2º vídeo.

Bons capuchinhos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...