Ir para conteúdo

Sinha

Novatos
  • Total de itens

    6
  • Registro em

  • Última visita

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Sinha's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • First Post
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later
  • One Year In

Recent Badges

1

Reputação

  1. Olá Recentemente me deparei com esses dois vídeos na internet: https://www.youtube.com/watch?v=st571DYYTR8&t=20s https://www.youtube.com/watch?v=fl79p_P4nbo Basicamente os detalhes do método é o seguinte: proporção água café : 15:1 moagem: media grossa, nao muito grosso, semelhante a moagem que se usaria para um V60 basicamente eles pré aquecem os recipientes, colocam o café já moido na prensa, colocam a quantidade certa de água e esperam 4 minutos, após esse período eles quebram a crosta com uma colher mexendo delicamente e retiram aquela espuma que fica em cima. Depois que a superfície está limpa eles esperarem mais tempo de 5 a 10 min (falam que quanto mais tempo esperar melhor) então eles abaixam o embolo o suficiente para tocar a superfície do café e nao abaixam ele até o final, eles usam o embolo apenas como um filtro, e bem devagar eles servem o café para nao ressuspender os finos que decantaram. Basicamente eles alegam que o apos os 4 min quando vc quebrou a crosta e retirou as partículas de café grandes q ficam boiando a extração já reduziu muito, e o café decantado no fundo teria uma extração muito lentam, e nao traria amargor ao café. Eu tentei essa técnica 3 vezes a primeira ficou muito boa as outras tive a impressão de meu café ter super-extraido pois estava com um amargor fora do normal. Contudo meus testes nao sao muito constistes pois eu uso um moedor de láminas, o café é fresquinho foi torrado q 10 dias. Com relação ao meu moedor de laminas o que eu faço para tentar ter uma moagem mais homogenia é que eu moo por 4 segundos entao penero, sobrando apenas as partículas maiores, então eu moo denovo essas particulas mais grossas pelo mesmo tempo e repito até nao tem nenhum pedaço gigante de café. Pode ser que nessa de peneirar o café eu esteja deijando ele realmente mais omogenio porem numa granulometria não adequada para prença! Em fim.... eu tenho algumas limitações... UAHUAHUA mas talvez vocês com equipamentos melhores poderiam testar esse método e dizer oque acham, ou epenas pela experiencia de voces dizer oq acham desses metodos.
  2. Sinha

    Moinhos tipo Mimoso

    Olá a todos! Sou um completo iniciante no mundo do café, queria adquirir uma prensa francesa e um moedor para começar a fazer uns cafés melhores. Experimentei um café feito pela prensa e me apaixonei! gostaria de saber se o Mimoso ou Botini conseguem moer para prensa de maneira satisfatória para um novato como eu?! imagino que para alguns veteranos com paladar muito mais apurado que o meu possa sentir muita diferença entre usar um Mimoso e um outro moedor mais top, mas para mim que sou iniciante, será que ele atenderia minhas expectativas? Ele conseguiria moer de modo uniforme, e numa espessura que não passa-se pelo filtro da PF? (lembrando que o meu nível de exigência ainda nao é tao elevado visto que sou novato e estou acostumado apenas com a quele café de mercado super amargo e ruim UAHUHAUA) caso o Mimoso nao fosse adequado, vocês me recomendariam outro moedor? ou comprar o grão e mandar moer em casas especializadas? muito obrigado!!
  3. Caso eu adquira um Mimoso, ele consegue moer para prensa francesa? pelo que estou pesquisando esse Mimoso parece ser o melhor custo benefício, e a prensa vou ganhar de presente! UAHUHAUHA
  4. Muito obrigado a todos pelas dicas! @Vitor Costa esse Mimoso (ou Botini) que você mencionou tem ajuste para moer em diferentes espessuras? tenho medo de comprar esses porlex chinêses e eles quebrarem logo nas primeiras semanas.... ví alguns comentários nos sites que vendem eles, e algumas pessoas reclamam que o encaixe da manivela é de plastico e quebra fácil, e que toda hora tem que reajustar a espessura da moagem, pq ela vai afrouxando, tenho medo de jogar dinheiro fora com um desses. Eu moro na cidade de Santos, aqui temos o Museu do café, onde vende uma variedade muito grande de cafés e eles moem na hora se pedirmos, além do museu tem um tal de rei do café onde fazem a torra e moagem na hora tbm, é bem tradicional de Santos (http://www.reidocafe.com.br)... acho que no primeiro momento vou seguir a dica do @Jonas Felipe e comprar pequenas quantidades e pedir para moer na hora, para passar no coador! Assim que eu juntar um dinheiro acho q vou pegar uma prensa francesa, quando tomei no starbucks achei muito gostoso o café vindo desse método de extração, o café fica bem mais encorpado. E talvez depois investir num moedor....ou o moedor antes da prensa... HAUHAUAHU
  5. Olá a todos, sou novo aqui no fórum, vou contar a experiência que estou tendo com café! Eu comecei a tomar café fazem uns 3 meses, eu nunca tinha gostado de café, sempre achei eles extremamente amargos e com gosto de cinzas, contudo até então eu só tinha tomado aqueles cafés de supermercado e cesta básica ou aqueles que ficavam em garrafas térmicas na entrada de restaurante por kilo ( esse são péssimos). Até que recentemente um amigo me convenceu a ir no starbucks e tomar um prensa francesa e pra minha surpresa eu achei gostoso ! Então comecei a ler sobre café, como preparar um bom café, e decidi tentar. Contudo meu orçamento nao me permite comprar nada muito caro, então tive a ideia de tentar o basico, fazer um café coado da melhor forma que conseguir (que estiver ao meu alcance) então comprei um café já moído (visto que nao tenho moedor) de uma marca melhor, comprei um L'or de intensidade 8 (https://goo.gl/x7wbgK) e um suporte para filtro de café e uma caixinha de filtro melitta! e fiz meu primeiro café tentando seguir os protolocos existentes na internet, tais como usar água filtrada, não ferver a água, umidecer o filtro antes, usar a proporção de 10g pra 100ml de água. Comparado com os cafés de supermercado meu café ficou bem gostoso, mas nao ficou tao bom quanto o da prensa francesa, achei que meu café ficou bastante ácido, felizmente ele nao ficou amargo. Gostaria de saber se é normal essa acidez para esse tipo de extração, e se tem como diminuir a acidez? notei que a granulometria desses cafés já moidos é bem fina, acho q por isso o café demorou bastante para passar no filtro, para fazer uma xícara foram quase 5min. No final da extração o gotejamento do café no filtro estava muito lento. gostaria de algumas dicas e também esclarecer essa questão da acidez. Gostaria também de saber se compensa comprar esses cafés diferenciados que já vem moido, ou se é melhor comprar um moedor (meu orçamento só me permitiria comprar um Cadence Di Grano, ou algo de no máximo 120 reais! (sou pobrinho! UHAAUA). Eu não tomo muito café, tomo cerca de umas 4 xicaras por semana, mas gostaria que nesses momentos eu tomasse um bom café!
×
×
  • Criar Novo...