Ir para conteúdo

misaellago

Novatos
  • Total de itens

    4
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Indaiatuba-SP
  • Equipamento
    Hario V60, Hario Dome, French Press, Melitta 102, Ariete Espresso, VFA AN1464, Hamilton Beach 8039

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

misaellago's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • First Post
  • Week One Done
  • One Month Later
  • One Year In
  • Conversation Starter

Recent Badges

2

Reputação

  1. Hahahaha! Fico feliz que a técnica tenha funcionado pra você. Eu tive que recorrer à ajuda profissional mesmo, mas agora meu moedor está uma beleza! Espero que você consiga deixar o seu no jeito também! Abs. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  2. Pessoal, para dar um desfecho à novela: infelizmente, não consegui, por conta própria, sucesso com nenhum dos métodos sugeridos. Encontrei um técnico que faz manutenção de máquinas de café aqui na cidade e ele operou o milagre: soldou uma peça em cruz que foi o suficiente para destravar. Aproveitou para dar uma revisada e uma bela limpeza na máquina, que agora está nova! As mós estão em perfeito estado - aparentemente, foram muito pouco usadas. Agora já estou pesquisando ideias para um mod doserless, já que (como é normal em moedores comerciais) a retenção no setup padrão é enorme. Abraços, Misael.
  3. Muito obrigado pelas várias sugestões (e pela torcida), pessoal! Até vi sugestões de uso daqueles 'saca-filtros' que o pessoal usa em troca de óleo, mas eu não cheguei a tentar. Talvez seja uma próxima medida. Mas a ideia da bolsa de gelo é realmente muito boa - não tinha pensado no caminho inverso... Vou tentar em conjunto com outras técnicas sugeridas aqui. Eu cheguei a usar aqueles maçaricos de cozinha (que, claro, não entregam o calor de um maçarico de solda, mas talvez precise seguir pra medidas mais drásticas. Vamos pra mais um round de tentativas. Obrigado a todos!
  4. Olá, Pessoal - como vão? Acompanho o fórum 'na surdina' há algum tempo - e, mais recentemente, fiz a inscrição. Sem dúvidas, o melhor conteúdo sobre cafés/equipamentos/métodos em português está aqui. Feita essa introdução, divido com vocês um pedaço da minha epopeia. Depois de adquirir uma belíssima máquina de espresso do colega Fogo Ruivo - e perder a paciência com o moinho manual (o Fogo bem que me avisou...) -, parti na minha jornada em busca de um moedor elétrico que (i) me atendesse para espressos; e (ii) estivesse dentro do (baixo) orçamento pré-aprovado com a CFO (a esposa). Inevitavelmente, tive que ir pro mercado de usados. Eis que me aparece o anúncio de um belo (mas maltratado) exemplar de um moedor "Italian Coffee" - que, posteriormente, descobri se tratar de um VFA AN1464. Já no local, fiz uma inspeção rápida: motor funcionando perfeitamente, alguns resíduos de café velho (que sairiam com facilidade) e o anel de ajuste bem travado. Já tinha lido algo sobre essa 'trava' e decidi pagar pra ver - fechei negócio. A limpeza superficial realmente não foi difícil, mas não há decreto que afrouxe esse anel de ajuste (onde fica presa a mó superior). Tudo indica que é o resultado de anos de acúmulo dos óleos do café, que 'petrificaram'. Com base no que li no Home Barista e em outros fóruns gringos, já tentei: Aquecer a peça com um secador de cabelo (alguns até falam sobre o uso de sopradores térmicos, mas eu não tenho um à disposição); Usar um torno profissional de 5 toneladas (que trouxe como único resultado a destruição dos encaixes do parafuso no anel de ajuste); Usar um martelo acompanhado de uma barra de ferro para tentar movimentar a peça; Dar um banho de WD-40 (não recomendado por não ser 'food-safe', mas o desespero falou mais alto); Buscar a assistência da Italian Coffee, mas o valor proibitivo de orçamento não aprovado me fez mudar de ideia rapidamente; Aqui estão alguns esquemas que encontrei na internet; https://www.cafeparts.com/Espresso-Coffee-Grinder-Parts/VFA/N1464-An1464-New?itemid=15060 http://www.repuestos-hosteleria.com/pagina/es/molinos+de+cafÉ/vfa+expres/n_1464|an_1084|an_0784/ODUyMQ%3D%3D.pdf Aqui estão fotos do moedor: Alguma alma caridosa do fórum já passou por experiência semelhante? Como o motor está em perfeito estado (e o preço foi realmente muito convidativo), não pretendo desistir tão cedo, hehe! Desde já, agradeço pela ajuda. Abraços, Misael.
×
×
  • Criar Novo...