Ir para conteúdo

gustavofgt

Senior Members
  • Total de itens

    21
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Equipamento
    Lelit Grace e Rocket Faustino

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

gustavofgt's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • Dedicated
  • Reacting Well
  • One Year In
  • First Post
  • Collaborator

Recent Badges

16

Reputação

  1. Amigo, certamente tem pessoasmuito mais experiêntes no assunto do que eu aqui no fórum, mas vou deixar a minha opinião. Eu acho que as diferenças entre os tipos de mós giram mais em torno da retenção, que via de regra é maior nas mós planas, e na precisão da moagem que no caso das mós planas provê uma maior "repetibilidade" nas moagens. Mas isso no caso do Niche nem vem ao caso, pois é "single dose". Mas eu, no seu lugar, pensaria em ter um moedor para coados e outro para espresso (independente do tipo das mós). Isso porque ajustar o moedor pra espresso é uma arte por si só... então ficar mexendo no ajuste a cada shot é bem complicado e custoso. Aí seria o caso de analisar qual forma de preparo você mais utiliza... pensar nos prós e contas, custos... eu no seu lugar manteria o 1zpresso pra espresso e compraria um moedor mais barato mesmo, um Baratza Encore, Eureka Mignon, Wilfa pra coados, pensando principalmente em custo.
  2. Estou com um Faustino desse e estou achando fantástico. Só de pegar e sentir o peso já dá pra ver que é bem robusto. O dispositivo de regulagem (Stepless) é bem firme, vai desde uma moagem bem fina pra espresso ate mais grossa pra filtrados. O moedor faz muito pouco barulho e com esse funil (doserless) não faz bagunça nenhuma.
  3. Acho que essa pipoqueira vai te dar mais dor de cabeça do que café bem torrado rsrs... A haste dela é bem frágil e o formato não ajuda. Você provavelmente precisaria dar uma "entortada" pra fazer movimentar direito os grãos. Além disso, você tem apenas um botão de "liga/desliga", não consegue controlar a temperatura. E no final das contas ela tem capacidade pouca coisa maior do que as pipoqueira a ar... dito isso acho mais simples e prático você começar a torrar com uma pipoqueira a ar mesmo e se possível fazer as modificações pra controle de temperatura
  4. Bom dia. Tenho interesse, você é de qual cidade?
  5. Opa, então, eu entendo muito pouco de elétrica, mas esse modelo de pipoqueira (Pop Time da Britânia) já possui os sistemas de certa forma separados. Ela possui duas resistências, uma menor em que está ligada à ponte retifiradora (motor da ventoinha) e outra maior "por fora", sem ligação com o motor. O que eu fiz foi basicamente ligar o dimmer nesse circuito da resistência maior, que é a que eu acabo controlando. A resistencia menor continua funcionando, mas ela aquece muito pouco.. não passa muito de 50 graus. Vou ver se mando uma foto de como ficou a ligação.
  6. Eu também fiz a separação do circuito, mas coloquei um dimmer apenas no circuito da resistência. A ventoinha fica sempre na mesma potência. Coloquei para "controle" de temperatura um termometro analógico mesmo, desses de forno de pizza. Após umas 5 torras peguei o jeito de controlar o dimmer, finalizando a torra média/média-escura (antes do segundo crack) com 8-10 minutos. Tenho utilizado 80g.
  7. Não sei se entendi corretamente, mas parece que esse dimmer suporta até 1000W em 110/127V. Ou estou falando besteira? rsrsrs De qualquer forma, sugiro esse outro para ter uma folga maior: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-735615719-controlador-dimmer-dimer-rotativo-3000w-bivolt-110v-220v-_JM#reco_item_pos=1&reco_backend=machinalis-pads&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-pads-right&reco_id=7b4c174d-f52d-47b4-a53a-25a8d3c6216e&is_advertising=true&ad_domain=VIPCORE_RIGHT&ad_position=2&ad_click_id=MDg2NTAyMzUtNWY5Ny00ZDQzLTllNWMtZDE3Y2VmNGY3ZjZi Eu uso ele na minha pipoqueira, já fiz umas 6 torras sem problemas.
  8. O que os amigos diriam sobre testar algum café da cultivar Icatu? O Icatu foi criado justamente a partir do blend cruzamento entre arábica (bourbon, mundo novo) e robusta. Eu não me lembro de ter experimentado esta variedade, mas em teoria deve/pode trazer um perfil próximo do que o colega MrZep procura.
  9. Acompanho o fórum há alguns (4-5) meses e já aprendi muita, mas MUITA coisa. Como ainda não tenho muito conhecimento para compartilhar, esta é ao menos uma forma de ajudar. Abraços.
  10. Acabei comprando pela Via Inox também e fiquei surpreso, pois a previsão de entrega era até o dia 16, mas me entregaram na sexta-feira passada dia 04. Já está sendo utilizada e até o momento muito aprovada! Pra quem saiu de moedor de lâmina, não tem a mínima comparação... rs
  11. Vocês já compraram nessa loja? É confiável, produtos chegaram bem embalados e no prazo? Eu boletei o moedor. A validade é até sexta-feira... se não aparecer nenhuma outra promoção eu penso em realizar a compra.
  12. Bom dia, pessoal. Obrigado pelos feedbacks! Acabei entrando em contato e comprei dois pacotes com o Alex! O café realmente é outro nível. No sábado tentei tirar dois espressos, mas o resultado não foi satisfatório. Ontem fiz algumas correções na quantidade e moagem e já saiu um café bem melhor. Falta agora comprar um moedor decente.
  13. Obrigado pelas dicas, pessoal. Vou ficar mais atento à data da torra na embalagem, mesmo comprando em mercado. Já li bastante à respeito de congelar o grão, tem muita controvérsia, mas na próxima compra online farei o teste comprando uma quantidade maior.
  14. Legal, Alex. Vou olhar melhor os planos de assinatura. E já estou seguindo o instagram do seu xará. Mas como eu disse, num primeiro momento, nem que seja nos dois ou três primeiros pacotes, vou acabar comprando café de mercado mesmo. Sei que não será o café ideal, mas a ideia é aprender mesmo e conseguir ao menos sair de um espresso péssimo para um "bebível", entendendo os pontos de melhoria relacionados à moagem, compactação, tempo de extração, temperatura, etc, etc... Então.. já tenho essa loja nos meus favoritos, mas me dá uma dó em comprar um pacote de 30-40 reais e pagar 20 reais só de frete... uma vez até vai, mas imagina todo mês?
  15. Boa tarde, pessoal! Venho acompanhando o fórum há algumas semanas e hoje resolvi fazer o meu primeiro post. Até então eu vinha fazendo meus cafés em casa utilizando principalmente a prensa francesa e moka. Depois de ficar namorando a ideia de comprar uma máquina de espresso, eu finalmente adquiri uma Saeco Poemia (pegarei no final de semana, usada). Já li e assisti muita coisa sobre como extrair um bom espresso, mas sei que terei um longo caminho até conseguir tirar um bom café com consistência. É certo que eu vou "desperdiçar" bastante café nesse início, então por isso não pretendo utilizar grãos de altíssima qualidade - leia-se caros - até estar com um maior domínio do processo. Soma-se à inexperiência o fato de eu não possuir um moedor de qualidade, então a ideia é realmente começar a "brincar" e aprender mesmo. Dito isso, eu pretendo utilizar nos meus primeiros espressos algum grão vendido em prateleira de supermercado mesmo, como no Pão de Açucar. Qual destas marcas mais comerciais vocês recomendam? Orfeu Santo Grão Pessegueiro Octavio Baggio Outras????? Outra dúvida é: como vocês fazem para comprar cafés realmente "especiais"? Acabam comprando online mesmo? Possuem algum contato direto com produtores/torrefadores? Pergunto porque eu consumo menos de 1Kg de café por mês (2-3 "doses" por dia), então não faz sentido comprar grandes quantidades, pois uma das principais qualidades de um bom café é o frescor da torra. Aí eu acabo muitas vezes ficando P da vida, pois para comprar em qualquer loja online um pacote de 250-500g de café, o valor do frete as vezes é mais alto do que o do próprio café. Alguém tem alguma sugestão ou essa é a realidade da maioria mesmo? Para constar, sou de Jundiaí - SP.
×
×
  • Criar Novo...