Ir para conteúdo

fredxyz

Novatos
  • Total de itens

    5
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que fredxyz postou

  1. A pitcher eu tenho uma de 350ml, pra fazer um único capuccino pra esposa dá certinho. Pra extrair uma dose menor a partir de uma receita que já te agrade, acredito que você deva tornar a extração mais lenta (mais pó, moagem mais fina, mais pressão), de modo que no mesmo tempo que você tirava um 3:1 agora vc tira um 2:1. Assim o tempo de contato do café com a água quente será o mesmo, a fim de manter o mesmo paladar (acidez/amargor) só que nesse tempo vai ter corrido menos água. Citaram acima a receita de americano usando o espresso. Acredito que seja a mesma lógica. Quando o cara quer uma xícara maior, se ele mantiver a mesma receita de 30s e depois apertar o botão de novo pra passar mais água pelo pó, totalizando por exemplo 60s, vai ter um resultado diferente pq esse excesso de tempo em que o café fica "cozinhando" na água quente vai tirar mais amargor. Por isso na receita de americano se extrai o espresso normal (30s) e depois acrescenta água quente. Assim mantém o mesmo paladar só que mais diluído. Sobre o moinho, antes de qualquer conclusão, teste cafés diferentes. Cafés velhos e/ou oxidados exigem moagem bem mais fina. Cafés com torra clara também. Enquanto cafés com torra escura parece que "desmancham" mais fácil mesmo numa regulagem grossa, cafés com torra clara são mais "duros" e precisam de uma regulagem mais fina do moedor. Tem cafés menos densos que enchem o filtro duplo com 18g enquanto outros cafés levam 22g pra encher. E assim por diante. Esses cafés mais artesanais de pequenos vendedores na minha experiência até agora, apesar de frescos, têm decepcionado bastante na consistência da torra (uns grãos claros e outros queimados) e seleção dos grãos (muitos grãos pequenos e quebrados). Enquanto isso o orfeu clássico comprado na amazon não tem erro, fica fácil tirar espressos ótimos e consistentes, mesmo chegando com 2 meses de torra.
  2. Opa. Eu tbm li que ultimamente os especialistas se preocupam muito mais com o peso (g) do que com o volume (ml) do café extraído. Mas como o controle da máquina é volumétrico, pra manter a consistência da receita o procedimento normal seria usar o botão configurado com o volume desejado (personalizando se for o caso). Caso contrário teria que sempre extrair com a balança embaixo da xícara pra desligar quando atingir o peso desejado. Vc faz assim?
  3. Cara, outros usuários podem confirmar, mas até onde eu sei o correto é medir o tempo a partir do momento em que você aperta o botão e não apenas quando começa a sair a água. Eu meço dessa forma. Só nisso vc já vai adicionar uns 7s nas suas medições. Quando aperta o botão a máquina já começa a molhar o café (e fazer a pré infusão), portanto a extração já começou. Entendo que o objetivo é medir quanto tempo o pó de café fica em contato com a água quente. Ainda assim sua extração parece estar muito rápida, até pq vc diz que não está formando crema. O sabor está muito ácido? De repente esse grão está com torra muito clara. Ou é um café de baixa qualidade. Ou seu moedor está desregulado, precisando de um calço (não deveria pq é novo). Eu tentaria outros grãos diferentes e antes disso desencaixar o moedor, limpar com a escovinha e montar novamente pra ver se muda algo na moagem tbm.
  4. Olá pessoal, chegando agora no fórum. Estou com a máquina há umas 3 semanas, usando nas configurações padrão de fábrica. O manual dela diz que os botões de 1 e 2 xícaras são configurados para 30ml e 60ml. Estou sem copo medidor de ML em casa, mas medindo na balança sai em torno de 36g / 72g de café usando o botão single / duplo. Baseado nisso e estimando pelas xícaras que tenho, tudo me leva a crer que na verdade essa máquina na versão Oster é calibrada na fábrica para 40ml / 80ml, deixando assim uma dose mais "brasileira" de espresso. Essa medida de 40ml coincide também com a dose padrão da nespresso e considerando que a Oster vende outras cafeteiras com adaptador pra cápsulas eu imagino que ela fez essa opção também pra manter o padrão entre as máquinas vendidas por ela. Nesse caso só teriam esquecido de alterar a informação nos manuais da máquina quando fizeram a tradução e adaptação para vender aqui com a marca Oster. Pra quem não sabe essa mesma máquina é vendida na Austrália com a marca Sunbeam. Outra coisa que observei é que no vídeo oficial da Sunbeam sugerem começar com o moedor no ajuste 10, enquanto o vídeo da Oster copia igualzinho mas sugere começar com o 20, o que seria coerente com a diferença na calibragem (moagem mais grossa pra passar uma dose maior no mesmo tempo). Enfim, poderiam confirmar se na configuração de fábrica ela faz na verdade doses de 40ml e 80ml? Obrigado!
  5. A moagem 20 é indicada só pra começar. Se saiu muito rápido vai reduzindo. Comecei e usar ela e tenho usado moagem 15 ou 16 com o orfeu classico. Aí dá os +- 30s pro duplo.
×
×
  • Criar Novo...