Ir para conteúdo

Renato B. Santiago

Novatos
  • Total de itens

    8
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Renato B. Santiago

  1. Fala pessoal,

     

    Hj fiz uma invencionisse com minha mokinha. Meu café "decente" acabou e meu fornecedor não abre de domingo. No desespero de tomar um café fui no mercado. Como estou em fase de testes com a moka, resolvi comprar um pó de café qualquer que me parecesse ter alguma qualidade. Comprei o 3 Corações Premium.

     

    Chegando em casa, descobri (eu já suspeitava) que a moagem era muito fina pra moka. Ficava muito pó no café pronto. Então resolvi fazer um teste. Pequei um coador de papel e recortei um círculo do tamanho do depósito de pó da moka. Preparei ela normalmente e coloquei o filtro entre o depósito e a parte superior.

     

    Resultado: Tempo maior para o café ficar pronto, necessidade de maior pressão para que o café seja passado e um café limpo, sem resíduos e bebível!

     

    Fica aí uma dica para uso desesperado da moka com pó de café inadequado! É melhor do que tomar café solúvel!

  2. Ola pessoal,

     

    Vamos aos resultados até agora.

     

    1 - A geração do sabor tanino/metálico/ácido na caldeira continua. O problema desse sabor, pra mim, é que complica a utilização da cafeteira. Meu foco na cafeteira italiana foi justamente conseguir um processo rápido e limpo de fazer café com qualidade razoável/boa. Aparentemente o cheiro horrível ficava impregnado na oleosidade remanescente. Como o interior da caldeira é muito mal acabado, cheiro de ranhuras, reentrâncias e porosidades, uso uma escova de dente com um pouco de detergente pra limpar o interior e o cheiro praticamente desaparece, me permitindo preparar a cafeteira pro próximo café rapidamente.

     

    2 - Pra resolver a questão da chama do fogão ser muito grande, fiz uma gambiarra com uma tampa de fonte de computador que distancia a cafeteira da chama e faz com que ela fique somente embaixo da cafeteira. O café começa a sair após 7 minutos e a extração completa leva aproximadamente 1,5 minutos. Se eu aumento a chama pra fazer uma extração que começa em 4 minutos, o sabor do café piora!

     

    3 - Marquei um ponto na parte de cima a partir do qual eu posso desligar o fogo, de forma que o finalzinho da extração, onde sai só espuma de má qualidade (não é crema) seja cortado. Qdo eu erro, coloco a cafeteira em cima da pia molhada (ela tá sempre molhada) e a extração é cortada.

     

    4 - A borracha realmente tem cheiro e ele é intensificado se vc largar a cafeteira suja depois de usar, mas ele é bem fraco. Não consegui notar a passagem desse cheiro pro café. Eu tinha comprado uma cafeteira chinesa antes, nas lojas americanas, mas tive que devolver devido ao gosto que a borracha passava pro café.

     

    5 - Eu tinha 2 pacotes de Segafredo Intermezzo (vermelho) e notei o seguinte. Após uns dois dias de aberto o pacote, a qualidade do café começa a diminuir assustadoramente. O primeiro café que vc faz é sensacional, mas depois vai piorando bem rápido. O primeiro pacote eu usei sem guardar na geladeira e guardando ele na própria embalagem, fechando a embalagem com prendedor de roupas. O segundo eu fiz o mesmo, mas guardei na geladeira. Resultado: os dois se degradam de formas diferentes, mas em igual intensidade. PERGUNTA: COMO GUARDAR SEU CAFÉ TORRADO E MÓÍDO???

     

    RESULTADO FINAL: Meu primeiro objetivo foi alcançado: consigo fazer café de forma relativamente constante e confiável usando a cafeteira italiana. Já consigo prever mais ou menos o que vai acontecer com meu café dependendo das minhas atiitudes.

     

    PRÓXIMO PASSO: Melhorar o pó de café que eu uso!

     

    Fui no Pão de Açúcar e lá tenho as seguintes opções de café torrado e moído:

     

    Melitta - Regiões Brasileiras

    Illy - Espresso (em uma latinha caríssima)

    Bravo Café - A embalagem é bonita, mas sem vácuo

    Prima Qualitá

    Qualitá Comum

    Astro Café - Tem o Bourbon e o Mescla

    Café Toledo

    3 Corações Premium

    Melitta - Tradicional e Especial

    Melitta - Sabor da Fazenda

    Café do Ponto - Tradicional

    Café do Ponto - Esportação

    Pilão Sabor e Leveza

    Pilão Aroma Original

    Pilão Aroma Nobre

    Pilão Intenso

    Native Orgânico Original e Extra Forte (Orgânico)

    Segafredo

     

    Tenho tb um fornecedor de café orgânico plantado na minha região (Mogiana). Ele diz ser 100% arábica e orgânico. Torra todos os dias e mói na hora. O preço é médio, em torno do dobro do Segafredo. Experimentei um espresso dele, feito em uma máquina barata e automática e me pareceu muito saboroso.

     

    Bom, posto tudo isso, tenho mais algumas perguntas:

    - O QUE ME DIZEM DA QUALIDADE DOS CAFÉS DO PÃO DE AÇÚCAR? QUAIS VALE A PENA EXPERIMENTAR?

    - O QUE ME DIZEM DESSES FORNECEDORES "SEM NOME"?

    - ONDE MAIS POSSO PROCURAR PÓ DE CAFÉ DE QUALIDADE?

  3. Impregnar no alumínio eu diria que é impossível. Mais provável que seja na borracha de vedação, ou algum resíduo que fica dentro do funil.

     

    Proponho um teste: Faça bastante café, uns 500 mL (pode ser coado mesmo, não precisa ser da moka) e deixe a borracha imersa nesse café, em fogo baixo, por uma meia hora. Coloque algum suporte p/ não deixar a borracha encostada no fundo, a idéia e expor a maior superfície possível e também evitar contato direto com metal quente.

     

    Depois é só lavar com bem com detergente neutro. Se o tal cheiro ruim passar pra esse café será um bom indicativo que funcionou.

     

    Então Lucas, até pensei ser da borracha, mas a borracha tem outro cheiro e esse cheiro nauseabundo fica só no líquido que sobra na caldeira. Se eu lavar a caldeira só com as mãos como recomendado, ele continua lá. Tenho que praticamente deixar ela de molho pra reduzi-lo. Se eu ferver a caldeira, o cheiro some, mas volta após o primeiro café que eu faço. Se eu faço o processo de fazer café, mas sem café, o cheiro não aparece. Se eu troco o pó de café por um vagabundo, o café fica um lixo, mas o cheiro aparece depois. Sempre muito forte inclusive.

     

    Sua Bialetti não faz isso Lucas?

  4. Renato, esses são os primeiros cafés que você está fazendo nela? Se sim, no próprio manual da Moka Bialetti vem escrito pra antes de tomar o primeiro café, fazer alguns e não tomar, jogar fora mesmo.

     

    Tente fazer uns 5 cafés com pó de supermercado (pra não desperdiçar café bom), e veja se depois disso ainda continuará tendo esse problema.

     

    Então Joe, infelizmente esse já é o 25º café aproximadamente. Estava esperando pra ver se diminuía, mas até agora nada!

  5. Olá amigos, comprei uma Mokinha Nuova Express Bialetti de 3 xícaras. Ela é similar à original, de alumínio e tal.

     

    Pois bem, estou com um problema! Depois que passo o café, o café sai perfeito. O problema é que qdo abro a caldeira, o líquido que fica nela (nem dá pra chamar aquilo de água) possui um cheiro horrível. Me lembra uma mistura de ácido, tanino e metal! Esse cheiro tem uma tendência de impregnar no alumínio, estragando o próximo café!

     

    Pra retirar ele totalmente eu preciso deixar a caldeira só com água, sem cafeteira, fervendo no fogo baixo por uma meia hora.

     

    Estou usando café Segafredo do pacote vermelho, mas qdo testei outro pó, o resultado foi o mesmo.

     

    Isso acontece com vcs tb? Pq acontece? Como evitar?

×
×
  • Criar Novo...