Ir para conteúdo

katjunior

Senior Members
  • Total de itens

    49
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que katjunior postou

  1. Exato. Essa premissa de explorar comercialmente feria a regra da comunidade. Não defendo. Mas anda bem demorado pra comprar nos fornecedores oficiais...
  2. Há um ano atrás eu comprei um kit de um cara dos EUA (Robert Silvers) que encontrei num grupo do FB (Gaggiuino Builders). Paguei na época 159 dólares no kit com PCB v3 e a tela era 3.5''. Paguei 435 mais ou menos de impostos. O dolar estava mais ou menos 4,50. Esse cara montava uns kits e vendia mais rápido do que os fornecedores oficiais. Os caras do gaggiuino não gostaram e boicotaram ele. Agora eu também queria comprar a PCB v4 com a tela maior que é possível conectar via bluetooth e wifi.
  3. Dá pra remover o tempo de PI, quando removi o tempo de PI não notei diferença em melhorar a extração. O tamper é um calibrado da 3Bomber e o WDT tenho um da 3bomber tb que é bem decente (e um da Ikape wdt q vc gira as agulhas).
  4. no meu caso tem saído azedo mesmo. Até tentei fazer um teste proposto pelo James Hoffman adicionando algumas gotas de uma solução de água com um pouco de bicarbonato de sódio (que teoricamente neutralizaria a acidez)... mas nem assim. Vou aproveitar que acabaram meus cafés e vou fazer uma limpeza geral até receber novos cafés. Valeu!
  5. humm... bom saber. Vc usa com puck screen?
  6. o cesto eh um ims indicado pra 18g. como vou engrossar a moagem, vou precisar reduzir um pouco a dose.
  7. Vou tentar engrossar a moagem e tentar chegar nesses 35s de tempo total (para 17.5g in para ~ 50g out)
  8. Vou tentar encontrar um com torra recente. Esses 53s é o tempo total .. geralmente dá uns 10 ou 9s de PI qdo começa a cair as primeiras gotas. Valeu!
  9. Acabei de fazer uma bagunça aqui pra testar a temperatura no bolo com um termopar... apesar do bagunça, a temperatura no bolo aferiu 97 graus (o target estava 98) mas não consegui alongar muito o teste pq espirrou café pra todo lado e tive que interromper. Muita gambiarra.
  10. Esse 7 veio como default das configurações originais. Não medi a temperatura no bolo, mas minha impressão é que não. hahaha traga a sua máquina e moedor. Qualquer ajuda é bem vinda.
  11. A ideia de fazer o mod do gaggiuino foi com intuito de controlar melhor temperatura, pressão e tempo de pré infusão. Antes do gaggiuino eu já vinha me frustrando com extrações azedas demais sem saber que variável estava sendo a causa. Acho que desfazer o mod vai dar muito trabalho. O que estou tentando fazer é manter o mesmo perfil de extração sempre e mudando apenas a moagem e as vezes mudando a temperatura alvo.
  12. Eu tenho tentado 18g para aprox. 45~ 50g
  13. Vamos lá... vou detalhar melhor meu problema: Meus espresso saem muito azedo. Tanto que se esfriar um pouco ele fica intragável. A crema e corpo estão ótimos. Já tentei vários grãos e atualmente tenho usado um da coffee and joy torra média escura (estrela do amanhã e venus). Estou moendo com 1zpresso J-max regulagem 1V42 e vou variando pelo paladar. Minha máquina é uma gaggia classic pro com gaggiuino - ela mantém a temperatura em 95 graus e pressão não passa de 9 bar. Valeu!!!
  14. Estou moendo no 1zpresso j-max. O único incoveniente é moer no braço, mas está nos meus planos comprar um elétrico. Só precisava aprender a domar essa arte do espresso antes de investir mais uma grana no moedor elétrico. Valeu pelas dicas, @regisassao. Vou comprar esse TDS (só pra matar essa dúvida minha) e seguir as dicas.
  15. Estou usando um cesto IMS, um WDT rotativo da Ikape.. além do gaggiuino que mantém um perfil de extração que não excede 9 bar... além de permitir controle de temperatura q defino em 97 graus C. Vou tentar fazer algum teste de dureza da minha água. Se alguém tiver alguma indicação de teste (q não seja testar com água mineral) aceito dicas.
  16. Quero em breve fazer um upgrade para um moedor elétrico. DF54 está na wish list. Cansei de moer no braço. A água é um fator que está sob dúvida. Fiz algumas tentativas com água mineral, mas não fiquei fazendo testes seguidos para que todos os outros fatores se alinhassem ao ideal para extrair um bom espresso. Valeu pelas dicas!
  17. No meu caso, são raras as vezes que experienciei um café azedo em cafeterias. Quase nunca eu diria. Mas recentemente eu fui numa cafeteria em Campinas (que teoricamente era pra ser uma excelente cafeteria devido as indicações) e que provei um espresso muito azedo e desagradável. E em casa, tenho tido muitos café excessivamente azedos. E concordo plenamente que muitas vezes a gente acaba atropelando querendo mudar muita coisa ao mesmo tempo e se perdendo num pacote pequeno de 250g.
  18. Pessoal, Vou direto na pergunta e depois explico: Por que é tão difícil acertar o espresso em casa (mesmo com, PID, wdt, tamper calibrado e todas as ferramentas para melhor extrair) sendo que em cafeterias "normais" a funcionária faz de qualquer jeito e no geral, sai um espresso razoável??? Quais são os fatores que mais influenciam e permitem maior margem de erros para as cafeterias "normais" e que os "home baristas" nem sempre possuem? Explico: venho sofrendo bastante para acertar os espressos com cafés especiais. Somente com torras bem mais desenvolvidas que saem razoáveis. Eu tenho uma Gaggia Classic Pro e fui comprando vários equipamentos para tentar extrair um bom espresso. WDT, Tamper calibrado, porta filtro naked, mudei o shower screen pra um ims, comprei um filtro de precisão e por fim fiz o mod do gaggiuino para conseguir controlar melhor temperatura, pré infusão e perfis de extração. Vocês poderiam compartilhar a experiência de vocês nos seguintes pontos: O que mais influenciou numa mudança para melhor nas suas extrações? Qual foi a dica, video, técnica, café, equipamento matador? Quais são os principais fatores que mais influenciam numa boa extração na opinião de vocês? Por fim, qual café mais "fácil" que vocês recomendam? Obrigado!!!
  19. Eu não acho que seja apenas marketing para cobrar mais caro. O sensorial existe, embora talvez haja um certo exagero na descrição das características. E o preço é caro não pelo sensorial ou por ter passado por uma avaliação de um Q-grader, mas sim pelo processo de produção, seleção, beneficiamento, torra ser mais caro. Recentemente eu fiz uma "experiência de café" numa pousada que também é um sítio produtor de cafés especiais. Nessa experiência a gente degustou 3 variedades de cafés, mas antes, fizemos um treino sensorial. 2 cafés que degustamos eram mais "normais". Mas um deles tinha um sensorial bem claro de frutas amarelas (que eu nunca havia sentido). Daí a moça q estava conduzindo ficou me interrogando qual fruta predominava. E no final ela disse: cajá. Mas eu nunca iria supor que fosse essa fruta, já que não estava no meu catálogo de frutas da minha memória. E outro dia fiz um mesmo café com mellita (2x) e o gosto saiu sem graça. Mudei a proporção e fiz uma menor quantidade no V60 e consegui extrair o frutado daquele café. A conclusão que eu cheguei é que dá pra chegar no sensorial ajustando moagem, temperatura, quantidade e tempo de extração - e talvez até variando o método. Sentir o sensorial requer um pouco de treino. Se você beber correndo, quente e não focar no café... vai passar batido mesmo. Meu entusiasmo por cafés especiais começou mesmo quando comprei um café de uma cafeteria em Campinas e nas primeiras extrações dei sorte de acertar. Senti muito presente o sabor achocolatado e caramelo que nunca tinha sentido antes. Tão bom que cheguei a perguntar se tinha alguma essência no pacote ou algum processo diferente durante a torra.
  20. Você vai precisar aprender um pouco de como soldar (essa parte é essencial, pq a maior causa de problemas é soldagem mal feita), crimpar terminais, entender o esquema elétrico tanto de alta voltagem quanto de baixa voltagem e desmontar partes da máquina para remontar após a instalação dos componentes do Gaggiuino. A parte que tive mais dificuldade foi fixar o sensor de pressão derivando com T e cortando o cano de alta pressão da GCP (pq precisei aquecer com água fervendo os canos pra fixar no "T"). Mas está tudo muito bem documentado e detalhado tanto pelo próprio site, quanto por vídeos no YouTube. Enviado de meu SM-G781B usando o Tapatalk
  21. James Hoffmann já fez esse experimento... um bom hack quando todas as alternativas foram esgotadas.
  22. Cuidado com a versão evo, pois alguns usuários tem reclamado que o material que reveste o boiler tem desprendido e saido pelo bico vaporizador. Se comprar usado, verifique se a unidade apresenta ou apresentou o problema (e se ainda está na garantia). Enviado de meu SM-G781B usando o Tapatalk
×
×
  • Criar Novo...