Enfim pessoal. A minha Giotto R Fast chegou!
Primeiro, vou fazer um relato da experiência de compra em si.
Fiz o pedido dia 28 de fevereiro na Espresso Coffee Shop, mas só chegou ontem por causa da greve dos auditores fiscais. Por falar nisso, não existe mais a possibilitade de pagar a tarifa de importação na maquininha, na entrega. Tem que ser pago antes da entrega. A UPS manda mensagem de whatsapp e e-mail avisando. Mas claro, se você colocar as informações de contato incorretas na Espresso Coffee shop e a UPS não conseguir entrar em contato com você, a máquina volta para a Itália.
No geral, fiquei bem satisfeito com a experiência de compra. Só teve um detalhe que tirou um pouco do brilho: a base veio levemente empenada, na parte da frente, mas só em um dos lados. Só dá para perceber se prestar atenção e tirar a bandeja de drenagem. Com a bandeja colocada, não dá para notar. Então, coloquei um pequeno calço em um dos pés para ela ficar bem firme, e está tudo certo. O empenamento é bem leve mesmo.
Quando percebi isso, pensei: se eu for devolver por causa disso, vai demorar uma eternidade, e provavelmente vão tentar desempenar a mesma máquina, em vez de me dar uma nova. Vi um relato de uma pessoa nos Estados Unidos que comprou uma Rocket, mas de outra loja online, e veio com a frente muito mais empenada. A loja aceitou a máquina de volta, mas para consertar e devolver. O serviço não ficou bom e o cliente optou por ter o dinheiro de volta.
Eu lembro de ter visto videos na internet sobre a nova Apartamento TCA, que agora tem uma base mais robusta, que evitaria esses problemas que às vezes acontecem no transporte das Rockets. Bem, pelo jeito não fizeram o mesmo na Giotto Fast... Enfim, a máquina passou pela Itália, Alemanha, duas cidades dos Estados Unidos, Campinas e em fim Rio de Janeiro. Em algum momento dessa jornada, alguém da UPS pode não ter tido o cuidado necessário.
Claro que se eu tivesse comprado na Pasquali Máquinas seria melhor, e eu teria garantia nacional, apesar do preço mais alto. Mas eles não tinham esse modelo.
Tirando esse detalhe, estou super satisfeito com a máquina. Comparado com a minha Gaggia Classic, que tinha bomba vibratória (e também kit Shades of Coffee), a Rocket faz bem menos barulho.
E não sei se estou sugestionado pela bomba rotativa e pelo PID (mais o boiler bem maior que o da Gaggia), mas tive a impressão de que a estabilidade da pressão e da temperatura fazem bastante diferença.
No futuro, talvez eu instale o kit de controle de fluxo.
Só fiz três espressos até agora. Não ficaram ruins, mas acho que preciso apertar mais a moagem no meu DF64, ou aumentar a dose, pois a água fluiu rápido demais. Estou usando um basket IMS que eu já tinha - isso já me faria ter que usar moagem mais fina, creio, se comparado com o basket que vem com ela.
Depois posto mais sobre minha evolução, inclusive quando for tentar vaporizar, coisa que raramente faço.