Ir para conteúdo

eldermarco

Senior Members
  • Total de itens

    411
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    23

eldermarco last won the day on 26 Março

eldermarco had the most liked content!

2 Seguidores

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Equipamento
    Rocket Cinquantotto / AeroPress / V60 / Bravito / 1Zpresso K-Ultra

Últimos Visitantes

1.006 visualizações

eldermarco's Achievements

Proficient

Proficient (10/14)

  • One Year In
  • Very Popular Rare
  • One Month Later
  • Week One Done
  • Collaborator

Recent Badges

314

Reputação

  1. eldermarco

    Eureka mignon

    Opa, ter um moedor manual seria uma opção? Se positivo, tem opções que podem ser interessantes. Um Kingrinder K4 ou K6, que vez ou outra tem anúncio por aqui. O 1-ZPresso JMax ou o Bravito, que é feito pelo Gilberto aqui no Brasil. Eu uso o Bravito e o 1-ZPresso K-Ultra e estou bastante satisfeito com os dois. No entanto, um moedor elétrico costuma ser mais prático quando você tem muitas pessoas em casa e precisa fazer várias doses.
  2. Até onde eu sei, o principal destaque para a TCA em relação ao modelo anterior é o maior controle de temperatura. Vale a pena comparar com a máquina que o Régis sugeriu e ver qual tem o melhor custo-benefício para o uso que você quer fazer da máquina. Eu particularmente, gostei desse preço que você indicou.
  3. Opa, eu observei que o fluxo no chuveiro original fica bem mais uniforme na Rocket se tu não tiver feito nenhuma extração. Se tiver, volta a ficar depois de algum tempo. Não me pergunte o motivo que eu não faço ideia. Com o IMS ele ficou bastante uniforme, independente do número de extrações. Eu gravei o fluxo por aqui: Ao vivo ele parece ter uma distribuição mais uniforme que a mostrada vídeo. Vamos ver se isso vai mudar com o tempo. Acho que vale a pena ressaltar que o uso do puck screen já ajuda em uma distribuição mais uniforme pelo bolo. Talvez por isso não se note tanta diferença ao mudar o chuveiro. Mas eu acho que vale a pena mesmo assim.
  4. Valeu @regisassao! Eu acho que vale a mesma lógica. Eu também uso o puck screen em todas as extrações, mas por algum motivo obscuro, eu pensei que essas limpezas deveriam ser mais frequentes com o grupo E61.
  5. Fiz uma mudança para o chuveiro e o filtro IMS. O filtro, em particular, fez muita diferença por aqui. Achei que as extrações ficaram ainda melhores. Além disso, a parede mais reta ajuda na distribuição do pó através do cesto. O chuveiro também é mais uniforme. Sobretudo depois da primeira extração, onde o fluxo do original costuma ficar menos uniforme. Com relação ao backflush com o Cafiza, qual é a periodicidade que vocês costumam fazer nesse tipo de grupo? No meu caso, eu costumo fazer 2 extrações por dia.
  6. O Cold Brew é uma bebida para se tomar gelada. Normalmente a extração fica entre 12-16h, a depender do gosto de cada um. Nesse seu caso, eu pensaria em algo em torno de 8h ou talvez menos. Mas só faz sentido se tu curtir um Cold Brew, o que não é o caso. Mas o resultado que tu conseguiu com a AeroPress foi bem legal.
  7. eldermarco

    Kingrinder K4

    E além dessa sugestão do @regisassao eu também sugiro frequentar boas cafeterias. A maioria das minhas referências surgiram em cafeterias onde tem pessoas que sabem o que estão fazendo. Isso te dá uma boa noção sobre o que esperar das suas extrações.
  8. Esse método que você usou é interessante, mas pareceu equivalente ao de reduzir drasticamente a temperatura para não extrair o café além do que se quer. Talvez desse para fazer um Cold Brew com ele também, mas sem deixar tanto tempo em infusão.
  9. Pode acontecer também, como foi o meu caso, de você não conseguir reduzir a pressão até onde você deseja. Nesse caso, seria necessário cortar a mola - o que eu acho um pouco arriscado - ou substituir por uma OPV de metal, que foi a solução que eu adotei com outros colegas e achei bem superior a OPV original de fábrica. Mas obter ela e o conector foi bem trabalhoso.
  10. Sim. Assim como os outros colegas, eu considero que o mod me entrega uma máquina totalmente diferente. Mas tu vai notando isso depois que usa ela por um tempo. As extrações ficam bem mais equilibradas, se souber como fazer. Eu fiz um outro vídeo por aqui, de uma extração usando o café do Torra Fresca Cafés. Dá uma olhada para tu ter uma ideia:
  11. eldermarco

    Kingrinder K4

    Eu costumava fazer dessa maneira também, fixando a dose e alterando somente a moagem. Mas um vídeo do William me ajudou bastante a entender que a dosagem também pode fazer parte do ajuste e fazer você alcançar um resultado mais de acordo com o que você espera. E de fato, eu consegui resultados bem melhores na Breville e está ajudando na minha outra máquina. Segue o link, caso alguém tenha curiosidade: https://www.instagram.com/reel/C18Kt1iseyU/?igsh=MW15dnd5b2NhOXBkag==
  12. Talvez considerar a aquisição de uma máquina usada. Vez ou outra aparece alguma pelo fórum e eu acho que tem um ou dois usuários aqui que trabalham diretamente com isso.
  13. Você regula a pressão no qual a válvula vai abrir. Mas sem medir isso com um manômetro, você não saberá qual pressão foi essa que você regulou.
  14. Não tenho certeza se isso daria certo nessa situação. Você iria fazer isso sem um porta-filtro, certo? A OPV só abre quando ultrapassa a pressão regulada. Sem o porta-filtro a pressão seria zero, a OPV não iria abrir e seria como se ela não existisse ou fosse a mesma coisa que a que você já tem.
×
×
  • Criar Novo...