Ir para conteúdo

eldermarco

Senior Members
  • Total de itens

    411
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    23

Tudo que eldermarco postou

  1. eldermarco

    Eureka mignon

    Opa, ter um moedor manual seria uma opção? Se positivo, tem opções que podem ser interessantes. Um Kingrinder K4 ou K6, que vez ou outra tem anúncio por aqui. O 1-ZPresso JMax ou o Bravito, que é feito pelo Gilberto aqui no Brasil. Eu uso o Bravito e o 1-ZPresso K-Ultra e estou bastante satisfeito com os dois. No entanto, um moedor elétrico costuma ser mais prático quando você tem muitas pessoas em casa e precisa fazer várias doses.
  2. Até onde eu sei, o principal destaque para a TCA em relação ao modelo anterior é o maior controle de temperatura. Vale a pena comparar com a máquina que o Régis sugeriu e ver qual tem o melhor custo-benefício para o uso que você quer fazer da máquina. Eu particularmente, gostei desse preço que você indicou.
  3. Opa, eu observei que o fluxo no chuveiro original fica bem mais uniforme na Rocket se tu não tiver feito nenhuma extração. Se tiver, volta a ficar depois de algum tempo. Não me pergunte o motivo que eu não faço ideia. Com o IMS ele ficou bastante uniforme, independente do número de extrações. Eu gravei o fluxo por aqui: Ao vivo ele parece ter uma distribuição mais uniforme que a mostrada vídeo. Vamos ver se isso vai mudar com o tempo. Acho que vale a pena ressaltar que o uso do puck screen já ajuda em uma distribuição mais uniforme pelo bolo. Talvez por isso não se note tanta diferença ao mudar o chuveiro. Mas eu acho que vale a pena mesmo assim.
  4. Valeu @regisassao! Eu acho que vale a mesma lógica. Eu também uso o puck screen em todas as extrações, mas por algum motivo obscuro, eu pensei que essas limpezas deveriam ser mais frequentes com o grupo E61.
  5. Fiz uma mudança para o chuveiro e o filtro IMS. O filtro, em particular, fez muita diferença por aqui. Achei que as extrações ficaram ainda melhores. Além disso, a parede mais reta ajuda na distribuição do pó através do cesto. O chuveiro também é mais uniforme. Sobretudo depois da primeira extração, onde o fluxo do original costuma ficar menos uniforme. Com relação ao backflush com o Cafiza, qual é a periodicidade que vocês costumam fazer nesse tipo de grupo? No meu caso, eu costumo fazer 2 extrações por dia.
  6. O Cold Brew é uma bebida para se tomar gelada. Normalmente a extração fica entre 12-16h, a depender do gosto de cada um. Nesse seu caso, eu pensaria em algo em torno de 8h ou talvez menos. Mas só faz sentido se tu curtir um Cold Brew, o que não é o caso. Mas o resultado que tu conseguiu com a AeroPress foi bem legal.
  7. eldermarco

    Kingrinder K4

    E além dessa sugestão do @regisassao eu também sugiro frequentar boas cafeterias. A maioria das minhas referências surgiram em cafeterias onde tem pessoas que sabem o que estão fazendo. Isso te dá uma boa noção sobre o que esperar das suas extrações.
  8. Esse método que você usou é interessante, mas pareceu equivalente ao de reduzir drasticamente a temperatura para não extrair o café além do que se quer. Talvez desse para fazer um Cold Brew com ele também, mas sem deixar tanto tempo em infusão.
  9. Pode acontecer também, como foi o meu caso, de você não conseguir reduzir a pressão até onde você deseja. Nesse caso, seria necessário cortar a mola - o que eu acho um pouco arriscado - ou substituir por uma OPV de metal, que foi a solução que eu adotei com outros colegas e achei bem superior a OPV original de fábrica. Mas obter ela e o conector foi bem trabalhoso.
  10. Sim. Assim como os outros colegas, eu considero que o mod me entrega uma máquina totalmente diferente. Mas tu vai notando isso depois que usa ela por um tempo. As extrações ficam bem mais equilibradas, se souber como fazer. Eu fiz um outro vídeo por aqui, de uma extração usando o café do Torra Fresca Cafés. Dá uma olhada para tu ter uma ideia:
  11. eldermarco

    Kingrinder K4

    Eu costumava fazer dessa maneira também, fixando a dose e alterando somente a moagem. Mas um vídeo do William me ajudou bastante a entender que a dosagem também pode fazer parte do ajuste e fazer você alcançar um resultado mais de acordo com o que você espera. E de fato, eu consegui resultados bem melhores na Breville e está ajudando na minha outra máquina. Segue o link, caso alguém tenha curiosidade: https://www.instagram.com/reel/C18Kt1iseyU/?igsh=MW15dnd5b2NhOXBkag==
  12. Talvez considerar a aquisição de uma máquina usada. Vez ou outra aparece alguma pelo fórum e eu acho que tem um ou dois usuários aqui que trabalham diretamente com isso.
  13. Você regula a pressão no qual a válvula vai abrir. Mas sem medir isso com um manômetro, você não saberá qual pressão foi essa que você regulou.
  14. Não tenho certeza se isso daria certo nessa situação. Você iria fazer isso sem um porta-filtro, certo? A OPV só abre quando ultrapassa a pressão regulada. Sem o porta-filtro a pressão seria zero, a OPV não iria abrir e seria como se ela não existisse ou fosse a mesma coisa que a que você já tem.
  15. Não tenho conhecimento sobre a Philco 15 bar, mas para regular a OPV você precisará de um manômetro e saber qual é a pressão estática de saída. Poderia ser um manômetro no porta-filtro mesmo, mas precisará de algum.
  16. Eu já comprei na Amazon americana e nessa loja para a minha Breville. E atualmente eu comprei um outro para o grupo E61. Não vi diferença entre eles e a qualidade é muito boa. Imagino que seja original.
  17. Eu estou usando o modelo B702TH26.5M. Gostei dele nessas primeiras extrações. Depois me fala como ficou a comparação. Esse Big Bang eu vi para vender, mas optei pelos modelos mais antigos.
  18. Fala, Danilo! Depois de vários testes com o filtro da máquina eu consegui uma regulagem supimpa que gerou uma bebida muito boa. Pode melhorar em alguns aspectos, mas eu já curti pra caramba e ficou próxima do que eu busco. E era isso mesmo, uma combinação de moagem com a dose adequada, considerando o perfil que se está buscando. Eu também fazia isso na Breville, mas aqui é a tal curva do aprendizado com o novo equipamento, que discutimos acima. Hoje chegou o meu cesto IMS e eu também estou ajustando. Assim como aconteceu com a Breville, os cestos da IMS costumam precisar de um moagem mais fina que os cestos que vieram com a máquina. Além disso, tem mais espaço para o café e eu tive que aumentar um pouco a dose. Sobre o fluxo da máquina, eu fiz os testes conforme você sugeriu, sem o PF, e esses foram os resultados: Peso (g) / Tempo (s) / Fluxo (g/s) 225 / 20 / 11,25 226 / 19 / 11,90 230 / 20 / 11,50 223 / 19 / 11,73 229 / 20 / 11,45 Média: 11,56 g/s / Desvio padrão: 0,226 g/s Eu usei uma balança Timemore e o cronômetro da própria máquina. A pressão da bomba foi ajustada em 9.5bar
  19. Não compensaria comprar diretamente com o pessoal da Shades of Coffee? https://www.shadesofcoffee.co.uk/gaggia-classic-opv-spring-mod-kit---standard-version-just-springs
  20. Essa é a parte ruim no Brasil. Tudo fica muito caro com essa tributação maluca. Sem contar a dor de cabeça com as burocracias de importar.
  21. Isso é um pouco subjetivo, mas eu acho que você consegue resultado superiores sim. Mas eu não diria que 10x superiores. Se o foco for pura e simplesmente em resultado da extração do café, pode não valer a pena o investimento. Se for em melhorar o seu equipamento, tendo uma construção melhor, ser melhor na vaporização do leite - a Rocket é bem superior nesse quesito quando comparada com as máquinas mais baratas como a Breville e, imagino, a Gaggia -, maior estabilidade térmica e facilidade de manter os resultados entre extrações seguidas, aí a Rocket pode ser um bom investimento. Ou uma Lelit Bianca, que também é uma máquina que parece ser excelente. Pena que não tem importador no Brasil e é chato importar esse tipo de equipamento.
  22. Boa tarde, meus camaradas @regisassao e @DanCGC Bom, depois de fazer vários testes com a dose e a moagem, os resultados ficaram bastante superiores. Ainda tem espaço para melhorar, mas já estou bastante satisfeito. E deu para notar que, embora não fosse o meu objetivo principal, as extrações devem ficar superiores as da Breville, que já eram muito boas com a OPV para 9 bar. Um ponto interessante é que, ao contrário do que eu estava esperando, para o café que eu estou testando - mas não a mesma torra, que eu já não tenho - a moagem ficou até um pouco mais grossa que a moagem que eu costumava usar com a Breville. E a dose ainda é um pouco menor. O tempo de extração, por consequência, diminuiu de 36 para 23s. Imagino que isso está associado com a maior estabilidade térmica da Rocket em relação a Breville. Além disso, tem a etapa de pré-infusão, que é mais rápida. O próximo passo será analisar se vai ter alguma diferença com o uso do filtro IMS.
  23. Nunca tive uma Gaggia, mas vejo reclamações por aí. No canal do Thales (Não Sou Barista, no YouTube) tem alguns vídeos mais antigos sobre a Breville e mais novos sobre a Gaggia Classic. Acho que vale a pena assistir para te ajudar na sua escolha e te guiar de acordo com as suas preferências pessoais. É sempre chato definir a máquina que queremos sem poder usar cada uma por algum tempo, mas é a vida.
  24. Considere a Breville Infuser. Aquela com o moedor separado. Se tiver paciência, tu consegue um preço camarada.
×
×
  • Criar Novo...