Ir para conteúdo

m.gbt

Senior Members
  • Total de itens

    57
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    3

m.gbt last won the day on 20 Abril

m.gbt had the most liked content!

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

m.gbt's Achievements

Enthusiast

Enthusiast (6/14)

  • Collaborator
  • One Month Later
  • Week One Done
  • First Post
  • Dedicated

Recent Badges

32

Reputação

  1. m.gbt

    Moedor Icafilas

    Chegou meu iCafilas "upgraded", agora eu posso opinar: com um café torra média-escura para o qual eu usava click 80 no K4, no iCafilas isso ficou equivalente a 55-60. O click 45 do iCafilas não deixou cair uma gota sequer de café. O puck saiu com partes completamente secas, de tão fino. Depois fiz no 55 e ainda ficou muito fino, mas não engasgou ao menos. No 60 ainda muito fino, passou 30g em 28s (usei 18 de café) Como a recomendação geral (que eu não segui ) é de começar moendo mais grosso, e depois afinar pra ajustar, eu sugiro começar por uns 70... Se o meu moedor não for uma exceção na regulagem
  2. Obrigado a todos envolvidos no tópico pelo conhecimento compartilhado! @Marciovpimenta Acho que só você vai conseguir decidir mesmo, com base no quanto cada critério impacta vc pessoalmente. Caso ajude na dúvida, lembre de considerar também o espaço e peso a mais do DF64 na bagagem. Abs!
  3. Concordo que o X54 não parece o ideal pro foco. Também particularmente não me atrai ele ter um custo tão alto com mós diâmetro 54, o que limita a pouquíssimos fabricantes, caso queira/precise trocá-las. 64 é o ideal, 58 é melhor que 54. Talvez um Niche Zero usado pra ficar mais próximo da faixa de preço desejada?
  4. Comentando aqui caso alguém encontre esse tópico e acabe não pesquisando em outros lugares: Se expandir o título em português do anúncio no ali, diz "atualização" no final. Em inglês é mais fácil de ver, pois o título já começa com "iCafilas Upgrade". Parece que já está vindo uma versão com a correção já feita, como alguns colegas acusaram nos comentários do vídeo do Thales há 2-3 meses.
  5. m.gbt

    Moedor Icafilas

    Desculpem que acabei não respondendo a pergunta principal do tópico, o meu não chegou ainda. Mas no vídeo do Thales há comentários de quem comprou a versão atualizada, um colega disse click 40-48 pra espresso, outro até limitou mais o range em 42-45 (imagino que tenha testado só um café ou só similares). Interessante que é parecido com os clicks do K6, que possui mesmo diâmetro e mesmo número de faces nas mós. No anúncio do Ali diz "10-14 grids (about 1 circle)" mas não sei o que é grid, se for clicks não bate com 1 circle (caso signifique 1 volta), pois são 60 clicks por volta. Também não sei se a imagem não foi atualizada pra correção no moedor... Enfim, parece que não vale a pena se basear pelo anúncio.
  6. m.gbt

    Moedor Icafilas

    não sei quais são as possibilidades de edição de um vídeo, pelo menos o título eu sei que dá, mas seria interessante o thales editar o máximo que der pra não detonar pra sempre a marca. Eu também pesquisei sobre esse moedor, desisti por causa do vídeo, e só meses depois achei informações sobre uma nova versão, que me levaram a comprar também
  7. m.gbt

    Timemore sculptor

    talvez o @eltonaguiar ainda tenha um pra negócio
  8. sim @eldermarco! Eu cogitei isso, mas imaginei que o cold brew precisaria de mais tempo total de extração, e considerando que eu quero tomar o café quente, precisaria ser esquentado de alguma forma depois.
  9. Eu tive que achar uma solução para conseguir consumir um café amargo que eu comprei em quantidade Esse café quando coado sempre ficou amargo demais, mesmo fazendo algo exagerado, como Clever com água a 80 graus (tentando fazer a infusão compensar a baixa temperatura). Por outro lado, no espresso se sai muito bem, o que me levou a observar que o curto tempo de contato com a água quente parece benéfico pra esse café. Com as observações acima, somando ao meu gosto, acabei chegando numa receita com a Aeropress onde tenho prazer de tomar esse café, e imagino que funcione para outros cafés e pessoas com gosto similar ao meu. eu bebo muito mais coados, espresso não é todo dia que faço, e quando faço, quase sempre é adicionando água eu não gosto de café pelando, pra mim uns 70 graus é uma ótima temperatura pra apreciar o café, sentindo o sabor eu gosto da praticidade da Aeropress, e nunca peso a quantidade de água, mas gostei do café em todas as minhas tentativas. Você pode pesar se preferir! Receita: coloque pelo menos uns 200ml de água para ferver deixando a Aeropress no modo invertido, acrescentar a quantidade de pó fino a gosto. Eu uso 14g, e o pó sugiro um pouco mais grosso do que o padrão de café moído de mercado, alguns até se referem como "moagem para Aeropress" embora o método permita qualquer moagem. o pulo do gato: acrescentar água filtrada em temperatura ambiente, algo entre 1/4 e 1/2 do volume da Aeropress. Vamos deixar em infusão nessa água por 1-2 minutos, tempo suficiente para se preparar para os próximos passos mexa bem o café com água dentro da Aeropress feche a tampa da Aeropress com o filtro de papel faça um "swirl" com a Aeropress (movimento circular mantendo ela invertida, buscando agitar a borra) e vire a Aeropress sobre a xícara esse é o passo mais estranho: com cuidado, remova o êmbolo. O "swirl" foi para desgrudar café da borracha, mas mesmo assim pode ter um pouco ali; o cuidado é só para não fazer sujeira deve ter passado 1-2 minutos, acrescente agora a água fervida, eu vou até quase encher a Aeropress. Quanto menos água, menos quente vai ficar o resultado imediatamente, recoloque o êmbolo e faça o processo de pressão para finalizar sua extração.
  10. m.gbt

    [COMPRO] Hario Switch

    desculpa subir o tópico relativamente antigo, mas como ninguém respondeu e o título ainda diz "compro", achei de utilidade pública compartilhar esta versão do aliexpress https://s.click.aliexpress.com/e/_DDYqBWZ dá para usar algum cupom para reduzir um pouco mais o preço, exemplo de hoje BRAE10 acredito que essa solução será mais rápida do que aguardar alguém vender o modelo da Hario a preço de desapego OBS.: o link encurtado foi copiado de uma promoção, provavelmente ao comprar pelo link, o aliexpress pagará uma comissão ao autor
  11. O último post do autor aqui foi em janeiro de 2023.
  12. a gente vai ter que fazer uma compra coletiva, um compra tudo e divide hahaha
  13. Concordo muito @Daniel R. Stützel por vivência própria, mas acho que minha experiência de vida se resume a errar e errar para conseguir aprender, e sei que nem todos precisam errar tanto, ou tem resiliência pra isso. Eu passei por uma jornada de moedores mais baratos, sempre na máxima do custo-benefício, recusando pra mim mesmo a necessidade de gastar tanto num único equipamento. Mas hoje, revisando tantos conteúdos que estudei no passado e discordei acreditando não ter paladar para tal, numa análise superficial foi "perda de tempo". Especialmente colocando nessa conta o que foi investido em "métodos" que nunca me entregaram a melhoria que um moedor entrega. As pessoas têm diferentes condições econômicas, e diferentes formas de curtir, ou detestar, a sofrível jornada da tentativa e erro. Não acharia errado alguém "começar pelo final", depende do que está buscando. Eu pessoalmente, teria aprendido muito menos, mas teria economizado muito tempo; porém, outra pessoa pode priorizar o tempo ao aprendizado.
  14. Oi @daniloleao, eu não tenho opinião própria, mas já li aqui no fórum sobre esse assunto, esse tópico aqui parece bem similar: Lendo o tópico você vai reparar a resposta do nosso especialista @MarcioMO, que também abordou sobre alguns desses moedores que você citou aqui:
×
×
  • Criar Novo...