Os cafés da Um realmente são ótimos e estou estraindo eles super bem na moka. Mas estou com muita dificuldade no Melitta. A maioria dos cafés que eu sempre usei, conseguia estrair entre 2:30 a 3 minutos. Os cafés da Um (acredito que por ser uma torra bastante clara) a extração passa dos 4 minutos e quando eu tiro o coador ainda tem muita água. Nós últimos 2 minutos ele fica só gotejando, apesar de ainda ter muita água no porta filtro. Como se estivesse "entupido"
Já tentei engrossar a moagem, para praticamente uma moagem de prensa francesa, aí ele passa em 4 minutos (mas ainda assim entope no final e não passa toda a água). O café fica muito substraido, quase sem gosto.
Acho que para passar toda a água, teria que deixar uns 6 ou 7 minutos gotejando. Já usei diversos cafés de torra média e nunca tive esse tipo de problema no Melitta. Será que o negócio é simplesmente deixar mais tempo?
Obs. Não domino nenhuma técnica de coados, e uso o Melitta pelo baixo custo e praticidade. No Melitta faço uma pré infusão de 30 segundos com 40g de água, depois despejo mais 100g e quando goteja mais 90g totalizando 230g de água para 15g de café. Não gosto da ideia de pagar muito mais pelo V60 e ainda por cima adicionar mais um grau de complexidade na minha rotina (já que é muito mais difícil de achar).