Ir para conteúdo

marcos.ribeiro

Senior Members
  • Total de itens

    256
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    2

Posts postados por marcos.ribeiro

  1. 20 horas atrás, Murilo Henrique disse:

    Esses cafés são vendidos na internet?

    (Ah E muito obrigado por esclarecer)

    Como o @Diego Nunes falou, os do Léo vc compra no site dele mesmo.

    Eu gosto muito dos cafés do pessoal da Five Roasters (https://www.fiveroasters.com.br/) do meu amigo Emerson Nascimento. Eles torram sob demanda 1 vez por semana (recebem pedidos de sexta à domingo, torram segunda e entregam/enviam terça). A seleção que eles fazem é sempre muito boa e acertam muito a mão na torra. Toda hora tem café novo, vale muito a pena acompanhar os caras no Instagram.

    Caso você tb faça espresso, aconselho entrar em contato com eles pra saber qual grão vai ser torrado com perfil de espresso, faz muita diferença.

    21 horas atrás, Diego Nunes disse:

    Todo tipo de processamento de café possui algum grau de fermentação. No geral são processos de fermentação naturais, e sua intensidade/tipo vai depender do resultado que o produtor quer dar ao café. A fermentação com leveduras, até onde sei, é bem pouco comum em cafés especiais. Assim como diferentes tipos de processamento funcionam melhor com certos tipos de cafés, acredito que essa fermentação pode funcionar bem em alguns casos, mas não em todos.

    É importante lembrar também que muitas pessoas detestam cafés que passaram por fermentações mais intensas e adquiriram os sabores típicos do processo.

    O Leo Moço é naturalmente um dos primeiros nomes que vem a mente quando se fala em fermentação de café. Já tomei alguns vários cafés da linha Sprouting Process e geralmente gosto bastante. Recentemente, a família Vinhal ficou bem popular com um processo próprio que resultou em vários cafés bastante interessantes e exóticos. Sendo um deles o famoso "Cocada", o café tem um sabor de cocada/coco torrado muito presente e intenso.

    O cocada foi sensacional mesmo... tanto no coado como no cappuccino

    • Curtir 1
  2. O Léo Moço desenvolveu uma técnica de fermentação anaeróbica que ele chamou de "Sprouting Process", me parece similar ao que vc comentou ai, mas ele não adiciona levedura (já adicionou no passado enquanto desenvolvia a técnica).

    A teoria é que o nosso café tem um amadurecimento rápido da polpa e com isso o fruto é colhido antes do grão estar perfeitamente amadurecido, dai o processo pós colheita levaria esse grão ao amadurecimento.

    De fato o café dá um salto de qualidade absurdo, e dependendo do tempo de fermentação (e logicamente das propriedades de cada fruto), se obtém diferentes notas como Nibs de Cacau, Morango, Pêssego, etc.

    Eu ouvi o Léo falando sobre isso em alguma live que não me lembro onde... então vou colocar o link do site dele, dá pra ter uma ideia... mas se tiver paciência de procurar a live, vale a pena, pq ele fala bem mais detalhadamente.

    https://cafedomoco.com.br/linhas-de-produtos/sprouting-process/

    • Curtir 1
  3. Bem interessante o tópico ( mesmo ele tendo começado em 2017, só hoje que vi ! )

    Minha rotina com café sempre (desde 2014) foi 1 cappuccino pela manhã, um espresso no almoço, 1 ou 2 cafezinhos do trabalho e um V60 a noite (150 a 200ml)

    Algumas vezes meu último café é por volta das 23h e nunca tive dificuldade de dormir, taquicardia, dores de cabeça ou algo do tipo... A única coisa que percebo é que se tomo muito café do trabalho (melita, pilão, etc) acabo ficando com azia... com cafés especiais não lembro de ter acontecido....

    Esse lance de NREM, REM, etc, não saco nada e muito menos saberia medir isso.... mas geralmente durmo como uma pedra e se não for o despertador, passo direto... rs

  4. Pois é.... tive que comprar a maldita peça que "sempre quebra".... A Pasquali me cobrou 70 reais + 45 de frete (RJ capital)

    Por sorte, o Emerson tinha uma dessa de bobeira lá no Coffee Five, comprei por 60 :)

  5. Eu tenho o péssimo habito de não lembrar o nome detalhado... mas meus top 5 do primeiro semestre são esses

    1) Sprouting - Leo Moço

    2) Um com notas de maçã - Leo Moço

    3) Slow Natural do Sítio Santa Rita

    4) Cordilheiras do Caparaó

    5) Piatã

    Se não me falha a memória, só o primeiro que não foi torrado pelo Emerson Nascimento

    • Curtir 1
  6. Em 19/09/2017 at 07:27, Norton disse:

    Opa, bom dia meus caros

    Fiz minha primeira compra com o Mário Zardo ontem. Sou do Rio de Janeiro e estou aguardando o envio. Muito bom o atendimento (foi pelo Zap mesmo). Os preços são ótimos e os grãos torrados após a confirmação do pedido.

    Pedi três pacotes diferentes. Tô ancioso pra provar o melaço de cana.

    Um abraço

    Enviado de meu LG-K350 usando Tapatalk
     

    Norton, não sei quais as torras vc comprou, mas aqui no RJ tem café dele no Curto Café, chega toda semana, se não me falha a memória. Em geral eles têm 5 torras (cítrico, frutado, amendoado,  chocolate e chocolate mais intenso).

    Vira e mexe tem uns lotes menores, como o Irmãos Briosque, Salada de Frutas, lote da vovó, etc.

    O preço é o mesmo, ou até mais barato as vezes e já está ali disponível pra vc levar, sem precisar esperar :D

    Além disso, atualmente tá rolando uns queijos, manteiga, pão de fermentação natural, brownies e cookies (estes ultimos 3, do Maison do Zé, se for comprar certifique-se que eles que fizeram) que valem muito a pena experimentar...

×
×
  • Criar Novo...