Pedro, já tinha visto esse gráfico, mas confesso que não o entendi. É um gráfico para aferir a pressão da bomba ou um gráfico para aferir a pressão no PF? Pois se é para especificar a pressão da bomba (sem PF), eu entendo que ele está errado pois segundo o gráfico, uma bomba de 15 bar, trabalhando por 1 min, teria uma vazão de menos de 100 ml. Enquanto uma bomba de 2 bar, trabalhando por 1 min. teria uma vazão superior a 500 ml.
Na minha visão, esse gráfico é mais para indicar quantos bar estão sendo produzidos no PF tomando a pressão produzida pela bomba como uma constante de 15 bar e analisando o volume de café extraído (ou seja, com válvula, café e tudo mais que tiver direito). Aí sim, quanto menos café extraído, maior a pressão interna (devido à compactação e outros fatores).
Se estou enganado, favor me indicarem a forma correta de "ler" esse gráfico. Pois não acho que ele sirva, por exemplo, para determinar a pressão da bomba, e sim, a pressão acumulada na câmara do PF.
Em outras palavras, se eu retirar PF e grupo como você sugere, imagino que quanto maior a vazão de água, maior a pressão nominal da bomba, correto? Mas não é isso que o gráfico demonstra. Na realidade o gráfico diz exatamente o contrário, que quanto maior a vazão em um minuto, menor a pressão. Isso só faz sentido, se pensarmos na pressão do PF e não a pressão produzida pela bomba, concorda?