Ir para conteúdo

Hernandes Chaves

Senior Members
  • Total de itens

    74
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Hernandes Chaves postou

  1. Tenho interesse, sou de Fortaleza-CE, por favor, pode calcular o frete para o CEP: 61.775-010. Fone para contato: 85 98681-2434
  2. Bom dia João Borin, com relação ao gosto, usando o filtro pressurizado, sai sem qualquer tipo de crema, espuma quase inexistente, de cor avermelhada. O gosto é bem amargo. Visualmente parece uma Coca-Cola sem gás. E é isso que me faz pensar que pode ser outra variável que deixa o café assim, pois a quantidade em si, pelo que leio, até parece normal, até mais normal que a Gaggia nova. Mas, comparando o aspecto do café extraído e o gosto (usando mesmo PF e filtros pressurizados), o da Gaggia nova é bastante superior, mesmo extraindo 50% mais café no mesmo tempo. []s
  3. Não Rodrigo, quis dizer sem o chuveiro e válvula da saída do grupo. Ou seja, a água da caldeira escorre direto, sem qualquer resistência. Com a válvula e o chuveiro instalados, e, sem o portafiltros (como você sugeriu), a vazão fica em 260 ml. / 1 min.
  4. Interessante esse post sobre como desmontar uma bomba Ulka. http://www.instructables.com/id/Rebuilding-an-ULKA-Vibratory-Pump-Espresso-machin/?ALLSTEPS
  5. Pedro, sem o grupo a vazão ficou em 530 ml, medindo na saída do grupo. De forma que provavelmente está no mínimo aceitável.
  6. Pedro, quer dizer que é possível consertar a bomba? Pensei que só trocando por outra, já estava até pesquisando o preço de uma nova.
  7. Pedro, já tinha visto esse gráfico, mas confesso que não o entendi. É um gráfico para aferir a pressão da bomba ou um gráfico para aferir a pressão no PF? Pois se é para especificar a pressão da bomba (sem PF), eu entendo que ele está errado pois segundo o gráfico, uma bomba de 15 bar, trabalhando por 1 min, teria uma vazão de menos de 100 ml. Enquanto uma bomba de 2 bar, trabalhando por 1 min. teria uma vazão superior a 500 ml. Na minha visão, esse gráfico é mais para indicar quantos bar estão sendo produzidos no PF tomando a pressão produzida pela bomba como uma constante de 15 bar e analisando o volume de café extraído (ou seja, com válvula, café e tudo mais que tiver direito). Aí sim, quanto menos café extraído, maior a pressão interna (devido à compactação e outros fatores). Se estou enganado, favor me indicarem a forma correta de "ler" esse gráfico. Pois não acho que ele sirva, por exemplo, para determinar a pressão da bomba, e sim, a pressão acumulada na câmara do PF. Em outras palavras, se eu retirar PF e grupo como você sugere, imagino que quanto maior a vazão de água, maior a pressão nominal da bomba, correto? Mas não é isso que o gráfico demonstra. Na realidade o gráfico diz exatamente o contrário, que quanto maior a vazão em um minuto, menor a pressão. Isso só faz sentido, se pensarmos na pressão do PF e não a pressão produzida pela bomba, concorda?
  8. Acho que volta um pouco ainda. Vou voltar até a trava e tentar a sua sugestão, regular a NOVA para 50 ml em 25 seg.
  9. Saquei, Myiamoto, já li alguns posts sobre esse mod aqui no fórum, mas fiquei com receio de mexer nisso e danificar o moinho.
  10. Myamoto, Correto. Entendi sim. Farei isso, mas acho que o Nemox já está no ZERO.
  11. Myamoto, no EXPURGO (sem PF), a NOVA preenche 100 ml em 16 seg, a USADA preenche 100 ml em 34 seg. na EXTRAÇÃO (com mesmo PF, filtro DUPLO PRESSURIZADO, mesmo grão e moagem, e mesma pressão de tamping), a NOVA extrai 75 ml em 25 seg, e a USADA extrai 50 ml nos mesmos 25 seg. Minha dúvida é se esses valores (50 ml em 25 seg. no filtro DUPLO) são válidos para filtros PRESSURIZADOS, onde a compressão de tamping é muito pequena, porque se forem, os resultados de EXTRAÇÃO da USADA estariam mais coerentes que os da NOVA. Mas o fato, é que com esse filtro pressurizado, o café da NOVA sai com a crema (ambora seja uma falsa crema), e com um gosto bem melhor (menos amargo). A USADA, com o mesmo PF (pressurizado) não sai crema alguma. Minha dúvida é se isso se deve a uma baixa pressão, ou outro fator, como por exemplo temperatura. []s
  12. Myiamoto, isso mesmo, se você observar lá tem o teste do EXPURGO (ambas sem PF) e o teste da EXTRAÇÃO (ambas com o MESMO PF e mesmo filtro PRESSURIZADO e pouca compressão no tamper, mesmo grão e moagem, etc...). Valeu.
  13. Bom, procedimento realizado. Vamos aos resultados: Tempo de expurgo de 100ml de água, sem PF. Antes da "descalcificação": 34 segundos. Após a "descalcificação": 38 segundos. Hipóteses: 1. O procedimento não fez efeito. 2. Há um processo muito grave de calcificação e devo repetir o procedimento. 3. O problema é em outro componente da cafeteira. 4. Não há problemas com essa cafeteira, o problema seria na nova, que apresenta pressão demasiada. Em função da 4a. hipótese, resolvi comparar os resultados acima com a Gaggia nova: Teste 1: Expurgo de 100 ml de água, sem PF. Gaggia nova: levou apenas 16 segundos, contra os 34 da Gaggia usada. Teste 2: Extração em 25 segundos, utilizando o mesmo PF e filtro PRESSURIZADO DUPLO: Gaggia NOVA: 75 ml Gaggia USADA: 50 ml Aparentemente, o volume da Gaggia USADA é até mais coerente com o que se espera de um espresso (duplo = 50 ml em 25 segundos). Há que se verificar se esses parâmetros são válidos para filtros pressurizados e com pouca compactação. Entretanto, o aspecto e o gosto do café da Gaggia nova é bem superior ao da Gaggia usada. Se o volume do café é normal (50 ml em 25 segundos, filtro pressurizado e sem compactação), algum outro componente da equação (temperatura), deve ser o responsável pela baixa qualidade do resultado. Alguém teve problema semelhante, e encontrou a solução? []s
  14. Ácido Cítrico Anidro (C6H8O7) comprado. Logo mais realizarei o procedimento, em breve posto os resultados.
  15. Pedro Freire, achei aqui em laboratórios, vou ver se compro hoje, R$ 16,00 500 gr. Vai durar um bom tempo, pois pelo que eu lí, usa-se apenas 30 gr em uma descalcificação.
  16. Anita, Obrigado mesmo, mas é que cai na mesma questão das 'peruinhas amarelas', e eu estava querendo resolver o mais rápido possível, por isso de usar ácido cítrico.
  17. Carlos, não é nem questão de ser caro, eu pagaria na boa. Questão é depender da ECT para qualquer coisa. Existem produtos que comprei no ebay, um Hario por exemplo, que chegou no Brasil tem quase 2 meses e até agora nada de chegar em minha casa. Honestamente, não entendo essa reserva de mercado no caso da ECT.
  18. Como não conseguí o ácido cítrico, seguindo dicas de um outro fórum, que falava da possibilidade de descalcificação utilizando vinagre (que poderia ser substituído por duas pastilhas de limpeza de dentadura), fui numa farmácia adquiri as pastilhas e realizei o procedimento. Achei melhor que o vinagre por causa da possibilidade do vinagre deixar cheiro no sistema hidráulico. Entretanto, ficou tudo na mesma. Amanhã vou ligar para uma assistência técnica local da Saeco e ver se eles tem o descalsificante. Caso contrário, tentar conseguir o ácido cítrico. Caso isso não funcione, acredito que pode ser que a bomba tenha perdido potência.
  19. Rodrigo, em um expurgo de 20s (ambas sem PF). Uma expurgou uns 80ml enquanto a outra, não mais que 40ml.
  20. Marcia, Mesmo PF, mesmo filtro, mesmo grão. Com café, só com água, sem o PF. Resultado sempre o mesmo, fluxo de água sempre mais baixo que o da outra máquina.
  21. Rodrigo, comparando com outra Gaggia Color, o fluxo está bem mais lento. E como falei, o mesmo pó na outra fica com uma espuma amarelada (embora se diga que é uma falsa crema, graças ao filtro pressurizado). Nessa, usando o mesmo PF e o mesmo café, a cor da espuma fica bem mais escura (tom avermelhado) e rala, quase nenhuma espuma. Tenho a impressão de que devido o fluxo lento da água, o pó acaba esquentando mais que deveria. Bom, mas mas como não tenho praticamente nenhuma experiência, o único parâmetro que tenho é a quantidade de café produzida no mesmo intervalo de tempo entre as duas Gaggias Color. E o tempo entre o apertar do botão e o inicio do líquido saindo do bico. Limpei o chuveiro e a válvula, conforme o vídeo acima e praticamente não houve mudança.
  22. Obrigado Carlos, realmente nem pensei em usar uma moeda! Vou tentar agora. Outra dúvida, não tenho descalcificaste, nem sei se existe para venda em Fortaleza. Já ouvi referencias sobre uso de vinagre para limpeza de cafeteiras. Alguém sabe se é válido o uso de vinagre, ou de algum outro produto que possa ser facilmente adquirido em supermercados que realize a mesma função do descalcificante? Grato.
  23. Pedro, tirei só o chuveiro. A peça por trás do chuveiro (que suponho ser a válvula), é presa por um parafuso central, furado no centro onde rosqueira o parafuso do chuveiro. Nesse caso, não tenho a chave para retirá-lo.
  24. Galera, adquiri uma Gaggia Color de segunda mão e estou percebendo que a água está saindo em pequena quantidade e em temperatura inferior ao que considero normal. Sintomas: Ao se pressionar o botão que inicia a extração, leva-se mais ou menos 10 segundos até começar a gotejar o café. Em outra máquina, usando-se o mesmo café, a mesma força de tamping e o mesmo filtro, fica em torno de 5 segundos. Outra observação é que o café fica com uma coloração avermelhada (bem mais escuro que o feito em outra máquina) e sem espuma alguma, mesmo usando o kit crema perfecta, que cria uma falsa crema. Alguém tem idéia do que pode estar com problema? Bomba, calsificação, resistência, válvulas?
×
×
  • Criar Novo...