Calma gente, o que passou do ponto foi um café porcaria aqui que eu estava usando como teste, o Ninho da Águia eu tomei mais cuidado..
Hoje fiz uma torra com o Mundo Novo, achei bem diferente o comportamento dee, mas não foi na tostex, foi na panela pipoqueira mesmo... eu tô achando que na panela eu consigo movimentar mais e dar mais homogeneidade na torra, e faz menos sujeira.
Então, eu usei o mesmo processo, mesmo fogo, para torrar o Ninho da Águia, o Rubi e o Mundo Novo, o Ninho e o Rubi alcançaram a cor e a torra que eu queria no mesmo tempo e não fumacearam muito como me disseram, mas já o Mundo Novo hoje, fez bastante fumaça sem ter alcançado a cor de torra que os outros dois e em menos tempo, ou seja, parece que o crack é mais rápido e libera mas óleos já na início, diferente dos outros dois. Talvez uma torra mais lenta seja mais interessante para ele, caramelizando mais os açúcares e preservando o sabor.
Outra conclusão que tive ontem e hoje, o café com 5 dias após a torra para espresso ficou perfeito, não sei se foi o descanso ou o capricho para tirar o espresso, mas enfim, agora acredito na espera... já fiz mais uma torra hoje de 100 g para deixar descansando para o final de semana....
Valeu pessoal.. boa semana cafeinada para todos..