1) Para vaporizar para latte art, quanto mais quente melhor ou tem um valor que é o sweet spot?
Resposta: Primeira coisa. Quanto mais quente estiver o boiler maior será a pressão medida em Bar. Dá uma olhada no link abaixo.
https://www.valvesonline.com.au/references/steam-tables/?srsltid=AfmBOorSscMqZFPnE5t3QffHKL_9yCf6fGbKnornPOJQqITBCA6xmHo0
Em outras palavras, quanto maior a temperatura do boiler, maior será a temperatura E A PRESSÃO de saída de vapor.
Qual é a melhor pressão e temperatura? Depende do quanto de leite está vaporizando e do quanto você está acostumado a vaporizar.
Temperatura alta é aconselhável para quantidades grandes de leite e para aqueles que já estão bem acostumados a vaporizar o leite, pois o processo será bem rápido com risco de espirrar leite para todo lado.
Temperaturas mais baixas são boas para quantidades menores de leite e para quem está começando. É mais seguro e o processo é mais lento.
Já vaporizei com diferentes temperaturas e obtive bons resultados com todas. Basta pegar o jeito de cada uma. Apesar disso, muita gente considera que o sweet spot está entre os 120 e 130C.
2) Sabemos que o termostato de segurança original da Silvia desarma a 165C. Mas será que qualquer coisa abaixo disso é segura no longo prazo? Ou será que usar 140 ao invés de 150 podem aumentat a vida útil do boiler, por exemplo?
Resposta: Se qualquer coisa abaixo disso é segura? Em teoria sim, mas depende da conservação do seu boiler. Só um técnico pode dizer.
3) Como medir efetivamente a temperatura do vapor para saber se o termopar está lendo corretamente? Será que aqueles termômetros de pistola infravermelhos servem para aferição da medida do termopar?
Acho mais fácil você medir a temperatura da água, mas lembre-se que existe uma diferença (offset) entre a temperatura do boiler e a temperatura de saída da água (e também do vapor). O offset depende de um monte de variáveis que o regisassao explicou. No caso do Auber PID que eu uso ele é de uns 8 graus a menor na saída. Se o PID marca 100, a água sai a uns 92.