Ir para conteúdo

Rogeriosl21

Senior Members
  • Total de itens

    13
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Equipamento
    Nenhum

Últimos Visitantes

542 visualizações

Rogeriosl21's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

9

Reputação

  1. Obrigado! O cheiro da "tinta" atiça mesmo! hahaha
  2. Então pessoal, para concluir. A questão do ph pode ser resolvido com ajuda das fitinhas e bicarbonato, e nas minhas pesquisas tudo indica que o pigmento do café é sensível a luz, podendo durar alguns anos dependendo de vários fatores, mas não é pra séculos como outras tintas. Então muito obrigado pelas sugestões e informações, ajudaram muito na minha pesquisa, sou imensamente grato! A título de curiosidade, um teste de pintura que fiz com café: https://lh5.googleusercontent.com/PdWAP-BaxZCIwwPukHHy2C1AUPXLFKAGZrZg59a5_64=w958-h697-no Um abraço, até +!
  3. Sim, o cuidado com a pintura faz toda diferença, e como o café não é oficialmente uma "tinta" gera essa duvida, mas como já existem muitas pessoas que pitam com ele é um bom sinal. Além do cuidado com a acidez também usarei verniz impermeabilizante, aí farei esse teste do sol, acho que é um dos mais eficientes pra saber a permanência a curto prazo... Vamos ver.
  4. Marcia, obrigado pela sugestão, vou testar isso também!
  5. Sergio muito obrigado pelo esforço, entendi sua explicação e faz todo sentido! Vou usar seus testes como base e tentar reproduzi-los, e mais algum outro que eu conseguir. E descobrindo algo interessante posto aqui os resultados!
  6. Entendi Carlos, então nada de café chick na pintura, apesar de dar um ar mais exótico para a arte e tal... Faz sentido, já que o que interessa de fato na pintura é a pigmentação e a permanência dela. Com relação a permanência dos pigmentos (não perder a cor com o tempo), sabem algo sobre isso? Só não entendi direito o que o Sergio quis dizer com a comparação de amargor e acidez...
  7. Entendi Sergio, tirar a diferença na água, boa idéia! É que nunca usei essas fitas, mas sera que mergulhando a ponta no café a cor do ph não se estende um poco alem dele?
  8. Carlos, pelo jeito eu tô procurando esse café bem ruim mesmo hahaha O instantâneo então já tem essa vantagem de menos acidez, só não passa pelo coador, e por acaso eu estou usando o "extra-forte" da Nescafé, tem a ver com essa coisa da torra escura?
  9. Hahaha bom, a água eu fervo antes de usar, mas deixo esfriar ou ficar morna para misturar ao café, já o café não sei se tem componentes que agridem o papel (alem do ph acido, claro), nos tutoriais que consegui achar indicam o instantâneo comum... Não sei bem se precisaria me preocupar com essa questão da acidez e papel, talvez os resultados a longo prazo não sejam nada de mais, mas é melhor prevenir!
  10. Nossa cara, acho que isso resolveria! Valeu mesmo pela dica, vou testar o quanto antes e posto aqui o resultado!
  11. Sim, ouvi dizer que o bicarbonato resolveria, mas também não sei a quantidade, e testando não daria pra perceber nada de cara... Só depois de uns meses/anos, comparando com outra pintura sem o bicarbonato.
  12. E aí pessoal! Tenho um dúvida muito específica sobre a acidez do café. Sou pintor e recentemente comecei a fazer experimentos em pintura com café, é uma técnica que se assemelha muito a aquarela, café misturado com água usado para pintar sobre papel. Porém sou leigo no assunto então fui dar uma pesquisada, inclusive aqui no fórum, e ouvi dizer que acidez do café pode agredir o papel a longo prazo, isso procede? Existe alguma forma de neutralizar ou pelo menos diminuir a acidez do café sem prejudicar sua cor? De preferencia uma forma mais simples já que sou leigo no assunto, ouvi coisas como adicionar bicarbonato ou sal na hora de preparar o café... Para esclarecer, estou usando café instantâneo, desses comuns que achamos no mercado, misturado com água e só. Se também souberem de algum tipo de café interessante para ser usado em pintura eu ficaria feliz em saber. Então é isso aí pessoal, grato desde já!
×
×
  • Criar Novo...