Há algum tempo tenho pensado sobre um dos problemas que venho tendo com meus cafés que é um acesso complicado aos sacos de 1 kg. Depois que comecei a fazer espresso há uns 4 meses, especialmente porque não uso mais açúcar em bebidas, já tenho habilidades que me agradam muito na hora de fazê-lo. Entretanto, meu maior problema é que fico limitado a duas ou três marcas de cafés que são produzidos aqui perto e possuem torra fresca.
Eu entrei no mundo do café pra descobrir que muito pouca gente se importa com o café que toma. A qualidade dos cafés que existem são péssimos de maneira geral pra toda essa população. Muitas pessoas ficam satisfeitas com um café coado com açúcar, porém, como eu tô sério cortando o açúcar e carboidratos pra sempre, encontrar café pra espresso se tornou um problema. Não existe fácil acesso ao café. Quem torra café, vende ele vindo de muito longe. Como compro café de 1 kg pra duas semanas, a torra envelhece demais (ao meu paladar) nesse período.
Acredito que quem torra café acredita que não existe mercado suficiente se caso torrasse com mais qualidade e distribuísse melhor. Criei esse tópico com o intuito de ouvir a opinião de vocês quanto a isso. Eu moro em Vitória, ES e o café mais fácil e de melhor qualidade é um só, o da fazenda Carnielli do interior do estado, que consigo com dois ou três dias de torrado por R$ 37,60 / kg. O que eu penso é em expandir o café. Por que não tem mais opções por preços mais baratos? Por que o café fora de casa é uma negação (nem sempre)? Por que um mercado pequeno e simples? Pensei em um dia não precisar ir tão longe de casa e conseguir quantidades pequenas de vários cafés. Que eu também pudesse oferecer um café a alguém e mostrar o que é o espresso pra todas as pessoas quem tomam ele com açúcar. Muitas pessoas associam o café a uma bebida que vão deixá-los despertos e acordados, porém, eu percebo que o café arábica não é tão rico em cafeína, não me desperta nem mesmo a noite. É uma bebida imprescindível na dieta de alguém por ser natural, portanto saudável, e rico em aromas e gostos.
Então, se você me disser que eu tenho de pagar frete de bons cafés torrados do Rio ou Minas isso soa como muito um mercado que precisa de uma mãozinha. O que acham? Obrigado, Matheus.