Ir para conteúdo

Rodrigo da Rosa

Senior Members
  • Total de itens

    14
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    Novo Hamburgo-RS
  • Equipamento
    Ceado E37s & Gaggia Classic 2015

Últimos Visitantes

545 visualizações

Rodrigo da Rosa's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter
  • Week One Done
  • One Month Later

Recent Badges

18

Reputação

  1. Reativando o tópico. Vi no canal do youtube do Whole Latte Love que eles lançaram um novo sistema SCC para resolver o problema do spray com uma abinha de metal agora. No home-barista alguns donos disseram que acabou com problemas mínimos de clumping que ainda encontravam. A única dúvida que fica é onde comprar isso? Não achei em nenhum lugar ainda no google. P.S.: É impressionante como aqui no RS e em SC de cada 10 cafeterias 9 usam esse moedor!
  2. Pessoal gostaria de uma ajuda. Minha Gaggia Classic como já comentei é o modelo europeu 2015. Ela esta com pressão fixa acima de 12 bar pelo que vi, o que devo fazer para baixar ela para 9 bar de pressão? Tem como encomendar o OPV do modelo antigo e colocar nela? Pelo que li lá fora, ela é bem parecida com a Gaggia Color/Dose só com grupo em latão(brass) e o braço do vaporizador alongado. Tenho conseguido ótimos duplos e mt consistentes com o filtro VST 15g, mas como tenho que moer bem fino acredito que com a pressão menor poderei dar uma aliviada mínima na moegem e vou evitar canilizações que tem acontecido raramente, mas tem acontecido.
  3. Concordo plenamente com as considerações do Murilo, iguais as minhas. Com dois meses com equipamento consegui agora uma regulagem para o VST sem qualquer clumping. Para quem pensa em comprar esse moedor ou já possui ele recomendo sua utilização somente para espresso mesmo. Se você é daqueles que gosta de ficar trocando de tipo de preparação e de grãos esse moedor não é o indicado. Regular ele exige tempo e com a dureza da alavanca não é nada fácil, mas com o tempo vai se pegando o jeito e começa a se saber quanto tem que mover a alavanca para atingir o resultado desejado. Para quem busca consistência de resultados ele é excelente mesmo, para mim tem feito toda a diferença. Só vou precisar comprar agora um moedor manual para coados... kkkk
  4. Bom dia Walter, Como estão os resultados da Mini Vivaldi em relação a Krups nos espressos em termos de sabor com o mesmo grão? Embora em casa tenho a minha Gaggia no meu escritório tenho essa Krups igual a sua que tira ótimos espressos com grãos bons. E a manutenção dela é uma barbada, essa máquina só falta falar... kkkk. Pergunto por que a Mini Vivaldi pode ser uma opção para mim em um futuro próximo. Abraço.
  5. Esse tópico está bom demais, me ajudou muito com meu moedor. Trabalhei bastante na última semana pra regular ele para o filtro VST e descobri duas coisas importantes. Primeiro que regular para ajustes mais finos tem que regular até dar barulho de metal das mós batendo uma na outra, antes eu evitava essa regulagem. Esse barulho acontece pela vibração delas sem café no meio, não faça isso por mais que poucos segundos de acordo com o manual! Depois com café triturando não tem barulho nenhum e sai bem fino o pó cheguei a tirar um café no vst com 1 min e 40s de extração! Achado o ponto para extração em 30s com o vst aconteceu exatamente o que o Geremias falou ele começa a soltar torrões! Mas para isso finalmente entendi o controle anti-static anti-clumping do moedor!!! Esse parafuso na lateral é extremamente dificil de regular por que uma leve mexidinha muda tudo. Esse parafuso tem regulagem total de meia volta entre o fechado e o todo aberto. Só que na verdade a regulagem dele é de 1/4 de volta, a partir disso ele entorta o negócio de borracha aumentando a retenção sem fazer nada contra os torrões. A moral pelo que eu entendi é um meio-termo entre menos retenção vs. menos clumping (torrões). Para diminuir o clumping você abre mais espaço na saída do moedor (já que é uma janela de borracha) com isso você tem uma maior retenção entre as doses. Em regulagens bem finas como para o vst com ele todo aberto sai café voando reto da janela (é uma saco limpar depois!). Como eu consegui a regulagem? Fui do quase fechado abrindo aos poucos o parafuso no sentido horário. No começo quase não saia café, depois veio tudo em torrões! Conforme fui subindo (com híper leves toques com a chave de fenda em sentido horário) ia diminuíndo os torrões (clumping), até chegar uma regulagem que praticamente não tinha torrões! Se passar do ponto (café voando reto!), tem que tirar todo o café com um pincel e começar de novo por que como a janela é de borracha para trás ela não volta por que fica café ali. Essa foi minha experiência de fim de semana. Assim que descobrir mais coisas vou relatando aqui...
  6. Anita o timer de 9 mins é para passar na resolução Européia de controle de energia pelo que li. Se você não usar a máquina por 9 mins ela desliga sozinha! No meu caso tem o lado chato de ficar monitorando isso quando deixo a máquina aquecendo, mas tem o lado bom por que já deixei algumas vezes a Chef Crema ligada por algumas horas... hehehe Paulo sobre a válvula solenoide também fiquei decepcionado quando recebi o produto, pensava no começo que no novo modelo só tinham trocado o boiler. Fiquei procurando na caixa a varetinha de metal... hahaha. Daí fui descobrir todas as alterações do novo modelo. Paciência tenho que conviver com isso, mas isso não afeta a qualidade dos espressos =D Vou tirar o máximo dessa máquina, depois vamos para um upgrade o/
  7. Bom galera estou usando uma Classic 2015 ou II trazida da Itália agora no começo de setembro. Máquina muito boa com suas peculiaridades e defeitos. Mas para quem saiu de uma Chef Crema Silver para essa máquina a diferença é bem grande. A questão que mais irrita é o timer de 9 min, como não tenho o que fazer quanto a isso uso como referência de aquecimento da máquina. O vapor dela é bem forte e o wand dela sem o panarello da para fazer uma micro espuma legal, ainda estou pegando a manha para Latte Art. O wand é mais longo que as Gaggias antigas, gira 360o, inclina também e não tem ponta de plástico. Se fosse uns 3 cm mais longo seria melhor. Ela não tem válvula solenoide, mas com o filtro vst de 15g em 30s o bolo já sai fácil. Se tivesse válvula seria melhor, mas não fica vazando muito tempo como a Chef Crema. O tanque de 2l dela é muito bom! O vapor aquece o leite em 30-40s, acho que é aqui que o novo boiler de 250ml faz mais diferença. Com o filtro vst, mais timer e balança tenho conseguido ótimos resultados e concistência. Uso um BR de 33%, um café gostoso e equilibrado. Gosto muito do fato de em 15 min poder tirar bons shots dela. Pretendo no futuro próximo fazer 3 mods nela: 1- PID 2- OPV mod ( vi que a pressão dela esta regulada entre 11-12 bar, acho que isso tem dificultado atingir os resultados que quero em 25s-30s) 3- Wand da Silvia - Segundo o Romeno do vídeo que no Fórum da Gaggia comenta em inglês e tem um artigo sobre a compararação que traduzi de romeno para inglês =D, ele não ve necessidade para esse mod No mais ela é linda, compacta e com prática entrega ótimos resultados. Por favor quem tiver dicas não exite em mandar, quero aprender a utilizar todo o potencial dessa máquina.
  8. Murílo assim que você receber seu moinho e utilizar ele coloca suas constatações aqui no tópico. Podemos trocar dicas e experiências com ele para extrair o máximo do produto!
  9. Show Murilo, muito obrigado. Realmente quando vi o tópico tive que comentar por que ele é muito bom. Tenho um filho de 8 meses bastante sensível a barulhos , hehehehe, e consigo usar ele no meu apartamento bem tranquilo. Segundo o Tom do WLL para os "prosumers" esse é o moinho favorito dele e o mais silencioso da categoria. Claro que tem a questão comercial por trás, nunca testei um Mazzer por exemplo, mas a praticidade do Ceado é fantástica e comprovo. Comprei ele usado e estou usando ele a mais de um mês todos os dias. Me encontrei pessoalmente com o vendedor e triturei umas 100g de café em menos de um minuto o/!! Vi a parte elétrica e ele tem um controle de doses que não pode ser zerado. Esse é um bom indicativo para compra. Já usei uns 3kg de café nele. A única coisa ruim dele é que a regulagem é um pouco complicada por que tem que ser feita com ele em funcionamento. A alavanca stepless é pesadinha, mas por outro lado uma vez regulado fica ali e ninguém mexe. Vou completar o perfil sim, sou de Novo Hamburgo-RS. Grande abraço.
  10. 1o post no fórum!!! Sou um feliz proprietário de um Ceado E37s e posso dizer que esse moedor é fantástico para uso em casa. Tenho usado ele com minha Gaggia Classic 2015 e tenho tomado espressos muito melhores do que qualquer cafeteria aqui da minha cidade. Tomo em torno de 3 duplos todos os dias e preparo cappos para minha esposa e visitas. Ele é extremamente rapido e fácil de usar, muito silencioso e preciso. Nesse pdf aqui tem um belo estudo sobre ele https://www.bellabarista.co.uk/pdf/CeadoCoffeeGrinderReviewv1.5.pdf, a retenção é muito baixa entre 5,5g-7g . Regulei a dose single para tirar essa retenção e em 5 s posso extrair meu duplo direto no portafiltro. Estou usando Suplicy torra média e essa semana quando chegar meu tamper do JC vou testar ele com o meu filtro vst 15g. Paguei R$ 1700,00 por ele na OLX e achei uma pexincha perto dos 1.100,00 Euros que ele custa na Itália onde é fabricado. O detalhe que o meu veio com 9kg de café já moído exatamente o tempo que leva para ele acentar. De 10 cafeterias que vi aqui na região, 9 usam esse moedor! Pena que não usam direito =D. P.S.: Estou a dois meses lendo esse fórum, aprendi muito e estou gastando mais ainda!=D Nunca tomei cafés tão bons na vida, e também nunca tive tantas reuniões de amigos e família lá em casa. Isso não tem preço!
×
×
  • Criar Novo...