Vamos lá, estou acompanhando o mundo do café tem 1 ou 2 anos, e fiz uma experiência e não entendi o que aconteceu, não me xinguem pelo teste por favor hehe.
Gosto muito da tecnica do Moka, a idéia de fazer algo proximo do espresso assim me conquista, mas eu nunca consigo o bebidas mais citricas ou com maior frescor. Seja usando um moedor manual da Hario, seja usando um moedor de lamina eletrico que eu tenho aqui. E as bebidas sempre saem excessivamente adstringentes para o meu gosto. Mais recentemente consegue uma balança adequada, e comecei a fazer na proporção de 6g/100ml (a proporção que o James Hoffman sugere para tudo quase), achando que talvez era pq IA MUITO café dentro do medido de café, e acho que o que café de fato melhorou um pouco... Mas ainda não fica bom (ja tentei colocar agua no fundo da Moka, iniciar a moka ja com agua quente, sem pre tirando e resfriando ela rapidamente, etc..., nunca fica ideal). E o mais dificil é acha rcafeteria que faça café Moka para eu poder comparar com a minha ténica....
Ai fiz um teste hj, após passar na Moka, eu Coei o café em um filtro Melitta,e aconteceu um negócio que achei esquisito. O filtro reteu uns 20/30 ml de liquido que não desciam de jeito nenhum. Fiquei pensando com meus botões, isso significa que tem pó granulado TÃO FINO passando pela moka que entope os furos do filtro ? E isso pode dar amargor ?