Ir para conteúdo

Lelinho

Novatos
  • Total de itens

    5
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Equipamento
    Mondial C08 + Hario Slim

Lelinho's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

  • First Post
  • Week One Done
  • One Month Later
  • One Year In

Recent Badges

2

Reputação

  1. Jorge, não conheço o grão, mas a qualidade dele influi. O tamper ser de aço ajuda também. Mas eu que uso a Mondial C08 com o Hario Slim, filtro despressurizado duplo, e tamper de aço, vou dar minha humilde opinião sem receio de falar bobagem. Tente extrair dois espressos com umas 15 gramas de pó. A crema se forma um pouco mais no final da extração do que no início, e o fato de estar usando menos pó para um único expresso em um filtro duplo pode estar influindo na pressão interna. Se você extrair dois expressos com mais pó, certamente vai ter que mexer na moagem/prensa. Se for testar isso, depois dá um feedback pra galera aqui.
  2. Eu acabei não verificando qual é o click que estou usando. Eu tinha aqui um saco de grão Starbucks, que de tão ruim e torrado só serve pra teste (rsrsrsrs), e fui moendo e afinando. Sempre prensando da forma correta, porque treinei pra pesar as tais 30 libras. Quando cheguei em um click no qual o café praticamente não passou (uns 20 ml por xícara (duplo) em 45 segundos), voltei apenas um click e ficou perfeito. 25-30 segundos, e ficou ótimo. Mas eu devo levar uns 3 minutos também.
  3. Olha, pressão da bomba sempre há, pode ser até menor que 15 bar, mas a pré-pressão faz parte, não acredito que a diferença esteja aí.
  4. Amigo, o filtro que eu comprei foi esse mesmo. A informação que o Matheus deu sobre a altura procede, aqui eu acho que não chegou a 3mm de diferença, tanto que parece haver uma sobra ínfima na altura mas encaixou perfeitamente. Deixa chegar e experimenta, pode ser que funcione tão bem como o meu funcionou. Depois que consegui chegar no ponto ideal de moagem, o expresso ficou muito bom. E olha que eu uso um moedor Hario Slim. Agora estou tomando um microlote Suplicy, com uma torra que me pareceu média-clara, um café muito ao meu gosto, e o resultado está sendo simplesmente inacreditável: crema incrível, corpo excelente, um café com início, meio e fim. Sinceramente já bebi muito expresso pior em muita cafeteria de shopping. E isso com o conjunto Mondial / Hario / Filtro e tamper chinês/ grão premiado. Ou seja, dá sim pra gastar pouco e ter um ótimo café.
  5. Comprei dois filtros despressurizados de 51mm no AliExpress, para uso na Mondial C08, por cerca de 5 dólares cada, mesmo modelo que tem no Ebay. Funcionou perfeitamente. Também comprei um Tamper no mesmo site e estou bastante satisfeito. Não se paga frete, então não vejo porque pagar para um torneiro despressurizar o filtro original. Em tempo, e me desculpem falar o óbvio: a mesma moagem e pressão no tamper utilizados para extrair um bom café num filtro pressurizado, se aplicados em um filtro despressurizado, resulta em um café com jeito de coado. É moer bem mais fino e aplicar a pressão correta. Mas o resultado é outro, vale muito a pena.
×
×
  • Criar Novo...