Ir para conteúdo

tencelcal

Senior Members
  • Total de itens

    103
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    3

Posts postados por tencelcal

  1. Vale a pena lembrar que o braço de giro precisa de mais espaço para trabalhar de forma confortável, então se for encostar o BM em alguma parede com base nas medidas eh bom dar um espaçamento a mais. Creio que o braço seja até maior que o lado da base, fica mais próximo da diagonal.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

    • Curtir 2
  2. Depende muito da distância do disjuntor para a tomada. Mas, como regra, fio de 2,5 aguenta até 21A. Claro que estamos falando aqui de um torrador cuja corrente puxada é de 9A. Então, para esse torrador, da e sobra bastante usar uma tomada de 20A. Agora discutir dimensionamento para outra carga, para um equipamento que esteja mais próximo de 20A aí sim. Mas, em geral, não vendem equipamento de mais de 15A real para tomada de 20A.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


    Vc falando de tomada e eu de disjuntor. Perfeito, melhor tomada de 20A. Mas quanto à proteção deve ser menor. O torrador aqui tá na tomada de 20A, mas o disjuntor eh de 16A. Fiação de 2,5.

    Complementando a questão do disjuntor, ainda tem a redução da carga da fiação por conta do agrupamento de circuitos no mesmo eletroduto.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  3. 10 horas atrás, Guilherme Torres disse:

    Não suporta mesmo Paulo, se o fio é fino. Mas fio de 2.5 suporta fácil tomada de 20A. Eu, se fosse a carmomaq, colocaria dela, pois esquenta menos o pino da tomada. Afinal, 9A está bem perto do limite. Meu torrador funciona em torno de 8A. Uso fio 2.5 e tomada de 20A

     

    Guilherme, a depender da região (temperatura e acondicionamento), dimensionar fiação de 2,5mm² usando disjuntor de 20A vai sobrecarregar um pouco. Nos meus cálculos, aqui em Maceió, o cabo de 2,5mm² eu protejo com 16A. Pra usar 20A, geralmente o cabo vai pra 4,0mm². Mas como disse, depende muito da região e se a pessoa tá fazendo todo o cálculo ou usando tabela.

  4. Acho que ele se atrapalhou, carneiro. Eu postei um vídeo no youtube onde perguntei a ele qual a potência do equipamento e ele falou 2200W. A gente poderia pensar que esse 10kWh pudesse ser a soma dos motores, etc. Mas não chega a isso tudo, as resistências são as que mais consomem energia elétrica. Mas, pelo que tentei ver ele tem 2 motores e 2 ventiladores. Mas não chega a isso tudo de consumo.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

    Usar o torrador de 2 kW durante 5 horas por dia = 10 kWh por dia de energia =)


    Verdade, Sérgio. Nem tinha me ligado nisso. Quanto tempo ele fica sendo usado.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  5. Olá senhores, estou abrindo esse tópico para os amigos que participam da compra coletiva em Maceió e região possam se manifestar sobre a nossa prova.

    Incorporando o padrão adotado pelos responsáveis das outras regiões, vou iniciar a ideia e a caso alguém queira contribuir, por favor se manifeste.

    Quando: provavelmente dia 22 de setembro (tarde ou noite).

    Local: na Cafeteria CoffeeBreak, Av. Dom Antônio Brandão, Farol, quase em frente à Unimed.

     

    O método de prova pode ser cupping tradicional, V60, Prensa Francesa ou Aeropress.

    Gostaria que aqueles que tem interesse se manifestassem e confirmassem presença,

    Grande abraço.

     

    • Curtir 1
  6. Muito estranho mesmo, @Eduardo Gurjão, no meu, na regulagem interna 5, as mós se tocam perto do 5 externo. Mas vi numa cafeteria, um breville bem parecido com o seu: muito lento, e fazendo espresso pra uma La Spazialle no 33 externo. Tentei abrir e não consegui, tava tudo travado. Será que o ajuste interno deu um giro a mais? Nem sei se isso é possível, mas o que tá me parecendo que esse ajuste interno que tá deixando a mó mais encostada.

  7. [mention=8957]tencelcal[/mention]
    Os grãos de café que você usa no vídeo são arábica ?


    Só arábica, Henrique, apesar de não ter nada contra o robusta. Eu compro grãos verdes e torro. Compro da unique, da compra coletiva, da roast cafés, e também já comprei o café Pagliaroni.

    O que você viu no vídeo é um bourbon amarelo da Pagliaroni. Quando eu tomo no dia a dia eu faço um blend com outros cafés.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
  8. Obrigado pelas dicas.
    Mas tenho 2 impecilios: não quero gastar isso com um moedor e meu teto é 200 reais, nada mais.

    Tanto que vou economizar primeiro esse valor para poder comprar. Não é algo que posso desembolsar no momento. Não quero parcelar pois pretendo ter um desconto maior ou esperar alguma promoção (se é que existe para esse tipo de produto).

    Vou pesquisar sobre os modelos. Tem um azul de ferro que indicaram, começa com a letra M, esqueci agora mas ele é feio e grande demais.
    Tenho interesse no ajuste da granulometria apenas para encontrar o tamanho correto para esta cafeteira. Entendo que o filtro é outro fator importante pois cada um acho que vai precisar de um grão maior ou menor devido a pressurização ou falta dela.

    Aproveitando, não entendo isso sobre filtros.
    Aqui veio apenas o 2 Cup. Depois que bati ele no granito para inventar de tirar a tampa e limpar (não tinha nada dentro) foi uma dificuldade pra fechar novamente e ficar retinho. O pior é que sempre coube 2 colheres medidoras (cheias e passado a faca/palito para cortar o excesso) da própria maquina de café moído mas após essa remontagem, só coube 1 colher e meia, mais que isso transborda ou fica cheio demais e entra em contato com o filtro da cafeteira. Fora que queima/gruda tudo.

    Porque tudo isso custa tão caro. Acho que se eu importar do Aliexpress deve custar bem menos.
    O moedor deve ter quais características para ser considerado o mais preciso possível visando o teto que tenho?
    Se puderem esclarecer resumidamente a diferença dos filtros e se pode ser somente comprado ou cabe adaptações. Obrigado de verdade!

    Enviado de meu MI 5 usando o Tapatalk



    Alefmm, eu já tirei a tela do filtro varias vezes, tenta encaixa na pressão msm, o tamper as vezes facilita, o meu mesmo é todo torto das vezes que tirei e tive que colocar. Quanto aos moedores, é uma pena mesmo, no Brasil é tudo caro. Mas eu creio que o melhor custo benefício na faixa de preço que você quer comprar seria o Mimoso.


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
    • Curtir 1
  9. 5 horas atrás, Henrique - RJ disse:

    @tencelcal

    Percebeu se o café do breville sai com mais crema que o do V60 ou não faz diferença ?

    Não consigo bastante crema aqui com o mimoso.

    Sabe que a presença da crema indica que o espresso foi bem extraído ( não estou me referindo á espuma e sim á crema ). Nas poucas vezes que vi crema o espresso estava muito saboroso isso com grãos gourmet.

    Não, henrique, no caso do V60 (método coado) o café não sai com crema.

    Olha só, eu tentaria a seguinte abordagem com o mimoso: tentaria calibrar o moedor para o mais fino possível até alcançar um ajuste de qualidade e não mexeria mais, para outro método usaria um moedor de lâmina mesmo e deixaria o mimoso só para espresso.

    No ajuste do mimoso, não usaria filtros de 7g (aquele simples, pois é muito difícil tirar crema nesses), usaria apenas o de 14g (o duplo) e se possível o despressurizado (procuraria na net ou arrancaria a fundo do seu), creio que nesse ponto de partida é questão de tempo você obter uma crema bonita.

    • Curtir 1
  10. Pois é, @Marcos Sampaio, eu também cometi esse erro, eu comprei essa minha máquina de espresso sem nem ter moedor, passei mais de um ano tentando fazer um espresso decente e não entendia pq falhava.

    @soul105, pelo que sei, o mimoso consegue sim moer a contento para espresso, é só paciência pra calibrar. E por falar em calibrar, eu também sofria muito sempre que tirava o 1º espresso... o 2º espresso saía legal, mas o primeiro não, depois de um tempo fui perceber o motivo:

    Eu usava o moedor (breville) para todos os métodos, minha esposa gosta muito de V60, mas todo dia depois do almoço eu sempre gostei de tomar um espresso, então o erro era que como o moedor retém muito pó, sempre ficava um restinho do outro método. Eu moía grosso para V60, quando eu ia fazer o espresso, sempre caía primeiro no cachimbo um restinho que estava retido do V60, isso era um desastre, quando eu tirava o 2º espresso já tava tudo certinho. Então pra quem usa moedor elétrico pra vários métodos é bom ter um "grão de sacrifício" pra fazer a transição do nível de moagem, pq fica muito pó por dentro do moedor. Pra quem usa moedor manual isso não é um problema sério pq a retenção é bem menor.

     

    Quanto a crema vamos a alguns fatores que contribuem (na minha concepção):

    1 - Torras mais escuras tendem a produzir mais crema (como o @Henrique - RJ falou);

    2 - Torras frescas também produzem mais crema (como eu torro meus próprios grãos, sempre tenho café torras bem recentes);

    3 - Quanto mais bem compactado o bolo, maior chance de produzir crema, por causa da dificuldade em passar a água pelo pó;

    4 - Filtros não pressurizados tendem a produzir mais crema que os pressurizados (nos vídeos eu usei o filtro que despressurizei com uma micro retífica).

    • Curtir 4
  11. 12 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

    Para espresso essa torra me parece bem escura.

    Vai ver que é por isso que consegue espumar bastante o espresso.

    Então, @Henrique - RJ, alguns fatores interessantes pra você conhecer se uma torra está escura são sinais do 2º Crack (crateras na face lisa do grão) e óleo saindo dos grãos. Na imagem, apesar da limitação de quantidade dos grãos, nenhum desses 2 sinais aparecem. Mas também está longe de ser uma torra clara, pois esse grão na torra mais clara tem um gosto muito vegetal, então eu prefiro dar uma queimadinha a mais.

    O fato é que como era um teste, eu não usei minhas melhores torras, outro detalhe, beleza não significa qualidade, eu prefiro que um café fique com pouca crema e fique muito saboroso do que um café cheio de crema, porém sem complexidade.

    Abraço.

    • Curtir 2
  12. 25 minutos atrás, alefmm disse:

    Onde compra este moedor e qual o valor? Estava pensando num mais prático como o Hamilton Beach que tem ajuste de tamanho e é compacto.

    Se puder indicar outro funcional, compacto e barato agradeço.

     

    Aproveitando, o pilador é de qual diâmetro e qual a média de preço? Este cachimbo é idêntico dos modelos mais simples.

    Esse moedor é o Bravo Mini do Gilberto, deve está na casa dos 1.300,00 reais. Olha só, o que percebo é que a gente coloca muito mais importância na máquina do que no moedor, sendo que é o contrário, para espresso, o moedor é peça chave.

    Quanto aos moedores que eu indico para espresso:

    1 - Evitaria comprar qualquer um de lâmina (que parece um liquidificador), pq ele não mói com a ajusta de granulometria, ele tritura o grão e isso não permite um ajuste correto, vai ser na sorte.

    2 - O quanto mais você puder investir num moedor melhor, mas como você já disse que queria um barato, eu iria de Hario Mini ou Mimoso, sabendo sempre das limitações deles (ajustes etc, apesar de que tem uma galera que deixar o moedor tunado), e se você quisesse economizar muito mesmo, aí eu pegaria uma réplica do porlex, que deve custar uns 70 conto e na medida do possível permitir um espresso mediano.

     

    O tamper é de 51mm, eu comprei com o JC tampers, acho q foi uns 120 conto na época. O cachimbo é idêntico a esses modelos que citei no vídeo.

    • Curtir 3
  13. Sim, Henrique, eu mesmo torro meus cafés, esse grão aí é um bourbon amarelo (não é um café de excelente qualidade, é da fazenda Pagliaroni, comprei pelo mercado livre) e fiz uma torra média para espresso. Para coados eu faço torras mais claras, para espresso eu deixo a torra se desenvolver um pouco mais.

    90b5c41d9efbddf67045636c31678753.jpg


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

    • Curtir 2
  14. Pessoal, não sou bom com edição de vídeo, então foi com o objetivo de explicar mesmo essa questão de tirar o espresso nessas máquinas de entrada (philco, mondial, prima latte) pois até então pelo que sei o mecanismo de todas é basicamente o mesmo. Eu não consegui fazer tudo em um vídeo só, e não sei juntar, quem souber me avisa que eu junto tudo.

    Segue os links do youtube:

    Parte 1:

     

    Parte 2:

     

    Parte 3:

     

    Parte 4: 

     

     

    • Curtir 3
    • Agradeço 1
  15. Em 26/06/2018 at 14:56, soul105 disse:

    @felipeklug pro dia a dia eu curto muito os cafés Seleção do Mário. Procure aqui no fórum que tem um tópico só dele, você vai comprar direto do produtor café de qualidade a um preço bem bacana e honesto.

    @tencelcal vou tentar afinar o pó e tentar ajustar proporcionamente a compactação para evitar a formação de piscina no filtro após extração. Notei que se eu tirar uma dose sem pó, somente o filtro vazio, ainda fica agua no meu filtro despressurizado, acontece isso com mais alguém?

    Já pensou em doar parte do seu tempo e gravar um vídeo detalhando a extração pra gente @tencelcal? Seria legal pra caramba!

    Estou editando o vídeo, fiz 2 extrações, uma mostrando a piscina, e a outra sem a piscina, ficou um pouco longo pq quis demonstrar desde o início como faço. Se não conseguir editar e publicar hoje, no mais tardar vai está disponível.

    • Curtir 1
×
×
  • Criar Novo...